Navegação

    • Cadastrar
    • Login
    • Pesquisar
    • Popular
    • Pesquisar
    1. Home
    2. Ramses Saccol de Almeida
    3. Melhor

    Ramses Saccol de Almeida (@Ramses Saccol de Almeida)

    408
    Reputação
    391
    Posts
    3493
    Visualizações de perfil
    11
    Seguidores
    0
    Seguindo
    • Perfil
    • Seguindo
    • Seguidores
    • Tópicos
    • Posts
    • Melhor
    • Grupos

    Information about Ramses Saccol de Almeida

    Cadastrou
    Última vez Online

    Melhores posts de Ramses Saccol de Almeida

    • Sobre: "houve muita conversa sobre Ferramentas e pouco sobre Teste"

      @marioramos18, acredito que o nível que queira chegar de discussão seja uma coisa mais “conceitual” e menos “ferramental”. Ok, entendo. Mas sobre o feedback que passou do evento, é preciso ter em mente que foi feito de profissionais da área para profissionais da área. O dia a dia de um profissional não deixa muito espaço para ser somente conceitual (ou usar mais o seu tempo para isso.) . Esses profissionais usam seu tempo para ver/testar/usar/divulgar mais como conseguem resolver os desafios do dia a dia do que trazer algo mais conceitual. E não tem nada de errado nisso. Nem um pouco. Só acho que ficar frustrado com a % de conceitual vs ferramental , em um evento totalmente que é vísivel montado para conversas sobre o dia a dia de um profissional da área (um dos focos é a troca de conhecimento com o outro…), é meio que se decepcionar com um filme , de fatos reais, esperando que tenha um desfecho diferente.
      Veja bem, acho o seu feedback válido. Eu acho que é preciso ter em mente que esse tipo de conversa, conceitual, é uma coisa que podia ser “puxada” pela parte Acadêmica (pelo menos na minha visão, claro…).
      Acho que lá poderia acontecer eventos onde até teriam capacidade de explorar mais tópicos como o que sentiu falta.
      Sobre o ATC, ele mesmo falou do que se trata:

      O ATC - Agile Testers Conference é um evento sem fins lucrativos cujo principal objetivo é promover a troca de experiências entre os profissionais de Teste de Software e Qualidade do Brasil.

      PS: Nesse tempo que trabalho com testes, já vi algumas pessoas tentarem fazer eventos mais conceituais, e não acontecerem por falta de quórum (Complicado né?). Talvez é algo a refletir sobre a nossa área. Será que na estrutura da engenharia de software, não estamos estacionados na evolução “das coisas”?

      postado em Off Topic
    • A crise e o fim do QA?

      Isso é um assunto chato de conversar, mas a questão é sempre aquele papo: Fim do QA, do modo que conhecemos atualmente. Estamos “aos poucos” inserindo isso em outras funções para não ser uma função específica. Afinal, como a gente mesmo fala, isso não é responsabilidade de um, é de todos envolvidos.
      Aqui no brasil , na minha visão, acho mais complicado esse assunto, pois tem duas coisas que acredito que “ferram” mais ainda trabalhar com qualidade: Orçamento e Arrogancia.

      1. Se uma crise é “declarada” no brasil, cortes são feitos de várias maneiras (não que sejam cortes inteligentes, mas não vou entrar no detalhe…) e daí pesa a questão dentro de um time: Quem realmente cria? Vale a pena “demitir um dev/dba/sysadm” para manter o orçamento ou podemos pegar alguns “cargos que criam menos” (está em aspas pois sabemos que não é bem assim…)?? Então, como a decisão (desse tipo de questão) não é do time, mas dos administradores, sabemos o que acontece… (sad but true)

      2. Sobre a arrogancia, existe muita gente (mas muita gente mesmo) que acha o cargo de QA como “divino”, que é “detentor da qualidade”, que precisa cuidar da qualidade do sistema ao máximo, que esquece que não é nada disso. Que é mais um ser humano, trabalhando com desenvolvimento de software. Daí na hora de negociarem/serem entrevistados/whatever se acham na posição de se colocar em “modo divino” e se achar a coisa mais importante no projeto. Agora imagina alguém do setor de RH negociando com , não uma, mas várias pessoas assim… Ou um gerente lidando com isso? …É fogo…

      *Ps: Aqui no RS AINDA não teve uma baixa das vagas…Mas a procura começa mais por abril, pois algumas empresas fecham contratos, orçamentos e etc…"

      postado em Geral
    • Mobile Testing - Dicas para refletir

      Uma coisa que anda causando um “auê” de uns anos para cá seria como testar tecnologias móveis. Desde a entrada comercial do iphone uma avalanche de oportunidades, apps, idéias, etc etc surgiram… E nisso entra “Como testar apps em dispositivos móveis?”.

      Vendo isso (E já sofrido com essa dúvida), irei deixar algumas dicas de como fiz (e ando fazendo) para garantir a qualidade em apps moveis.

      Segue pontos em que tomo cuidado em sempre ver. Muita coisa pode se misturar com o dia a dia em termos de teste, mas é assim mesmo. Minha experência é metade em times ágeis e o restante em modo waterfall.

      1) Propósito/Objetivo: Parece engraçado começar com algo tão “banal” mas essa visibilidade é importante. Conforme o produto vai sendo elaborado e depois dando “cria” as coisas podem ficar meio fora do controle. Tenha em mente do que o app pode fazer e o que ele não pode fazer. Quando se está trabalhando em equipe, e por ventura, receba muito ruído externo, é importante estar bem alinhando com o objetivo do app. Mudanças ocorrem e elas devem ser feitas/aceitas pela equipe ou não.
      Se o app foi recebido já pronto para homologação, sem que tenha participado do processo de desenvolvimento, ainda assim se preocupe com esse item.

      2) Ambiente e dispositivos: Eu sei, eu sei…item delicado, mas é importante ver isso no inicio. Se vai adquirir aparelhos, se pode utilizar serviços na nuvem, se vai tentar a sorte e não testar nada (brinks, hehehe). E um mundo ideal se teriam todos os aparelhos de todas as marcas e tudo seria maravilha. Imagina o tempo para fazer tudo isso? Irreal!. Planeje junto com a equipe, como abordar para o app. Valide o marketshare do seu pais, analise as vendas de black friday, converse com outros profissionais…Junte dados para ter uma decisão consistente e um ambiente que a equipe possa criar e gerar sua manutenção.
      Caso esteja no modo waterfall e já possua uma infra e aparelhos para os testes, verifique se o que tem contempla para a qualidade do app. Caso precise adquirir, ou “pedir emprestado” verifique a disponibilidade. Deixe claro da capacidade do seu setor e veja se não consegue uma “parceria” para aquisição/emprestimo de aparelhos e/ou ambiente. Isso pode ser extremamente útil.

      Sobre os aparelhos: Isso pode ser muito custoso para um projeto. Por isso, se o nível de segurança da sua empresa permite virtualização, aposte nisso. Existe bons serviços:

      http://xamarin.com/test-cloud
      
      http://www.perfectomobile.com/
      
      https://saucelabs.com/mobile/
      

      3) Automaçao: Yeap. Você leu perfeitamente. No projeto veja tudo que pode (e que entraga valor) para automatizar e faça. Isso ajuda nos próximos sprints e mantem bastante a qualidade do que está sendo feito. Entregas com mais qualidade resultam em menos problemas nas “stores da vida”.

      Caso não possua tempo, pergunte se no momento do desenvolvimento houve alguma automação. Peça alguma evidência dos testes. Caso não tenha nenhuma, alinhe com o responsável sobre ter isso no projeto e como pode ser útil para futura manutenções e “garantias de qualidade”

      Sobre automação: Existem algumas opções pagas e open source. Atualmente estou vendo uma solução paga. Se chama Rational TestWorkbench (mobile edition).
      Opinião pessoal: Gosto muito das ferramentas open source pela facilidade de modificar algo no “core” se necessário. As que já usei e tem um bom ganho eu automação

      	- Calabash iOS/Android: http://calaba.sh/
      	- Appium: http://appium.io/
      	- Selendroid: http://selendroid.io/
      	- iOS driver : http://ios-driver.github.io/ios-driver/
      
      	Alguns pagos que "ajudaram"
      		Squish: http://www.froglogic.com/squish/gui-testing/
      		RTW: http://www-03.ibm.com/software/products/pt/rtw
      

      4) Integração: Nunca, mas nunca esqueça desse cara. Sério, nunca esqueça do ambiente integrado. Isso pode ser o sucesso ou o fracasso do app.

      5)Interface: Importante ter alguém na equipe que enteda de UX ou arquitetura da informação. Estamos em um momento que “menos é mais”. Quanto menos o usuário tiver que movimentar para achar algo, melhor para ele (e mais trabalho para a equipe).

      Eu gosto muito de visitar esse site para refletir e ter idéias…

      	http://www.pttrns.com/
      

      Ajuda a ter idéias sobre padrões… 🙂

      6) Explore: estória entregue? Hora de “navegar” sobre ela. Não tenha medo e usar e abusar. Só lembre do primeiro item.

      Se está em um modo mais tradicional, não gaste muito tempo criando os casos sem colocar a mão no app ou um protótipo. Mas só por documentação pode ser perda de tempo. Na minha opinião, é preciso ver e utilizar o app para ter uma noção de como validar a qualidade do mesmo.

      Bom isso foram dicas para ter um “guia” na parte de mobile testing. Espero futuramente pegar esses itens e detalhar melhor…

      7fWBVbw.png

      postado em Artigos e Tutoriais
    • Learn Git Branching

      Copy/Paste maroto aqui:

      Bem-vindo ao Learn Git Branching!
      
      Este aplicativo foi desenvolvido para ajudar os iniciantes a aprender os poderosos conceitos por trás do branching com o git. Esperamos que você goste deste aplicativo e talvez até aprenda alguma coisa!
      

      Learn Git Branching

      postado em Artigos e Tutoriais
    • Code school : FREE WEEKEND

      Todos os cursos disponíveis no período de 18 a 20…
      Segue link:
      https://www.codeschool.com/free-weekend

      postado em Geral
    • Awesome test conference videos

      Olá galera.

      Criei um repositório no github com palestras relacionadas a testes. A grande maioria está em en-us, mas tem umas pt-br. Caso conheça alguma palestra ou video sobre a assunto, só fazer um pull request no repositório. (Caso não tenha afinidade com o github, só abrir uma issue lá e informar o nome da palestra e link)

      Segue o link:
      https://github.com/rsaccoll/awesome-test-conference-videos

      postado em Artigos e Tutoriais
    • Plano ou planejamento em projeto ágil?

      @Bruno-Fernandes +100 Respect
      My respect to you

      postado em Artigos e Tutoriais
    • Teste de acessibilidade mobile (automação)

      É quando falou em “acessibilidade”, minha cabeça foi para pessoas que precisam ativar mais comando de vozes…não sobre responsividade dos elementos e etc… (acho que EU que estou fazendo a confusão…)

      Mas assim:
      1)Parte técnica:
      Tem gente que usa os teste unitários para rodar esse tipo de coisa. Vulgo ios-snapshot-test-case
      Ele faz umas screen e tem parte de diff (procura no próprio github que tem uns exemplos legais…)

      O linkedin tem no repositório deles uma questão de “Layout Testing”…Layout Testing
      Parece que em um ponto tem um “Accessibility sanity check” que pode te ajudar.
      Ps: Em ambas dicas, eu não tenho muita experiência. São coisas que encontrei, testei uma ou das vezes mas não coloquei “em produção” digamos assim. Mas tenho relatos de com uso…

      2)Parte “filosófica”
      Olha, eu conheço desenvolvedores que fazem teste unitário nas views (ou view-model) e isso já garanto uma boa cobertura para eu não me preocupar de elemento sumindo da tela…

      Como tu falou que a funcionalidade já está em “check”, talvez seja mais uma coisa de tirar um print e dar uma olhada “na mão grande”… Afinal a funcionalidade já foi validada…
      Na minha opinião eu prefiro deixar em unit (se dá…)
      E usar algo assim Fastlane-snapshot-iOS ou Spoon-Android para esse tipo de coisa.

      Mas se realmente é preciso algo automatizado e bla bla bla…Tem uma lib para testes com KIF : Lela

      Spoiler Alert: tirando o fastlane e Spoon, as opções dadas não são de fácil configuração…ehehhehe

      Ps: Sobre ficar olhando prints, esqueci de comentar esse: applitools

      postado em Geral
    • Awesome Pentest

      Para quem gosta de mexer com segurança e afins (ou tem curiosidade e bla bla bla…)

      Segue um repositório com uma chuva de links para pesquisa…
      awesome-pentest

      postado em Geral
    • BDD is not about testing

      Treta: ON
      E BSTQB por acaso sabe de alguma coisa? huehuehue…
      Treta : OFF

      “Testers writing hudreds of “BDD’s””
      Já essa frase magoa muita gente…
      Ótimo texto…
      Ps: Em um dos slides eu vi que o “swift” suporte o CAT?? Really?? 😲

      postado em Artigos e Tutoriais
    • Tester Automação

      O que seria “Selenium - Japa” ?

      postado em Vagas
    • Erro ao executar comando adb | grep via Java

      Grep é um comando unix, então ele deve estar se perdendo quando está tentando rodar com o process (e runtime).
      Tu por acaso está usando algo assim:

      p = Runtime.getRuntime().exec(command);

      ???

      ps: Acho que o pipeline está te ferrando, dá uma olhada nesse link:
      StackOverFlow

      postado em Geral
    • A Tableflip Guide: Transitioning from Tester to Developer

      Estava dando uma navegada por ai, e achei esse artigo no Medium…

      https://medium.com/@marlenac/a-tableflip-guide-transitioning-from-tester-to-developer-f09f3c79f25a

      E então, o que acham da visão dela?

      postado em Geral
    • #desafioAgileTesters2016

      @Aline-Zanin , ó: Dicas para automação mobile.

      Desafio:

      • @Gabriel-Oliveira : Falar sobre agile testing no mundo corporativo
      • @Oscar-Correia : Certificações na área de testes: Ganho ou desperdício?
      postado em Geral
    • [FREE] 6 Meses de acesso ao PluralSight

      Ae galerinha. Para que anda pensando em dar um up no currículo, segue uma boa oportunidade…

      https://medium.com/@jeffersoncn/ganhe-6-meses-de-acesso-ao-pluralsight-maior-plataforma-de-treinamento-online-dd2b1c9a22b9#.mc4140fqb

      Ps: Já fiz o meu e tem muita coisa.

      postado em Treinamento e Eventos
    • Sobre Testadores de Gaveta

      @josenildoamorim disse em Sobre Testadores de Gaveta:

      #somosTodosMarceneiros hahaha

      eu quero ver a gaveta abrir e fechar sozinha e ainda me contar porque ela não fechou, por favor !

      #somoTodosMarceneiros… Melhor hashtag …aeuhaueuaeaeu

      postado em Artigos e Tutoriais
    • O que você quer dizer com "Pensar fora da caixa?"

      Eu realmente gosto de algumas barreias que tentam ser quebradas, mas uma vez ou outra sempre tem um colocando tijolo para manter isso…

      Bem, eu realmente não iria comentar nada, mas já que se fomentou um debate, vamos lá…

      1. Pensar fora da caixa : Pelo tempo e experiencia que tenho na área, a maioria das vezes eu ouço ou leio isso, é mais brincadeira do que dito como sério. Faz, pelo menos, uns 3 anos que não vejo alguém palestrar isso levando a sério. Está mais para um “plot” que alguém usa para resolver algo. Não me recordo de ninguém falando isso de modo sério, teria algum exemplo? Ia ser legal…

      2. …“Comumente, ela costuma ser atribuída a Testadores…” : Olha, de tempos em tempos, vejo gente de UX com esse pensamento, já alguns agilecoachs…Líderes…Políticos… Não entendi por que é tão comumente com a de testadores. Acho que ela está mais ligada a criação do que validação…Minha opinião… Tem alguma base nesse tipo de “semi afirmação”?

      3. …para encontrar esses problemas é preciso alguém com uma maior distância crítica e isso está disponível na mentalidade de um Testador… : Esse trecho que fez pensar que eu posso chamar qualquer outro profissional para essa ajuda. Certo né? Então, essa comparação de “distancia critica” vs “pensar fora da caixa”, voce tem algo em termos de comparativo? Existe um motivo para ter essa comparação?
        Não consegui achar nada no texto para ter essa fundamentação…

      4. …título “5 passos para pensar fora da caixa”,… : Tem esse artigo? Fiquei interessado… Pois pode ser apenas um título chamariz… (voce mesmo já o fez em assuntos no seu blog… (aka: Cuidado ! Caso de teste pode levá-lo a cegueira)…

      5. …pensar fora da caixa implicava dominar uma complexidade que não se deixaria nunca reduzir em 5 passos… : Ei, se for ficar lendo tudo que se pode fazer em passos… Eu seria um dev full stack com o “…for dummies” apenas…ehhehehe. Isso é mais voltado em vendas, tem tanta influencia assim em testes?

      Mas no final de contas, não captei a essencia que quis mostrar no texto. Existe uma “ode” ao testador, sobre distancia critica e “pensar fora da caixa” (que nada mais é pensar sem as amarras tradicionais)… Então não captei mesmo a complexidade disso.

      Se puder falar mais…Ou agregar mais assunto ao texto… Pois como falei, não captei a essencia do assunto…

      Ps: Esse termo não foi criação derivado de um treino na disney, onde o instrutor pediu para ligar os pontos com um lapis sem tirar o lápis de cima do papel?

      postado em Artigos e Tutoriais
    • iniciante no mundo de testes

      Opa, seja bem vindo @yagomarques
      Esse tipo de decisão é preciso ter carater e força de vontade para seguir. Antes de tudo boa sorte e não desanima com as dificuldades que irá encontrar, isso só ajuda e amadurece nossas decisões.

      Sobre automação de mobile, é mentira, eu não sei nada…pergunta pro stackoverflow…(auehahueuaeuhahue). Brincadeira, se tiver alguma dificuldade com processos para testar app mobiles, ou automação, sinta-se motivado a perguntar por aqui.

      Sobre mobile o que consigo te passar é:

      1. Não queria automatizar tudo de UI, não vale o esforço de criar, manter e executar. Pense sabiamente o que vale e o que não vale.
      2. Se os devs são boas pessoas, insira a cultura de unit test… Para o mundo mobile, isso reduz godzillas de testes da tua mão e te deixa mais livre para fazer coisas “menos pensadas” nas sprints…
      3. Aprenda coisas sobre serviços (Rest, Json, bla bla bla)…Isso pode te tirar de muitos problemas…
      4. Onde rodar a sua automação: Cuidado com a armadilha de que serviços na nuvem são mais baratos. Dependendo não

      Boa sorte nessa empreitada.

      postado em Geral
    • Webinar Setembro - Continuous Testing: The key to increasing delivery speed and quality in your DevOps pipeline

      Opa que show…Vai ser quando mesmo? Pode me manter informado?
      uhahheheehueehueee

      Sério, show de bola…

      postado em Treinamento e Eventos
    • Ferramenta de gerenciamento de teste

      Cara, o getbug me parece ser um testlink “na nuvem”…e eita pohha…tá caro pelo que oferece…

      postado em Geral