@karinap01 quando precisei fazer esse tipo de coisa, acessei o banco do mantis e coloquei em um Excel com os gráficos que eu precisava.

Rafael Chiavegatto (@Rafael Chiavegatto)
Information about Rafael Chiavegatto
About me
Analista de testes na FPF tech, possui mais de 7 anos de experiência em testes. Conhecimento em metodologias ágeis, automatização de testes, agile testing e da cultura DevOps.
Posts feitos por Rafael Chiavegatto
-
-
Tenho usado o https://github.com/mjeanroy/dbunit-plus, coloco dentro de um(vários) .yml os dados que preciso para deixar a base no estado que preciso para testar. Isso em projetos java, em projetos python com django faço loaddata
-
Primeiro passo deveria entender o que leva mais tempo para testar e o que geraria mais valor se tivesse automatizado, feito isso, poderia escolher um framework para automatizar os testes, e fazer uma estimativa de tempo, com isso em mãos e colocar a mão na massa e com o passar o tempo vai ficando cada vez mais rápido automatizar os testes, visto que utilizando page objects fica mais fácil a reutilização do que já foi implementado.
-
Minha opinião sobre isso, hoje automação de testes não deveria ser apenas da pessoa que tem o papel de (Tester, QA, Analista de Testes), automação de testes deveria está no critério de aceitação para entregar algo, ser o time e não apenas de uma pessoa. como disse o @Ramses-Saccol-de-Almeida. Todos os projetos que automatizei em tivemos ganho muito grande na confiança em refatorar algo, ou desenvolver novas funcionalidades. Nunca cheguei a fazer um plano ou criar um framework para automatizar testes, se eu olhar o código que eu fazia a 4 anos atrás eu tenho até vergonha de dizer que é meu :). Não curto isso de fazer plano para automatizar testes, plano da a sensação que é uma receita de como fazer, mas na verdade todo projeto é um projeto então não tem como ter uma receita de como fazer algo. O que está colocando como passo 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 parece mais um cronograma de como sair do zero e ter algo automatizado, e quais passos você teria que fazer para ter alguma coisa automatizada.
-
Thiago sem querer intrometer na forma que você trabalha, e sendo o advogado do diabo, é realmente necessário ter um plano para automatizar testes?
-
@Adi quando se fala aplicação desktop é algo bem genérico, por exemplo hoje trabalho em um projeto que uma parte dele roda em raspberry com uma aplicação com java swing, utilizei o AssertJ Swing, mas se fosse uma aplicação que utiliza o windows forms, não teria como automatizar utilizando essa ferramenta. Uma ferramenta que o @bruwesley citou o Sikuli, consegue resolver esses problemas, mas é orientada a imagem é necessário utilizar similaridade para que os testes não quebrem em outras máquinas, outras resoluções.