A "arte de desenvolver testes"

Topic created · 15 Posts · 13691 Visualizações
  • @eduardo-Souza Valeu Du 🙂 . Como você disse, basta vontade. Você mais que ninguém sabe o quanto eu lutei contra, e, baixar o orgulho e o ego e pedir ajuda e pedir para alguém ensinar é algo que não está em todo ser humano. Tamo junto! E valeu!

  • @thiagompereira said:

    baixar o orgulho e o ego e pedir ajuda e pedir para alguém ensinar é algo que não está em todo ser humano

    HEhehe eu que o diga…

    Bom post… tem que sempre começar por algum lugar.

    Eu comecei direto com selenium 1 + java pq o selenium IDE na época o suporte dele era horrível, mas hoje parece que a coisa melhorou um pouco. A tendência agora é para uma linguagem mais orgânica e o BDD toma conta disso…

    []s!

  • Falaaaa @thiagompereira, bacana o texto cara, ta ajudando a deixar claro os passos que todos nós que começamos com automação passamos.
    As minhas dúvidas e os aprendizados com o desenvolvimento de testes ainda não chegaram nem perto de acabar, mas pra facilitar nesse passo de transição, eu e o Robson aqui na Lw, criamos um projeto exemplo, usando selenium_webdriver/rSpec, no Ruby. Da pra baixar e rodas os exemplos, “https://github.com/robsonagapito/rspec_selenium_webdriver”, depois é só exportar as funções do IDE pra dentro do padrão.
    Valeu cara, a cada fase que avançamos precisamos sempre da ajuda de pessoas que compartilhem suas experiências.

  • @Diego-Alves Boa meu velho!!! Acredito que apenas a vontade pelo novo pode abrir portas, porém, quando a vontade vem com um ar de pressão nada dá certo! Ai o bolo desanda!!!

  • Parabéns Thiagompereira pela mentalidade, por ter tido iniciativa e sair da zona de conforto para explorar uma nova perspectiva.

    Gostei de saber que você já está tendo contato com o Capaybara pois ele faz um uso muito superior do selenium-webdriver pois ele já possui waits implícitos que tornam o desenvolvimento muito mais focado no comportamento e menos carregado de codigo repetitivo.

    Como próximos passos sugiro o estudo de:

    • Conceito de page objects
    • O que é BDD - (BDD não é teste nem automação) The RSpec book é o melhor pra ensinar isso
    • Melhorar os conhecimentos relativos a programação (refatoração etc)

    Passei por um caminho muito semelhante. E após estudar técnicas que antes eu pensava serem de testes TDD < BDD < Specification by Example eu mudei totalmente minha visão e hoje me considero um Developer com foco em qualidade e acho desnecessário a separação de roles como Q.A. e Dev. Siga aprendendo, parabéns!

  • @Juraci-Vieira valeu pelo feedback. Eu acredito que tudo tem uma evolução, talvez essa evolução acaba cegando algumas pessoas e essas pessoas criam fantasmas para afugentar outras pessoas entende. No meu caso, nunca estive em zona de conforto, por exemplo, sou perito em banco de dados e conheço um pouco de SAP, analiso logs, defino estratégias e resolvi dar uma chance para a tão sonhada automação =). Para mim, é só mais um skill pro meu cv. Obrigado pelas dicas sobre capybara, ta sendo muito gostoso trabalhar e estudar sobre, aproveitar que tem você para tirar algumas dúvidas ;). Um abraço.

  • Vou ficar feliz em ajudar, inclusive eu desenvolvo e mantenho essa gem chamada swamp https://github.com/Juraci/swamp que escaneia uma página alvo e gera os page objects em Capybara de forma automática acelerando muito a criação dos mesmos.

  • @Juraci-Vieira Vou colocar o link da sua GEM no artigo de “canivete suiço de teste” : )

  • Muito bom maninho!!! muito feliz com o seu progresso!!! parabens pelo post, ficou show!!

  • @Éden-Pereira valeu meu irmão 🙂 … Espero que tenha agregado.