A "arte de desenvolver testes"

Topic created · 15 Posts · 13685 Visualizações
  • @Leandro-Santos O Selenium IDE é muito bom mas tem suas limitações, embora você possa progredir bastante com os plugins:
    http://docs.seleniumhq.org/projects/ide/plugins.jsp

• Parabéns Biro, pela força de vontade de persistência!
    Eu tenho muito orgulho de você!

Você é um exemplo de que é possível aprender qualquer coisa quando estamos dispostos.
    Não significa que é fácil, significa que é possível!

As dificuldades nós mesmos quem as criamos quando não estamos interessados em aprender algo novo.
    São inúmeras as iniciativas em ensinar automação (do básico ao avançado), mas por mais que elas existam nunca vamos conseguir progredir se não existir VONTADE.

Abraços,
    Eduardo Souza

• @Leandro-Santos

Leandro, o desapego eu acredito ser algo natural, eu tive uma evolução muito boa no IDE, mas tem uma hora que temos que ficar virando do avesso para conseguir algo que no webdriver eu faria de forma mais tranquila. Outro detalhe é que os devs não usam IDE e sabem de lógica =). A documentação é bem ampla e de fácil aprendizado. Qualquer coisa me manda email pra poder tirar alguma dúvida para eu esclarecer melhor.

• @eduardo-Souza Valeu Du 🙂 . Como você disse, basta vontade. Você mais que ninguém sabe o quanto eu lutei contra, e, baixar o orgulho e o ego e pedir ajuda e pedir para alguém ensinar é algo que não está em todo ser humano. Tamo junto! E valeu!

• @thiagompereira said:

baixar o orgulho e o ego e pedir ajuda e pedir para alguém ensinar é algo que não está em todo ser humano

HEhehe eu que o diga…

Bom post… tem que sempre começar por algum lugar.

Eu comecei direto com selenium 1 + java pq o selenium IDE na época o suporte dele era horrível, mas hoje parece que a coisa melhorou um pouco. A tendência agora é para uma linguagem mais orgânica e o BDD toma conta disso…

[]s!

• Falaaaa @thiagompereira, bacana o texto cara, ta ajudando a deixar claro os passos que todos nós que começamos com automação passamos.
    As minhas dúvidas e os aprendizados com o desenvolvimento de testes ainda não chegaram nem perto de acabar, mas pra facilitar nesse passo de transição, eu e o Robson aqui na Lw, criamos um projeto exemplo, usando selenium_webdriver/rSpec, no Ruby. Da pra baixar e rodas os exemplos, “https://github.com/robsonagapito/rspec_selenium_webdriver”, depois é só exportar as funções do IDE pra dentro do padrão.
    Valeu cara, a cada fase que avançamos precisamos sempre da ajuda de pessoas que compartilhem suas experiências.

• @Diego-Alves Boa meu velho!!! Acredito que apenas a vontade pelo novo pode abrir portas, porém, quando a vontade vem com um ar de pressão nada dá certo! Ai o bolo desanda!!!

• Parabéns Thiagompereira pela mentalidade, por ter tido iniciativa e sair da zona de conforto para explorar uma nova perspectiva.

Gostei de saber que você já está tendo contato com o Capaybara pois ele faz um uso muito superior do selenium-webdriver pois ele já possui waits implícitos que tornam o desenvolvimento muito mais focado no comportamento e menos carregado de codigo repetitivo.

Como próximos passos sugiro o estudo de:

• Conceito de page objects
    • O que é BDD - (BDD não é teste nem automação) The RSpec book é o melhor pra ensinar isso
    • Melhorar os conhecimentos relativos a programação (refatoração etc)

Passei por um caminho muito semelhante. E após estudar técnicas que antes eu pensava serem de testes TDD < BDD < Specification by Example eu mudei totalmente minha visão e hoje me considero um Developer com foco em qualidade e acho desnecessário a separação de roles como Q.A. e Dev. Siga aprendendo, parabéns!

• @Juraci-Vieira valeu pelo feedback. Eu acredito que tudo tem uma evolução, talvez essa evolução acaba cegando algumas pessoas e essas pessoas criam fantasmas para afugentar outras pessoas entende. No meu caso, nunca estive em zona de conforto, por exemplo, sou perito em banco de dados e conheço um pouco de SAP, analiso logs, defino estratégias e resolvi dar uma chance para a tão sonhada automação =). Para mim, é só mais um skill pro meu cv. Obrigado pelas dicas sobre capybara, ta sendo muito gostoso trabalhar e estudar sobre, aproveitar que tem você para tirar algumas dúvidas ;). Um abraço.

• Vou ficar feliz em ajudar, inclusive eu desenvolvo e mantenho essa gem chamada swamp https://github.com/Juraci/swamp que escaneia uma página alvo e gera os page objects em Capybara de forma automática acelerando muito a criação dos mesmos.

• @Juraci-Vieira Vou colocar o link da sua GEM no artigo de “canivete suiço de teste” : )

• Muito bom maninho!!! muito feliz com o seu progresso!!! parabens pelo post, ficou show!!

• @Éden-Pereira valeu meu irmão 🙂 … Espero que tenha agregado.