O forum atual do agile testers está sendo depreciado, ou seja, não é possível criar ou responder a threads no momento. Por favor utilize o novo fórum https://github.com/AgileTesters/forum/issues

A crise e o fim do QA?

Topic created · 35 Posts · 16256 Visualizações
  • @Reinaldo Me perdoe em discordar do seu comentário, mas o problema da maioria das multinacionais é excesso de planejamento e pouca visão do tempo gasto para executar as tarefas/projetos. E se gasta um absurdo de tempo com documentações que no final é “fala com o fulano lá que ele sabe melhor”. E isso não suporta as mudanças enquanto estão tendo as mudanças sobre as diversas áreas.
    Sobre microgerenciamento, eu só tenho a dizer: NAO, NAO, NAO e N A O !..

  • @LeoCarvalho sobre esse piloto que você falou, passei a mesma situação. Quando entrei na empresa (uns 4 anos atrás) não tinha ninguém de testes. Fizemos um piloto com um time e funcionou super bem. Daí todos os times passaram a ter tester. Ano passado com esses cortes de custo a maior parte foi desligada e agora nem todos os times tem tester.

    Uma coisa que eu observo desse cenário é que os desenvolvedores melhoraram bastante nesse espaço de tempo e em alguns times eles são completamente capazes de continuar o bom trabalho que os testers começaram. Conheço vários times que só tem devs e eles são muito bons e desenvolvem com qualidade. Assim como conheço times que não são assim.

    Lembrando que não se pode generalizar.

    Outra realidade que tenho visto (como professora e consultora) é que as empresas estão investindo em treinamentos de Qualidade de Software para os devs ou contratando Consultoria também para ensinar/auxiliar os devs.

  • @Ramses-Saccol-de-Almeida Não sei se é excesso de planejamento, pra me o problema na minha empresa que o planejamento mudava o tempo todo, microgerenciamento é complicado, como falei não estou discordando de a pessoa fazer um processo bom de qualidade! Estava falando com relação aos DEVs querer fazer o trabalho de QA, em todas as empresas que trabalhei nenhum deles queriam fazer esse trabalho, por isso acho meio difícil de um QA perde a sua vaga pra um DEV, mas é claro que todo QA tem que saber programação e ser um bom agente de qualidade no time!
    Mas como a @samantacicilia citou cada empresa tem uma realidade diferente!
    ** Não estou criticando nenhuma empresa, somente são realidades diferentes!

  • +++Fato engraçado que acabei de lembrar+++

    Quando nós começamos a pensar em testes em 2011 e ter pessoas dedicadas a isso, criamos uma visão para esse assunto:

    Visão
    Ser um canal temporário de comunicação e viabilização da melhoria contínua do processo e arquitetura de desenvolvimento de software web dos produtos digitais. No futuro, sermos dispensáveis.

    Desde essa época já pensávamos em ser “dispensáveis”, ou seja, arrumar toda casa e deixar os devs conduzirem o resto :)

  • @Reinaldo “planejamento mudava toda hora” não te parece algo como excesso de planejamento (desgovernado na verdade, “got it”?)?
    Sobre os DEVS não quererem fazer “trabalho de QA”, usando termos bem burocráticos, qual o sentido de o DEV, aumentar o escopo de trabalho sem ganho de tempo para tal aumento??? Galera que trabalha nesse tipo de ambiente, só faz tais tarefas se tiver TEMPO (Ou são forçados a fazer, mas é outro assunto). Se tu tira o microgerenciamento “da jogada” e incentiva a um DEV querer ver mais sobre qualidade, ele vai produzir com mais qualidade (lembrando que ele pode se motivar a participar em lista de teste para ver sobre “processo de qualidade”).
    Sobre DEV tirar vaga de QA, eu falei isso?

  • @Ramses-Saccol-de-Almeida Qual é o assunto do tópico? A crise e o fim do QA? Eu dei meu ponto de vista sobre o assunto e você foi pra outro lado, por isso falei pra vc criar um outro tópico. Concordo como muitas coisas que falou, mas tem muitas coisas que vão de empresa pra empresa, elas trabalham de formas diferentes com tecnologias diferentes.

  • @Reinaldo sobre o post que você falou da entrevista, ok! Apagamos ele.

    Mas os outros posts tem que deixar senão toda thread perde sentido. Essa é a ideia da discussão, colocar os pontos de vista e falar sobre eles.

    A discussão tá bem rica, não vamos deixar os mal entendidos interferirem nisso.

  • @Reinaldo Acredito que isso esteja relacionado à cultura do profissional. Na minha opinião, quando o DEV enxergar valor em desenvolver com qualidade, aí sim ele estará fazendo o papel do QA, desde que o QA tenha o papel de “caçador de bugs”. Agora, quando o QA tem outras atribuições, como citou o @Gabriel-Oliveira, acho que naturalmente a empresa vai querer manter estes profissionais.

  • @Patrícia-Araújo-Gonçalves Sim, esse profissional é um profissional de qualidade!

  • @Reinaldo enquanto continuarmos perpetuando a idéia de que esse perfil de profisssional descrito é “diferenciado”, estamos aceitando que o profissional “normal” (não diferenciado) pode só chegar e fazer o que pedem e ir embora.

    Embora você esteja correto que essa é a realidade perceptível, é errado querer pintar isso como algo que queremos, como comunidade. Esse tipo de profissional não diferenciado sim irá se extinguir e, portanto, não podemos mais aceitar isso como “normal”.

    Temos que subir a barra do que é aceitável. Para isso, por favor, vamos parar de aceitar o que não concordamos. A comunidade agradece :)

  • @Gabriel-Oliveira Entendo seu ponto de vista, mas é a realidade no momento nem todos DEV pensam em Qualidade, o que na verdade era pra ser o correto todos pensar em qualidade! Mas eu conheço muitos DEV bons, não estou julgando os DEVs, em qualquer empresa você vai trabalhar com pessoas boas e pessoas ruins.

  • @Reinaldo Realmente a crise irá chegar tanto para o DEV que não pensa em Qualidade quanto para o QA com o perfil “caçador de bug de layout”. Ambos são profissionais “medianos” e infelizmente vemos aos montes por aí…

    @Gabriel-Oliveira Sim… a comunidade agradece!!! :)

  • @Reinaldo Como eu falei em um talk ano passado… os dev inclusos no “nem todo dev pensa em qualidade” estão fadados a trabalhos enterprise e monkey job de fabrica de teste.

  • Não vejo o fim do papel de QA nos times e sim uma evolução (palavra que substitui muito bem a ‘extinção’) natural do perfil.
    Temos que considerar vários pontos antes de de emitir uma opinião sobre o assunto, por exemplo:

    • O mercado que estamos discutindo está evoluido o suficiente para absorver o perfil de QA?
    • Quem está julgando sabe diferenciar os perfis de QC e QA?
    • Qual a maturidade da empresa e seu processo para que se corte o papel de QA nos times?

    Acredito na evolução de QA para algo como DevQa, QAOps é uma consequência da maturidade adiquirida. Desenvolvedores se aperfeiçoando com os skills de QA, QA se aperfeiçoando com os skills de Dev e assim por diante. Todos responsáveis pela Qualidade.

    Com relação a arrogância isso é uma “qualidade” do profissional, pois existem Dev’s arrogantes, DBA’s arrogantes e QA’s arrogantes, como em qualquer outro papel. Não podemos generalizar.

  • @Rafael.Olivieri Tenho o mesmo pensamento que você Rafael, em muitas empresas a evolução acontece devagar, e em outras bem mais rápido!

    Essa imagem ilustra bem a tendência do mercado, essa foi uma palestra sobre esse assunto.
    [https://www.dropbox.com/s/wctpx4wwyjm37oz/sauce labs.png?dl=0]
    [https://www.dropbox.com/s/ewrkzfbd6qq3v78/agile testing.png?dl=0]

  • @Reinaldo mostra exatamente o momento evolutivo que a equipe em que trabalho está passando. (QA para QAOps ou DevQa)

  • @Leonardo-Galani, concordo com vc Galani, mas já trabalhei em fábrica de software, não vejo que seja tão ruim com relação aos tipos de testes, tínhamos bastantes testes não funcionais, mas o que mata é o processo burocrático e lento, mas a gente estava tentando implementar a metodologia ágil as poucos.

  • ;0)

  • @Leonardo-Galani A palestra deles é de 2011 tem a de 2013 GTAC 2013 Keynote: Evolution from Quality Assurance to Test Engineering:


    Mas a melhor de todas GTAC 2014: I Don’t Test Often … But When I Do, I Test in Production

    Essa última eu dou moral para os caras!

  • último hangout sobre o tema…