O forum atual do agile testers está sendo depreciado, ou seja, não é possível criar ou responder a threads no momento. Por favor utilize o novo fórum https://github.com/AgileTesters/forum/issues

Iniciante em Testes de Software

Topic created · 14 Posts · 86 Visualizações
  • Olá pessoal, esse é meu primeiro tópico aqui e preciso de orientações.
    Estou no meu primeiro emprego, acabei de sair do ensino médio aonde cursei técnico em informática e consegui uma oportunidade para operar como Tester.

Nesse período de trabalho, foi me dado a orientação de pesquisar e estudar os processos de testes, como são e funcionam. Conheci bastante coisa nova, mas não sei dizer se está sendo o suficiente. Pesquiso em sites, blogs e fóruns.

Os testes mais densos são periódicos e também opero como uma intermediaria entre os desenvolvedores e o suporte.

Todos já passaram pela fase de iniciante, gostaria de dicas e como foi o processos de vocês nessa área, aonde vejo um crescimento em todos os sentidos, e também que atividades realizavam quando estão mais tranquilos de atividades.(Ex: Estudo de programação, ou estudo em alguma área da tecnologia)

Obrigada!

• Olá Gabriela,
    Estou na área de testes há um ano e meio, então ainda me considero iniciante rs.
    Bem, primeiro antes de mais nada… Você entrará para o time de automatizadores de teste ou teste manual ?
    Se for ir para a automatização, recomendo aprender lógica de programação, frameworks de teste e linguagens de programação…
    Se for para Teste Manual, aprender a regra de negócio da sua empresa é essencial. Conhecer seu time de desenvolvimento e estar pronto
    para ‘bater’ com eles de frente também é muito importante rs
    Há vários tipos de teste além de sistema, que são muito interessantes também que você pode gostar.

Recomendo os blogs:
    - http://www.aprendendotestar.com.br/automacao.html
    - https://blog.cedrotech.com/5-boas-dicas-para-tornar-se-um-analista-de-teste/
    - https://medium.com/trainingcenter/dicas-para-um-qa-iniciante-como-eu-fc644fe0810b
    - https://www.devmedia.com.br/guia/testes-de-software/34403

Enfim, espero ter ajudado!! XOXOS

• Olá Michele, obrigada por responder.
    No momento estou começando nos testes manuais, mas a área já visa futuramente os testes automáticos.
    Estarei lendo os blogs que me passou!

Obrigada!!

• Boa tarde Gabriela eu já estou a uns 5 anos no teste, atualmente estou indo para a parte de automação. Para vc que está começando, recomendo paciência. Vc falou que está ajudando pessoas de suporte e Programão vc é a ponte, ou seja, vc tem que saber se comunicar e entender os dois lados outra coisa muito importante tem que ter olhar crítico ser curiosa. Se o programador falar que a tela é linda vc tem que olhar e provar que não é linda e que tem imperfeição e q pode ficar melhor. Quando eu entrei para o teste fiz um curso de teste na TI Exames não estou divulgando não tenho relação com ela. Esse curso me ajudou a entender qual a função do teste como se comunicar além de tudo te da base para tirar sua certificação de Teste CTFL que vai valorizar.
    Espero ter ajudado

• Olá Rodrigo! Obrigada pela dica!!

• Recomendo também o blog do Diego Blond, o Perdido no Teste(https://perdidonoteste.wordpress.com).

Além disso, dê uma olhada no meu curso gratúito de introdução aos testes automatizados (caso tenha interesse em aprender automação no futuro) - https://talkingabouttesting.coursify.me/courses/introducao-aos-testes-automatizados

• Olá Walmyr! Obrigada pela dica!

• tbm sou iniciante, pegando o gancho da colega, como vcs geralmente montam o ambiente de testes de vcs? usam docker ou nao? e os cenarios de testes, como sugerem fazer as escritas?

• @gustavoalef boa noite gustavo, não tenho muita esperiencia com docker, achei trabalhoso para configurar, mudei de contrato e não tive mais contato com docker. Hoje os Dev´s ja deixam o ambinte configurando para teste o cuidado que temos que ter é a manipulacao de dados no banco. Eu trabalho em brasilia a maioria aqui estão usundo BDD para gerar documento de requisitos e também teste por ser tratar de equipe que utilizam SCRUM. o BDD foca mais no negocio e penos passo a passo. Esse modelo pode ate te ajudar futuramente fazer implantação de Testes automatizados com cucumber da uma olhada nesses pontos ai vai abrir seu seu conhecimento.

• @Gabriella-Souza um fato importante que você deve se lembrar, você também é da equipe de desenvolvimento, mesmo que nesse momento você faça testes manuais e que se auto intitule tester, você é desenvolvedora, evite colocar essa barreira entre você e seus colegas, além de ser coerente com a tua função também é um facilitador para desempenhar a sua função no grupo.
    Outras pessoas já te deram dicas mais técnicas, então vou citar um dicas que eu acho importantíssimas: saiba trabalhar em grupo, trabalhar em grupo quando você tem que apontar o erro dos processos e das pessoas é uma tarefa onerosa; invista tempo em observar a dinâmica do seu grupo de trabalho para que nos momentos que forem necessários você tenha mais espaço para expressar suas opiniões e que elas sejam acolhidas.

@gustavoalef eu tenho usado docker e estou aprendendo a me beneficiar dos seus benefícios, mas dependendo ter uma servidor/máquina dedicada pode fazer bastante diferença para operações mais complexas ou testes não funcionais. Eu gosto de usar opensource e gnu/linux nos meus ambientes. Sobre os cenários de testes, depende do tempo da tarefa. Eu costumo citar que eu faço o que posso no tempo que me dão, gosto de usar softwares para gerencia dos testes porém com escopos pequenos utilizo doc’s e planilhas, e estou curiosa pra usar bdd mas ainda não tive oportunidade.

• @llfreitas disse em Iniciante em Testes de Software:

@Gabriella-Souza um fato importante que você deve se lembrar, você também é da equipe de desenvolvimento, mesmo que nesse momento você faça testes manuais e que se auto intitule tester, você é desenvolvedora, evite colocar essa barreira entre você e seus colegas, além de ser coerente com a tua função também é um facilitador para desempenhar a sua função no grupo.
    Outras pessoas já te deram dicas mais técnicas, então vou citar um dicas que eu acho importantíssimas: saiba trabalhar em grupo, trabalhar em grupo quando você tem que apontar o erro dos processos e das pessoas é uma tarefa onerosa; invista tempo em observar a dinâmica do seu grupo de trabalho para que nos momentos que forem necessários você tenha mais espaço para expressar suas opiniões e que elas sejam acolhidas.

@gustavoalef eu tenho usado docker e estou aprendendo a me beneficiar dos seus benefícios, mas dependendo ter uma servidor/máquina dedicada pode fazer bastante diferença para operações mais complexas ou testes não funcionais. Eu gosto de usar opensource e gnu/linux nos meus ambientes. Sobre os cenários de testes, depende do tempo da tarefa. Eu costumo citar que eu faço o que posso no tempo que me dão, gosto de usar softwares para gerencia dos testes porém com escopos pequenos utilizo doc’s e planilhas, e estou curiosa pra usar bdd mas ainda não tive oportunidade.

Cara, você vai gostar de BDD, minha produtividade melhorou 100%, ganhei muito tempo, a agente que trabalho em projeto agil "Tempo é dinheiro " e teste sempre fica com prazo apertado quando o dev da mole. Super recomendo BDD.

• @Rodrigo-Eric uma dúvida, você utiliza junto com a área de negocio e com os demais desenvolvedores? poderia dar mais detalhe de como implantou o bdd no seu time?

• @llfreitas Esse contrato é novo tem um ano, o primeiro analiste requisito que entrou ja conhecia o BDD, então ele estudou o sistema do cliente e apresentou o novo modelo de requisitos em BDD, o cliente gostou pq a empresa anterior apresentava muita papelada e o requito em BDD foi rapido de ler e homologar. Então quando eu cheguei na empresa me passaram os roteiros e plano de teste em “Planilha” que era adotado na fáblica em minas onde é a sede, eu falei que não ia fazer esse padrao por estava atrasado e não se enquadrava no negocio atual, e fiz os roteiros os de testes em BDD foram muito elogiado pelo cliete, nunca tinha visto isso. Os dev´s não tem problema entender quando tem problema, tipo falta de informaçao o analista de requisto esta do lado e proto tudo resolvido. todo mundo do contrato do negocio ao dev utiliza.

• @llfreitas Da uma olhada no modelo que fiz hj p um RN, se eu tivesse feito o modo tradicional eu teria colocado no minimo 20 linhas para fazer o passo a passo. O cliente sabe o negocio, não preciso mostrar passo a passo. unica desvantagem, se entrar um analista de teste novo na equipe ele vai precisa de ajuda so isso.

1.1. Cenário 003 – Cadastro despacho

Critério de Aceite: Que ao concluir o cadastro do despacho, a ação “+ Documentos”, apresentada no detalhe do protocolo no SICCAU Serviços, seja suprimida.

Dado que estou no sistema do SICAU corporativo
    E estou na tela de protocolo após o cadastro
    E estou na aba de “Cadastro de Despacho ”
    Quando aciono o botão “Salvar”
    Então O sistema grava os dados do despacho
    E suprimi a ação “+ Documentos” apresentada no detalhe do protocolo no SICCAU Serviços.