Robot framework para teste e2e

Topic created · 5 Posts · 134 Visualizações
  • Olá pessoal, não conheço esse framework mas parece que está ficando cada dia mais popular. Gostaria de saber a opinião de vcs.
    Vcs usariam (ou já usam) robot framework para testes e2e Web? Sim, Não e porquê?
    Seria melhor que usar selenium para um novo projeto iniciado do zero?

• @Karina-Ariga
    É preciso avaliar o contexto a qual está inserida e a complexidade do que será automatizado para saber qual framework escolher, pois fora disso a escolha vai estar bastante enviesada com o gosto pessoal.

Por exemplo:

• Os testes serão paralelizados?
    • Vai ser incluído em integração contínua?
    • É preciso integrar outras camadas, como requests de API no teste?
    • O framework tem bastante suporte da comunidade? (Nº de issues, pull request, questões no stackoverflow, etc)
    • O framework consegue lidar com o framework utilizado no front?
    • Tem conhecimento da linguagem utilizada pelo framework?
    • A equipe atua com a mesma linguagem do framework? (caso você não tenha conhecimento é algo a avaliar)
    • É possível utilizar bom design pattern que garanta fácil manutenção?

O que acho a melhor escolha é você fazer uma prova de conceito, faz uma pequena automação com alguns frameworks pré-selecionados e veja qual melhor atende o novo projeto.

Um bom texto pra ler e te ajudar na escolha:
    Prova de conceito para automação de teste

• @Karina-Ariga , uso o Robot já faz 3 anos e gosto bastante, atende praticamente tudo que precisamos. Temos testes de UI Web, API, banco de dados… é um framework bem completo.
    Ele, na verdade, tem uma library Selenium, onde vc pode usar tudo do framework também.
    Aqui usamos Robot com Python e, quando precisamos de algo que ele não oferece, criamos keywords em python mesmo (mas só precisamos em casos pontuais).
    Ele é Keyword-driven, então os testes são bem legíveis, mesmo sem usar uma camada extra com gherkin, por exemplo.

• @Paulo-Gonçalves concordo com vc Paulo porém eu só estou querendo entender os pros e contras de quem já usa esse framework

• @jpmusico Valeu 😉