Teste de Stress

Topic created · 5 Posts · 182 Visualizações
  • Hey galera, tudo bem?
    Alguém trabalha com teste de stress? como funciona?
    Atualmente, automatizo os testes funcionais com Ruby, Cucumber e Capybara. Meu chefe pediu que eu buscasse saber mais sobre o teste de stress ‘funcional’, ou seja, automatizei as ações do usuário para ele logar no sistema e cadastrar cliente, é possível fazer com que eu automatize que 1000 usuários façam login no sistema e cadastre cliente ao mesmo tempo?
    Ele quer saber como o sistema reage a pessoas diferentes fazendo a mesma ação no sistema.
    Não sei se é possível fazer isso usando Cucumber e capybara, ele não vai conseguir com que se abram várias abas pra cada teste ao mesmo tempo.
    Li sobre o JMeter mas não sei se nele é possível essas ações.
    Não sei se consegui explicar muito bem, mas basicamente, 1000 usuários logando e fazendo cadastros simultaneamente.

• @Michele Para testes de stress eu só conheço mesmo o JMeter.

Eu sei que com Locust você consegue fazer ações “funcionais” em testes de carga.

Eu nunca mexi com o Blazemeter mas ele é uma espécie de Selenium + JMeter. Dá uma olhada porque as vezes você consegue resolver o seu problema com ele.

• A duvida é relacionada a alguma ferramenta de performance ou estrategia para executar? não captei bem…

• @Ramses-Saccol-de-Almeida disse em Teste de Stress:

egia para executar? não captei bem…

Ambos…
    Consigo executar 100 testes ao mesmo tempo? Sendo que teria que abrir 100 janelas do chrome, logar no sistema e cadastrar algo? Tudo ao mesmo tempo usando cucumber?
    Tenho quase certeza que não. Estava estudando sobre JMeter mas acho que ele também não se aplica a essa situação.
    Quero saber se nosso ERP garante 300 funcionários fazendo a mesma ação no sistema, mas não estou conseguindo achar uma ferramenta para isso.

• Então vamos por partes:
    Se quer fazer um teste de performance, precisa entender , antes de começar algo, o que quer atingir com o teste.
    No seu caso parece que precisa entender uma quantidade fixa de usuarios no sistema. mas ja sabe se são simultanemente? se em progressão?
    Ex: 300 funcionarios acessando ao mesmo tempo, fazendo a mesma função e deslogando…?

O que quero deixar aqui é sobre o que deseja atingir com o teste. Por exemplo: ao invés de se preocupar com o numero fixo de 300 usuarios, poderia fazer um teste de carga e ver até onde o sistema degrada com usuários acessando o sistema…Entende?

Sobre a tecnologia, é preciso entender a estrutura do ERP? é acessando um serviço? é acesso direto ao banco de dados via interface?
    Acho que vale analisar quais as tecnologias está usando e como elas trabalham antes de se preocupar em “abrir 100 janelas do chrome” para executar algo…
    Por exemplo:
    Se o ERP acessa a base diretamente para fazer as operações. Seria mais estrategico criar as querys que o front usa e bombardear o DB para analisar o que deseja.
    Acho que vale um pouco mais de estudo na estrutra que vai ser testada ao invés de procurar com qual tecnologia vai executar…

PS: Por mais que tu já tenha um suite funcional, testes de performance são para requisitos não funcionais. Então vale estudar a plataforma como um todo, seu funcionamento para saber onde atacar com os testes de performance. Acho que o JMeter pode se usar algo com webdriver, mas vale a pesquisa primeiro do Sistema que vai ser testado.