Emular automação em com BD oracle

Topic created · 3 Posts · 119 Visualizações
  • Bom dia,
    estou com umas dúvidas, estamos começando a automação aqui na empresa com nodejs + nightwatch + cucumber + VS code, porém minha dúvida é a seguinte, trabalhamos com o BD da oracle, e todas as transações que é feita no sistema (90%) usam BD, gostaria de saber se tem como emular o ambiente aonde eu consiga inserir o mesmo registro sempre sem precisar mudar minhas features. Vocês conhecem alguma ferramenta que faz isso? Outra coisa que me deparo bastante é a questão de não usarem data_test_id nos campos e o campos sempre ficam com ids dinâmicos me forçando a usar Xpath para tudo, isso é uma boa conduta?

• Ok, vamos desmebrar um pouco esse “samba”…

1. emular o ambiente aonde eu consiga inserir o mesmo registro sempre sem precisar mudar minhas features
      Mas tu precisa fazer uma operação antes no banco de dados para depois consumir no front, ou todas as ações acontecem no front? O problema é fazer isso no front ou ter que preparar antes para consumir?
    2. questão de não usarem data_test_id nos campos e o campos sempre ficam com ids dinâmicos
      Dependendo da tecnologia o retorno pode ser dinamico…Eu recomendo tentar ser mais “incisivo” na parte de ter test_id ou se for caso perdido, tentar manejar por CSS ou outros pontos menos volateis…onde os testes falham…

Como parece que sabe os fluxos e as tecnologias usadas, vale pensar e analisar se os testes precisam ser feitos todos no front…Talvez alguns possam ser responsabilidade só do banco de dados e o front apenas “passa” sem ter nenhuma responsabilidade em cima disso…
    ps: Se não usar BDD, pode resolver muitos problemas tambem…pense nisso…ehehheheheh

• @Ramses-Saccol-de-Almeida disse em Emular automação em com BD oracle:

ps: Se não usar BDD, pode resolver muitos problemas tambem…pense nisso…ehehheheheh

sim 🙂