[Dúvida] - Vale a pena documentar casos de teste?

Topic created · 10 Posts · 188 Visualizações
  • Bom dia galera, beleza? Espero que sim 🙂

Sou iniciante na área de testes, trabalho a apenas 10 meses na área e estou buscando evoluções constantes.

Na empresa onde trabalho, sempre utilizamos o Jira para organizar os testes que vão ser realizados, nós adicionamos cards do tipo QA nos quadros e nesses cards colocamos os cenários que iremos testar uma funcionalidade X. (Nós ainda não trabalhos com testes automatizados)

Foi pedido que esses cenários sejam documentados em algum lugar, para que não sejam perdidos e que possam ter uma visualização mais prática, ágil. Estou buscando algumas soluções que possam ajudar a mim e a equipe a evoluir em relação a esses cenários, então gostaria de pedir uma ajudinha…

algumas dúvidas em relação a isso são:

1 - Qual é o melhor momento para escrever esses cenários? (Aqui estamos escrevendo antes de realizar o teste)

2 - Onde vocês trabalham, todos os membros do time também são responsáveis por escrever os cenários? Ou apenas o analista de teste é que escreve?

3 - Quais são as ferramentas que vocês utilizam ou recomendam? (Vejo falar muito do Testlink, mas ainda tenho algumas dúvidas em relação a essa ferramenta)

4 - Vocês utilizam alguma boa prática na hora de escrever esses cenários ou utilizam algum processo para agilizar essa escrita?

Bem, é isso galera, agradeço desde já pela atenção e ajuda, fico a disposição para ajudar no que puder também, valeeu 🙂

• Então…
    1 - Qual é o melhor momento para escrever esses cenários? (Aqui estamos escrevendo antes de realizar o teste)

Em processo de desenvolvimento. Esperar a funcionalidade estar “pronta” para pensar nisso é insano. Pelo que descreveu, está fazendo no tempo em que a maioria faz.

2 - Onde vocês trabalham, todos os membros do time também são responsáveis por escrever os cenários? Ou apenas o analista de teste é que escreve?