Dúvida

Topic created · 2 Posts · 83 Visualizações
  • Oi gente, sou eu de novo rs
    Sou iniciante de automação usando Ruby, capybara e cucumber. Comecei a escrever os cenários BDD do sistema e tudo.
    Meu PO (que não entende nada de teste rs) quer que os meus testes peguem quando uma tela está ‘quebrada’, aqui as vezes nas correções de bugs acaba afetando outras telas, as vezes ela não abre e aparece muitos erros no console da página.
    Só que as vezes tem vários erros no console, e a tela esta aparentemente normal e acaba afetando a performance das telas, quebra algumas divs e não aparece os campos da tela.
    Então, eu não tenho como prever quando uma tela vai quebrar e nem qual erro ela vai mostrar. Fiz uma step para verificar se os elementos da página estão visíveis, mas meu PO falou que não adianta… Tirando o fato que ele quer que rode os teste com o F12 ativo (console) para que nos prints do relatório guarde os erros que teve.

Andei pesquisando sobre como ‘detectar’ erros no console mas não sei por onde começar a fazer isso e nem sei se é possível.
    Alguém já fez isso?

• Olá…
    Vamos por parte.

1. Meu PO (que não entende nada de teste rs) : Acho que vale alinhar com ele entendimento do que os testes que está fazendo. Ele não saber pode ser uma ótima oportunidade para alinhar expectativas e dependendo ver outras maneiras de abordar e testar.
    2. F12 ativo (console) : Talvez valha executar e captar log dos passos tomados na tela para futuras consultas. Deixar f12 ativo e rodar testes é meio bizarro no meu conceito. Logs deve ser analisados, faz parte do trabalho.

Talvez se pegar os logs, possa fazer alguma asserção, mas acho que antes de tudo precisa alinhar as expectativas do que está fazendo (e analisar se a linguagem que está usando lhe dá vazão de trabalho para fazer no tempo esperado)