Qual linguagem escolher para Automatização

Topic created · 6 Posts · 333 Visualizações
  • Galera me da uma força, preciso da opinião de vocês em qual linguagem escolher para automatizar um sistema em Python.

Mas gostaria de uma opinião clara da seguinte forma na opinião sua pq escolher a linguagem X. E qual sua visão de mercado.

Eu pesquisei bastante e olhei as seguintes linguagens para desenvolver os testes. O Framework que vou utilizar vai ser o Selenium para realizar a comunicação com o sistema que foi desenvolvido para Web. E gostaria de saber também qual servidor vocês utilizar para rodas os testes.

1 - Python
    2 - Java
    3 - Ruby
    4 - C#

• Para o seu caso em específico eu usaria a mesma linguagem que o desenvolvimento utiliza. Python é muito bom e é possível automatizar com as melhores práticas de mercado. Pois se você tem acesso ao desenvolvedor, ele poderá te ajudar em dúvidas na linguagem, e até automatizar alguns testes em conjunto com os QAs.

Agora se não tiver acesso ao desenvolvedor, é indiferente a linguagem, o mercado está optando pelas linguagens na seguinte ordem:
    1 - Java.
    2 - Ruby
    3 - .Net
    4 - Python

Ps.: Esta ordem é apenas um feeling meu, não tenho números para comprovar ok. 😉

• @robsonagapito Muito obrigado pela ajuda

• E dessa listagem, qual voce se sente mais confortável (e produtivo) usando?

• @Ramses-Saccol-de-Almeida Eu tenho um bom conhecimento em Java, trabalhei com vários projetos. Mas atualmente a empresa que estou trabalha com Python, acontece que vamos automatizar algumas rotinas e estou na dúvida em qual linguagem automatizar o sistema se fazemos em Python ou escolhemos outra linguagem.

• Concordo com o que o Robson comentou logo acima. Eu escolheria a mesma linguagem que a equipe trabalha. Se você opta por utilizar a mesma linguagem da sua equipe, em situações onde você enfrente algum problema no qual não saiba resolver, e não encontre ajuda no mundo afora, poderá recorrer a sua equipe (o que não quer dizer que resolverá, mas há é bem possível).

Além disso, pelo menos aqui onde trabalho, já teve situações onde tivemos baixa no time, e acabamos ficando sobrecarregados com as demandas. Para adiantar, os desenvolvedores puxaram a parte de automação, visto que era a mesma linguagem e todos sabiam como o projeto era. Se fosse em outra linguagem, talvez essa ajuda não seria possível.

Quando comecei a puxar a parte de automação aqui na empresa, passei pelo mesmo dilema. Após algumas conversas com amigos, vi que não compensava incluir uma linguagem que a equipe não conhecia. Até porque, tecnicamente, não será só você que irá mexer nesse projeto, não é? 🙂