Soluções no processo de Testes e Qualidade

Topic created · 14 Posts · 416 Visualizações
  • Saudações amigos,

Estou a 6 anos na área de testes e onde trabalho sou exigido somente a realizar testes funcionais a princípio com uma equipe de 5 devs no início para 1 tester (eu).

Sempre busquei aprender por conta própria automação mesmo não sendo exigido.

Durante os anos a equipe de dev aumentou pra 10 e os sistemas que era ~10, hoje são mais de 40.

Pedi ajuda e foram contratados 2 pessoas pra me ajudar (iniciantes na área de testes).

Foi então me exigido melhorias para elevar o nível dos testes:

• Melhor qualidade nas entregas do desenvolvedores.

• Aprofundamento das evidências de testes, citando a principal como evidenciar os ciclos de vida de objetos nas bases de dados de acordo com as regras.

• Produção de roteiros de testes na fase de desenvolvimento, para que seja utilizado e aprimorado pelos homologadores na etapa de homologação.

Passei um tempo estudando e procurando ferramentas citadas aqui no AgileTesters e encontrei o katalon Studio para Automação. Porém preciso elaborar documentos de caso de testes, roteiros… enfim… O katalon faz isso, porém não permite editar então ele já vem no padrão.

A ajuda de vocês que preciso é:

• O que devo “atacar” no momento? Elaborar documentação? ou continuar em testes funcionais e documentar o básico?

• Pra quem já vivenciou uma situação como essa, pode compartilhar?

• Pensei em elaborar um roteiro de testes dos sistemas mais “pesados”.

Enfim… Toda ajuda será bem vinda…

Agradeço desde já.

• Ola #@Miécio-Costa, acredito que estou em uma situação parecida.
    Estou apenas 9 meses na área de testes, entrei como estagiária e hoje sou analista.
    São 7 devs para um tester (eu), 3 sistemas diferentes, ERP, CRM e iniciando uma E-commerce. Foi me exigido uma documentação de testes e relatórios mais profundos. Até então os testes não eram documentados. Estou utilizando o TestLink para a criação dos cenários de teste, utilizando a linguagem Gherkin que me ajuda também ao fazer BDD…
    Eu continuo nos testes funcionais mas também já comecei a documentar o básico do sistema, no meu ritmo, porque antes 15 cenários do que nenhum, né?
    Por eu ser nova na questão de planejamento de casos de teste, comecei pelo básico mas acho que seria mais interessante criar roteiros para os módulos do sistema que mais apresentam bugs e problemas.

Não sei se ajudou, só quis compartilhar minha (pouca) experiência no assunto.

• Então, se o seu papel é liderança vale também ouvir quem está te ajudando e entender os problemas do dia a dia. Quando a gente está sozinho temos um pegada diferente…Quando se trabalha em equipe é preciso entender o contexto como um todo…
    Os pontos que informou que vão ser cobrados, como tu pode elaborar isso? Ajudando os devs na melhoria das entregas? Tentar entender os “fixed problems” que todo projeto tem e ver no que pode ajudar? Talvez auxiliar o teu time a parear mais com os devs e ver se ajudam, pelo menos nos pensamentos de fluxos que possam estar escapando no momento de desenvolvimento?
    Tipo, quando trabalhei com liderança sempre fiquei preocupado em atacar os problemas dos times, no que eu conseguisse ajudar…Já deu certo como falhei miseravelmente…Mas o importante é entender o contexto onde se está e como atacar os problemas que minam a saude da tua equipe…
    Problema é documentação? Procura algo que te ajude a documentar…nem foca se está junto da automação…
    Problema é automatizar? Tentar achar uma ferramenta que tenha suporte (eu prefiro open source, mas opinião pessoal) e conhecimento pela comunidade, pois na hora de um problema, tem mais coisa na internet do que uma ferramenta paga…
    Problema são prazos? vamos ver isso melhor…
    Tipo, teu trabalho agora é bem mais pesado do que está pensando…Mas com persistencia os resultados virão…

• @Miécio-Costa Estou quase na mesma situação, embora ainda sou sozinho nos testes o que é bastante complicado, mas o que eu consigo fazer é utilizar o testlink e Mantis.

Gostei bastante dessa idéia “Estou utilizando o TestLink para a criação dos cenários de teste, utilizando a linguagem Gherkin que me ajuda também ao fazer BDD…” da Michele.

• Olá @Miécio-Costa, antes de tudo, é importante saber qual o modelo de desenvolvimento adotado, é bem complicado organizar o caos… Digo, se o ciclo de desenvolvimento não tem code review, se vocês, como testadores, não tem ambientes de CI (Continuous Integration), você poderia começar com essas sugestões para a melhoria da qualidade como um todo, tanto na questão dos entregáveis por parte do dev quanto do feedback das entregas mais dinâmicas por meio do CI… Eu diria para você tomar como base o syllabus da CTFL, o primeiro mesmo, vai te dar uma ótima noção de como gerenciar tudo isso. Outra questão: você precisa delegar, os testadores também precisam entender a importância e se sentirem responsáveis pela modelagem de casos de testes que agreguem, precisam conhecer técnicas básicas como modelo V, tabelas de decisão e particionamento de equivalencia… Mas acredito que você está no caminho certo, talvez o volume de trabalho seja muito maior do que a equipe possa suportar, nesse caso, você precisaria definir prioridades e trabalhar nelas o quanto antes.

• @Michele Obrigado pelas dicas. A situação que você está passando é a mesma da minha. Porém você já iniciou a documentar, eu vou apresentar soluções a princípio. Gostei dessa dica do Gherkin.

@Ramses-Saccol-de-Almeida Obrigado pelo retorno amigo. Minha situação é meio que uma “engenharia reversa”, eu e o time de devs somos bem entrosados. Umas das soluções apresentaras abaixo foi baseado nesse seu conselho de “Talvez auxiliar o teu time a parear mais com os devs e ver se ajudam” e foco em atacar como você chamou de " problemas que minam a saude da tua equipe". Isso acredito que vai ser fundamental, pois as vezes são comportamentos da equipe. Comportamento pode ser mudado.

@Tiago-Torres Valeu pelo retorno… cara realmente é uma situação bem diferente essa parte. Aqui usamos o mantis também como gerenciamento de defeitos, mas ele não atende nossa necessidade para documentar os testes

@rafael-batista Obrigado pelas dicas irmão… cara não existe aqui esse conceito de CI. Olhei lá o Syllabus, tem umas ótimas soluções lá mesmo. Valeu… Quanto a parte de delegar testadores, Graças a Deus isso eles estão engajados, pois tem sistemas que eles mesmos testam, então sabem no nível de responsabilidade.

Pessoal,
    Pra resolver meu problema, busquei focar em ferramentas free e que sejam mais clara o possível para quem for usar.

As soluções encontradas no momento foi o seguinte:

• Criei uma planilha do Google com um CheckList para os devs usarem como base para que todas as vezes que forem implementar algo, usarem como boas praticas. Ex: Sinalizar campos obrigatórios… ordenar alfabeticamente as combos… Limitar os campos… Enfim… Com isso gera um comportamento na equipe de devs e reduz o nosso trabalho de testadores com falhas “básicas”

• Quanto a evidências de testes: Tentei o testLink, mas não gostei do PDF exportado, fora toda a questão de config que a equipe vai precisa fazer, além disso os outros testers nunca ouviram falar, com isso não vou ter tempo pra ensinar.
      Procurei usar um form, então encontrei o JotForm.com ele é tipo um Google Forms, mas ele permite exportar em pdf e da pra montar as imagens corretamente. o Porém é que a versão Free imprimir um rodapé deles … 😞
      Por precaução criei o Doc do google e fiz um documento de Evidência de testes, bem limpo e fácil de entender. Mas isso quero pra último caso, pois não quero perder mais tempo formatando doc do que testando.

• Roteiro de testes: O roteiro vou me basear na solução da evidência de testes. Mas encontrei uma ferramente paga chamada Confluence…

Uma última opção seria eu solicitar pra equipe desenvolver a nossa própria ferramenta que faça a evidência e os roteiros… acredito que um sistema que permite inserir os dados necessário e exporta um pdf padronizado seria bom também… mas vai depender no recurso… pois penso assim: melhor investir algo interno do que precisar pagar ferramentas online que talvez ão atendar nossa necessidade 100%.

• Olá @Miécio-Costa de forma sucinta irei contar o que fiz com situação semelhante, uma vez que usamos as metodologias ágeis assim como a ferramenta que estás usando (Katalon) tem a pegada DevOps, e Documentação extensa irá atrapalhar.
    Então aqui no meu caso priorizamos os roteiros e scripts de testes, sendo este ultimo bem detalhado em cada linha de suas funcionalidades. Sendo assim você ja estará gerando a documentação necessária para você, tua equipe e clientes.

• @Cleyton-Costa Obrigado pela resposta. Cara, penso em fazer isso também, tornar a automação como foco futuramente, porém a necessidade no momento é entregar os testes com a maior cobertura e documentada com evidências, além de entregar roteiros para homologadores (cliente final) .

Mas queria saber como você faz o seu roteiro no Katalon. Pois o que menos gosto da ferramenta ( só isso pra chegar a 100%) é o report que ele gera, pois ele “imprime” todas as linhas de código em todos os formatos (.csv , .hrml, .pdf e etc…)

• @Cleyton-Costa Também gostaria de saber sobre o report de documentos que ele gera, estou estudando mais sobre a ferramenta Katalon,e estou em um cenário bem semelhante ao citado acima, onde ainda precisamos gerar um documento para o cliente que não tenham muita parte técnica(as linhas de código por exemplo) que gere um arquivo semelhante ao relatório com roteiro dos cenários e evidências, é possível?

• @Miécio-Costa, bem estou a utilizar a versão mais recente do katalon, nela tem duas opções de relatórios, uma é o https://analytics.katalon.com/ a outra é, que quando estamos a usar BDD iniciamos pelos erros correto… dai o katalon gera desde que pré-configurado a geração de relatórios em seus diretorios locais uma pagina HTML com os linhas e print’s das paradas de scripts onde surgiu o problema.

Com relação a Roteiro, monto inicialmente fora do katalon o passo a passo do que deve ser feito, um rascunho mesmo um backlog e depois faço o record seja web ou mobile.

De forma manual vc pode escrever dentro das linhas do script o seu roteiro, me refiro a descrição de cada ação que vc vai testar! Haja visto que vc já possui seu requisitos de forma clara. Antes que eu esqueça você pode gravar pelo próprio Katalon videos de seus testes…

• @cris-godinho Olá, desde que vc comente cada linha do roteiro feito manualmente ao gravar seu teste e tenha seus requisitos bem definidos, como falei na resposta ao @Miécio-Costa pode mostrar no katalon analytics que possuem relatórios menos tecnicos desde que vc mande gerar na nuvem e salvar seus resultados na mesma.

• @Cleyton-Costa entendi, vou seguir suas orientações e executar aqui, acredito que irá me ajudar bastante …muito obrigada.

• Ótimo post galera!
    Tô na mesma (crio test cases, executo e gero evidências) Porém, na minha empresa tenho que gerar os artefatos ainda utilizando planilha Excel e doc Word…é um retrocesso/saco!
    E acaba demandando muito tempo e ainda pra piorar a maioria dos SW são desktop (.net).
    Katalon é uma ferramenta ótima (função Record e etc…) comecei a utilizar por conta própria para os poucos apps web. E para apps desktop, comecei a usar o testcomplete (licença 30 dias). Alguém tem uma dica ferramenta free (para teste automatizado-dektop)?
    Ah! Começamos a gerar especificações empregando BDD; E já estão falando em utilizar o Cucumber para executar o robô.

Como podem perceber a coisa tá zoneada! Minha vida não tá fácil e acabo sendo o gargalo!!!

Então precisava de um help!

Como posso me ajudar e atender os padrões da empresa (por hora, negociar mudanças profundas não rolar…preciso seguir neste cenário).

• Sou cobrado pela geração testes manuais e funcionais;
    • Meu skill tb é todo manual; porém comecei a caminhar com os testes automatizados (ruby- cucumber). Mas não emprego ainda na empresa ainda e nem sei se daria neste cenário.
      Por isso estou optando pela utilizando do katalon e testcomplete para geração dos testes automatizados.

Então é isso, podem me dar um socorro?

• @Anderson-Pimenta Amigo estas no caminho certo, use katalon para os testes automatizados e BDD katalon ja tem o cucumber… gere os relatórios que já são evidencias suficientes dos testes desde que bem comentados linha a linha grave e demonstre, anote dentro dos scripts os pontos de erro e é isso ai!