Inteligência Artificial aplicada em atividades de teste de software

Topic created · 6 Posts · 139 Visualizações
  • Boa tarde pessoal,

Vocês utilizam, no seu dia-a-dia, inteligência artificial nas atividades de teste de software?
    Já li sobre algumas tools, mas não vi nenhum uso prático realmente delas.

Por exemplo, elas poderiam auxiliar gerando test cases baseados na experiência do usuário ou em documentação ou test reports com pontos de atenção do software, baseado em falhas encontradas durante uso real.

Obrigada!
    Clarissa

• Essa área, pelo menos no brasil, está a caminhar. O que mais vi até o momento seria para análise de imagens…Controle de relatórios para automação…
    Tem exemplo do execução de automação baseada em treino de imagens…Mas não vi (nem procurei na verdade) pensamento que tu teve…
    Acho que os casos informados podem existir…Mas precisaria de um set grande de informações e um treino mais efetivo…
    Talvez inciar um treino sobre fluxos de negócio…
    Sobre o report, não seria uma coisa mais voltada a análise de código estático?

• Oi @Ramses-Saccol-de-Almeida ,

A ideia do report não seria em análise de código estático, seria em código dinâmico - durante a execução do software, gerando um relatório das falhas encontradas (via logs, erros no console, APIs call/responses etc).

Vi que o @julio-lima e o Antonio Marcos Filho teve uma talk aprovada para o TDC SP 2019, com o tema “Inteligência Artificial e Testes in a Nutshell”. Conversando sobre o que seria abordado, ele me comentou de “Process Mining”, que seria sobre analisar logs de processos, onde é possível ter os cenários de exploração do usuário
    e utilizar outras técnicas para fazer disso casos de teste.

De qualquer forma, concordo que é muito novo e ainda tem muito pela frente. 🙂

• Ah. bem lembrado…Process Mining é bem relacionado a BPD (Business Process Discovery) não? Quando trabalhei em um local com dados centralizados de logs de automação de testes, tentei mesmo era data mining…Mas não tive muito sucesso…Preciso de mais conhecimento nessa área…Ando bem interessado, também, no processo de compreensão visual…Enfim, legal por mencionar…não tinha me ligado que poderia ser uma usar process mining…

• Eu não tinha muitos detalhes, mas me parece muito com data mining mesmo, que é minerar dados para coletar alguma informação.
    De forma prática, nunca vi nenhuma aplicação no dia-a-dia, isso que tenho interesse em saber se realmente funciona. 😛

• é, como falei já usei algo muito de leve. Que é um agregador de logs para automação de testes (ai pode ser de todos os níveis, dependendo da stack) e tinha um classificador para os problemas. Basta treinar, pelo log, o problema relacionado ao log de erro.
    Mas como falei, muito de leve…ehehhehe