Teste de software e método ágil.

Topic created · 7 Posts · 294 Visualizações
  • Boa tarde!
    Estou trabalhando em uma empresa que está migrando para ágil, na verdade já migrou, mas os teste ficaram no passado. Sempre foi utilizado o Selenium IDE e o WebDriver. Dois problemas estão causando um gargalo enorme em nossas sprints.
    O primeiro problema foi com o Angular que foi implementado recentemente e o Selenium IDE não identifica bem e não consegue “passar” os testes.
    O segundo é que para o ágil o selenium é um pouco lento e difícil de manusear.

Estou pesquisando outros softwares e li sobre Protractor, que é voltado para Angular, li também sobre o Katalon e Cucumber que são voltados para o BDD, que é o mais indicado no caso de equipes ágil.

Alguém pode me dar uma direção, uma ajuda ou uma dia?
    Obrigado!c

• Olá!

Acho que ta rolando um embolação de termos e espectativas, e isso está gerando essa frustração.

Migrar para ágil não quer dizer que seus testes automatizados vão ficar errado da noite pro dia.
    Automação precisar fazer sentido para que o time entregue as interações do produto com confiança.

Se o software em questão foi ‘portado’ para usar Angular, as identificações dos objetos DOM precisam manter as mesmas ou vc precisa atualizar as referências… (utilizar data-test-id para não gerar conflitos é um bom começo)

Se vcs estao com problemas com record n play, mudar para protactor e usar um recorder da vida é trocar 6 por meia duzia. É preciso decidir qual lib / linguagem usar para não ficar refem de um app que faz graçacão de passo a passo.

Sim, a forma que o selenium (cross plataform) se comunica com o browser é diferente de ferramentas como cypress io(somente chrome*) ou Puppeteer (somente chrome) e o uso dessas novas ferramentas pode deixar o teste mais rapido, porém ainda existe o trade off em suporte, conteudo e longevidade.

Minha humilde opinião:

• Entender o que vcs tem de teste e se exister algo que demore muito que possa ser simplificado, faça.
    • Delete teste redundantes.
    • Prefira testes unitários / API do que testes de UI
    • Sentar com desenvolvedores e definir os data-test-id que você precisa em sua suite atual de teste.
    • Se especializar na linguagem que você planeja seguir (javascript se for protactor, atual na qual seus testes estão rodando.

Espero ter ajudado.

• @leommotta me parece que você tem mais problemas do que os testes virando gargalo!
    Eu topo te ajudar, e se você também topar se ajudar, podemos ir fundo até que você entenda melhor qual o seu real problema, que não parece ser os testes, nem a equipe de testes.

Vamos partir dos seguintes princípios:
    1 - O que é ser Ágil pra você, seu time e sua empresa?
    2 - Como é o seu processo de desenvolvimento de software como um todo, ou seja, o que acontece quando uma demanda é identificada, vai para o time de desenvolvimento e é entregue?
    3 - Quais métodos e técnicas o time de testes adota?

Se quiser bater um papo mais a fundo sobre isso, chama no Linkedin.

• Na verdade, já que se ocorreu uma transformação ágil, vale concordar como time que os teste gerados não resolvem o que o time procura e vale procurar outras soluções. A equipe está aberta a ajudar nesse problema?

• @Ramses-Saccol-de-Almeida Na verdade chegamos a uma “solução” que será testado já na próxima sprint, iremos utilizar BDD e o Cucumber, pois um dos problemas é que os teste eram desenvolvidos e testados no modo sprint - 1, ou seja, testávamos o que já estava desenvolvido e fazíamos a automação, mas na metodologia ágil, ficou impossível, muitas atualizações em banco e servidor e ficávamos “rodando atrás do rabo”. Agora iremos testar com o BDD e o Cucumber realizar a automação antes do desenvolvimento e executá-la ao final de cada pequeno pedaço de produto entregue, ao final executaremos de todo a suite desenvolvida. Seremos a primeira equipe da empresa a realizar desta maneira, então, acredito que longas noites estão a caminho.

• @leommotta Mas se for feito com a ajuda do time, e todo mundo empenhado, vai ver uns resultados muitos bons…

• @leommotta Cara se puder cria um passo a passo. To querendo aprender mais sobre BDD.

To Querendo usar uma Switch tipo o Katalon Studio pra testes de API