
Os golpes são cada vez mais frequentes no Brasil e em todo o mundo. Muitas pessoas, algumas delas com pouco conhecimento de internet, acabam sendo vítimas de quem se aproveita da fragilidade e da falta de conhecimento de alguma população.
O malware é também responsável por danos a usuários como você ou empresas, mesmo grandes empresas, que podem sofrer prejuízos de milhões de reais.
Estes dois fatores fazem com que atualmente exista uma necessidade de informação pormenorizada e simples para sabermos como tomar melhores decisões quando estamos perante um golpe ou um potencial malware.
É por isso que esse texto vai tocar nesses dois temas, os golpes e como os evitar e também evitar malware no seu computador ou celular.
Evitando golpes com recurso à lógica
Vamos imaginar que você recebe uma mensagem no seu e-mail com um boleto falso, um dos golpes mais comuns no Brasil. Deve primeiro fazer uma análise lógica que envolve vários pontos. O primeiro ponto é perceber se o valor está de acordo com o que você pagou nos meses anteriores, alinhado com um consumo de energia elétrica ou de internet parecido. Em segundo lugar, confirme a autenticidade do e-mail e verifique se o e-mail vem da empresa correta.
Mas, quando enviam um link para entrar em um site, ou até adicionar algumas informações suas, é necessário confirmar se o endereço (que está na parte de cima do seu navegador) é realmente o da empresa ou é de outro site, que clonou o site de uma empresa falsa para praticar golpes.
Todas essas informações são o básico para que você não caia em golpes. Lembre-se que esse golpe é tão comum que até mesmo empresas e órgãos públicos já foram vítimas. Fique atento!
Evitando malware ou vírus
O malware é um termo associado a vários tipos de ações maliciosas causadas por diversos softwares. O seu nome vem de “malicious software” que em Português do Brasil significa software malicioso. Esse software malicioso pode ser em forma de vírus, worms, trojans, spyware ou adware. Alguns deles são mais comuns do que outros, sendo o mais comum o vírus.
O vírus é, por isso, uma forma de entrar em seu computador usando outro software e se disfarçando em seu sistema operacional, criando uma oportunidade de se distribuir ou destruir seu computador. Mas existe uma forma de se defender desse malware, e em poucos passos você consegue isso.
A instalação de um antivírus é fundamental, e você pode encontrar alguns grátis na internet e, além disso, de fácil instalação e configuração. A maioria deles não precisa de grandes configurações, basta instalar e ele usa as definições padrão do sistema que ativam uma autoproteção em seu computador ou celular em poucos minutos.
Mas, a educação sobre os links onde deve ou não clicar é fundamental. Nunca clique em links suspeitos, e conforme indicado acima, verifique sempre qual é o endereço do site onde você quer ir e se o site é realmente aquele que está clicando.
O que pode acontecer em um golpe ou quando é infectado por malware
Os golpes podem ser variados e terem diferentes motivações, mas a maioria é para causar dano ou retirar dinheiro a quem cai nos golpes. É muito importante qualquer usuário ter conhecimento sobre como pode perder dinheiro ou seus arquivos através de golpes e vírus online.
As técnicas identificadas nesse texto fazem com que isso seja menos provável de acontecer, no entanto, manter uma vigilância sobre seu sistema e comportamentos online é a chave para nunca cair em nenhum golpe ou ser vítima de ransomware ou malware.
A importância das senhas seguras
Uma password forte é também muito importante, pois com senhas fortes ninguém vai conseguir sabe sua senha. Sabemos que muitas pessoas ainda utilizam senhas fracas, como “123456” ou “senha123”, facilitando aos atacantes acesso fácil aos seus serviços online. O ideal é criar senhas complexas, com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
No entanto, entendemos que se torna meio que impossível memorizar todas as senhas complexas, para todos os sites que você usa. E aí que entram os gestores de senhas como o LastPass ou o 1Password, onde você apenas precisa de saber a senha mestra (master password, como eles chamam) para desbloquear as restantes senhas.
Isso funciona por uma ferramenta que guarda suas senhas e que depois as coloca automaticamente nos sites quando os visita.
Sempre que for possível, ative o segundo fator de autenticação nos sites que visitar frequentemente. Ao usar o 2FA, mesmo que a sua senha seja descoberta, é ainda preciso um fator de autenticação extra, como uma SMS enviada para seu celular ou um código em um aplicativo.
Com estas modificações no seu comportamento e no software usado, golpes e malware são coisas que muito provavelmente nunca vão acontecer a você, pois está prevenido, alerta e usa serviços que aumentam a sua segurança.
Leave a Comment