Porque os testers são desvalorizados?

Olá Pessoas, andei observando que a maioria das empresas acham que é um desperdício o setor de teste, só irá aumentar as despesas e não terá nenhum benefício, pois seu trabalho os programadores realizam quando estão desenvolvendo.
Afirmo que só a tem a ganhar, pois será evitado muitos bugs como costumam acontecer mesmo sendo testado pelos desenvolvedores, “TESTES AUTOMATIZADOS” não é ir na determinada ferramenta e dar um “RECORD”!
“TESTES AUTOMATIZADOS” é o tester desenvolver scripts que independente do que o Desenvolvedor modificar na tela o teste continue sendo realizado normalmente , pode ser que uma vez ou outra ele tenha que efetuar manutenção.
Exemplo: Um Sistema ERP que cada base de dados é de uma forma e os campos da tela são configuráveis para ser visíveis ou não, o Fulano de Tal faz um “RECORD” da tela 1 sem um campo, após o Ciclano vai rodar o mesmo script e o campo que estava desabilitado agora está habilitado, consequentemente vai dar erro no caso de teste, aparentemente está certo, mas o correto é realizar scripts genérico para atender qualquer caso de teste que seja desta mesma tela, só irá mudar os valores de saída de cada caso de teste em específico.
É isso que as empresas não entendem eles acham que é só realizar “RECORD” e sempre que dar manutenção na tela tem que ficar alterando os scripts, irá gastar mais tempo mexendo no caso de teste do que ter um Setor de Teste.

Atenciosamente
Amarildo Apº Ferreira Jr
Testador Junior em Ápice Sistemas

@aapfjr disse:

isso que as empresas não entendem eles acham que é só realizar “RECORD” e sempre que dar manutenção na tela tem que ficar alterando os scripts, irá gastar mais tempo mexendo no caso de teste do que ter um Setor de Teste.

Amarildo, permita-me discordar de ti, mas só de você acessar o site da apinfo.com verá lá muitas vagas para analistas de testes, testadores, e afins, o que eu acho que nossa área anda muito prostituída e isso faz com que a desvalorização fique em torno de valores a serem pagos para os profissionais! Não caiu um meteoro na terra e todos os devs passaram a fazer seus testes. Ainda há muitos desenvolvedores bons que infelizmente não gostam de fazer testes unitários, etc. Minha dica é que a cada dia busque se aperfeiçoar e as portas serão abertas!

Concordo também com você, sei que algumas empresas valorizam os tester mas mesmo assim acho que elas tinham que rever estes conceitos que elas pensam, porque teste automatizado não é “REALIZAR RECORD” como muito dizem! Mas obrigado pela opinião, :D

Atenciosamente
Amarildo Apº Ferreira Jr
Testador Junior em Ápice Sistemas

A frase mais temida, na minha humilde opinião: qualquer um pode testar isso!

Nice to meet you! Where you been?

@aapfjr eu parto do princípio que o problema é que tem muito tester ruim por ai, que faz um péssimo trabalho, não deixa sequer um legado positivo na empresa, e com isso vem o bloqueio com nossa área. Já paramos para pensar o que fazemos para melhorar a qualidade do produto como um todo? Não estou falando apenas em automação para otimização do tempo, mas será que conhecemos o nosso cliente final? Será que sabemos o que eles utilizam, quais tipos de computadores eles têm, qual o tipo de celular que eles têm, será que olhamos para qualidade apenas para realizar testes? Uma coisa a qual eu me orgulho muito é em relação a minha carreira, pois por onde passei deixei um excelente legado, existem pessoas que me ligam até hoje para entender como funciona o co billing da vivo (fazem mais de 6 anos que sai de lá). Isso é reflexo de um bom trabalho. Não acredito que sejamos desvalorizados, acredito que hajam profissionais pífios e medíocres que causam esse bloqueio nas empresas.

@thiagompereira disse:

@aapfjr eu parto do princípio que o problema é que tem muito tester ruim por ai, que faz um péssimo trabalho, não deixa sequer um legado positivo na empresa, e com isso vem o bloqueio com nossa área.

Eu também acho isto… o problema é que para ser desenvolvedor, a empresa exige que a pessoa saiba um mínimo do assunto. Já para testes não, “qualquer um pode testar!”. Quando comecei como testador foi assim, eu nunca tinha tido experiência com testes, mas gostei a área e procurei me aperfeiçoar. Mas tem muito que não são assim, acha que testar é apenas saber a regra de negócio e sair clicando, simulando o que o programador desenvolveu.
@aapfjr disse que muitos acham que testar é apenas dar RECORD. Acredite, tem muitos testadores que nem sabem o que é RECORD, e acham que está tudo bem.

O montante do que foi comentado aqui já é boa parte dos motivos de tal desvalorização que assombra nossa área. Na realidade, você já sente a desvalorização na própria vaga de emprego, quando você lê : elaborar casos de teste, executar casos de teste, gerenciar casos de teste, familiaridade com testlink, bugzilla, teste caixa branca e caixa preta e por ai vai… se você é um tester bem informado, atualizado e que procurar se aprimorar no seu ofício você vai rir de uma vaga de emprego como essa, como você espera ser tratado em uma empresa que traça um perfil de profissional desse? acha que ela vai lhe oferecer um bom salário? pode ser para Testers zumbis que acham que Teste de Software se resume a comparar um resultado previsto com resultado final, mas não pra você meu amigo que estuda, que participa da comunidade de teste, que vai atrás de materiais, que aprendeu técnicas e metodologias novas, que lê livros, que se preocupa com a Qualidade dentro da sua equipe, que realmente procura fazer a diferença. Claro que nada impede de você ingressar em uma empresa como essa e fazer a diferença, mostrar que um testador não se resume a essa velha receita de bolo. É difícil achar uma empresa com boa maturidade na área de Teste de Software. Nossa comunidade ainda é cheia de desafios e paradigmas, nos quais a maioria herdamos pelos próprios colegas de profissão, senti isso na pele na empresa em que trabalho, mas com muito esforço consegui reverter a situação. Se você sente esse preconceito no seu ambiente de trabalho, é hora de agir.

Tester

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.