Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.

• @brunodk90, @Leonardo-Galani, @Fred-Moreira, @acfreitas, @Ramses-Saccol-de-Almeida, estou iniciando na area de testes, aqui temos plataforma desenvolvida em WinCE e em multiplataforma (IOS e Android), para automatização qual a linguagem que recomendam, sobretudo para web e Mobile (IOS/Android)? Devo aprender linguagem JAVA ou JAVASCRIPT ou PHP?
    Qual a melhor ferramenta para automatizar em Mobile e web? Selenium ou Cucumber?
    Alguem me pode ajudar?
    Obrigado

• MVP

@ruireg Vamos com calma. A plataforma em WinCE seria algo tipo desktop…e nem sei como ajudar com isso…(sorry, realmente não sei…talvez o WinAppDriver…)
    Sobre mobile, não tenta ser generalista. Cucumber não tem nada a ver com automação. Ele é uma abstração para ter o que for fazer mais “claro em termos de regra de negócio” (minha opinião…). Selenium é para web…Appium pode ser uma boa se tu já tem conhecimento com selenium. No caso da linguagem : a que te deixar mais confortável para mexer.
    Então acho que a primeira preocupação é:

1. Linguagem que te deixar mais confortável
    2. Pilotar os frameworks que possam ajudar nas tuas tarefas
    3. Fazer POC no produto a testar para ver os prós e contras
    4. Respirar e ter calma

Ps: Dica: Antes de ficar marcando todo mundo em uma postagem, respira e tenha calma ao fazer uma pergunta. A coisa pode estar ruim, mas a comunidade ajuda. Ou pelo menos direciona para o caminho se for esforçado…