Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.



  • Obrigadão @Leonardo-Galani eu estava pensando em fazer na Interasys, acho que você deve conhecer, mas como há cursos mais baratos vou dar uma pesquisada melhor, obrigadão pelas dicas.



  • Eu acho que estou em um dilema parecido. Estou na dúvida se é uma boa prática desenvolver meus testes usando uma linguagem diferente do projeto. Por exemplo:

    Projeto em Node.js
    Testes em Python (usando uma branch diferente, para que os testes fique no mesmo projeto)



  • É isso e mercado também né, parece que no mercadão por ai a fora as linguagens mais pedidas pra automação são: C# e Java mesmo, dei uma pesquisada em algumas vagas de automação, o que mais vi foram essas duas e ruby.


  • MVP

    @brunodk90 disse em Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.:

    É isso e mercado também né, parece que no mercadão por ai a fora as linguagens mais pedidas pra automação são: C# e Java mesmo, dei uma pesquisada em algumas vagas de automação, o que mais vi foram essas duas e ruby.

    Sem esquecer que eles adora colocar algo tipo “construir um framework de automação e fazer sua manutenção”… heheheh



  • kkkkk podes crê.



  • @Rafa disse em Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.:

    Eu acho que estou em um dilema parecido. Estou na dúvida se é uma boa prática desenvolver meus testes usando uma linguagem diferente do projeto. Por exemplo:

    Projeto em Node.js
    Testes em Python (usando uma branch diferente, para que os testes fique no mesmo projeto)

    E por que nao usar protractor? http://www.protractortest.org/#/
    Fazer na mesma linguagem do projeto como o pessoal tem sugerido acima, voce tem a ajuda dos devs caso precise e tem muuuita coisa na internet pra te ajudar.

    Ja fiz testes automatizados em python, java, VB(deus me livre), atualmente trabalho mais com js (com protractor mesmo) e recomendo, ainda mais porque ele ja eh pensado para trabalhar com os elementos do angular e vai dar um adianto em alguns seletores e esperas.



  • Usa Python que é simples e de fácil manutenção!!! No entanto seja qual for a linguagem que vai escolher estuda as funções do selenium que é semelhando em todas as linguagens…
    No meu trabalho usamos Java em Mobile/API e Python 3+Behave no Desktop e nos projetos novos pensando em usar Python 3 com outros frameworks. Mercado acredito que exista em todas as linguagens…



  • Apesar de eu querer usar Python mesmo o projeto sendo em Node.JS, acredito que seria uma má prática criar uma branch específica apenas para colocar o código de teste, ainda mais quando se é preciso rodar os testes em CI para cada commit.

    O motivo na verdade é que eu não estou curtindo usar JS pra automatizar, sinto mais conforto em programar em python.



  • @Rafa disse em Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.:

    Apesar de eu querer usar Python mesmo o projeto sendo em Node.JS, acredito que seria uma má prática criar uma branch específica apenas para colocar o código de teste, ainda mais quando se é preciso rodar os testes em CI para cada commit.

    O motivo na verdade é que eu não estou curtindo usar JS pra automatizar, sinto mais conforto em programar em python.

    Não vejo problema de em criar uma branch diferente pra colocar os testes, no meu trabalho temos diversas aplicação, C++, JS, JAVA, temos um servidor de integração continua própria, pra automatizar uma feature temos um cartão no jira e cada cartão criamos uma branch no Git do automatizado, aonde cada cartão é validado e feito todo um processo de merge com o development e no final da sprint testado tudo em conjunto para ir na master. Mas isso dependo do tamanho do projeto e de cada empresa.



  • Branch diferentes dentro do mesmo repositório com codigo diferente é bem porco hein



  • @Leonardo-Galani No mesmo repositório aí feio, no meu caso cada projeto de teste tem sua branch e repositório, não mistura com o código do dev.



  • @brunodk90, @Leonardo-Galani, @Fred-Moreira, @acfreitas, @Ramses-Saccol-de-Almeida, estou iniciando na area de testes, aqui temos plataforma desenvolvida em WinCE e em multiplataforma (IOS e Android), para automatização qual a linguagem que recomendam, sobretudo para web e Mobile (IOS/Android)? Devo aprender linguagem JAVA ou JAVASCRIPT ou PHP?
    Qual a melhor ferramenta para automatizar em Mobile e web? Selenium ou Cucumber?
    Alguem me pode ajudar?
    Obrigado


  • MVP

    @ruireg Vamos com calma. A plataforma em WinCE seria algo tipo desktop…e nem sei como ajudar com isso…(sorry, realmente não sei…talvez o WinAppDriver…)
    Sobre mobile, não tenta ser generalista. Cucumber não tem nada a ver com automação. Ele é uma abstração para ter o que for fazer mais “claro em termos de regra de negócio” (minha opinião…). Selenium é para web…Appium pode ser uma boa se tu já tem conhecimento com selenium. No caso da linguagem : a que te deixar mais confortável para mexer.
    Então acho que a primeira preocupação é:

    1. Linguagem que te deixar mais confortável
    2. Pilotar os frameworks que possam ajudar nas tuas tarefas
    3. Fazer POC no produto a testar para ver os prós e contras
    4. Respirar e ter calma

    Ps: Dica: Antes de ficar marcando todo mundo em uma postagem, respira e tenha calma ao fazer uma pergunta. A coisa pode estar ruim, mas a comunidade ajuda. Ou pelo menos direciona para o caminho se for esforçado…