Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.

Bom dia, sou marinheiro de primeira viagem no mundo da automação de testes e estou querendo focar em uma linguagem de programação para poder automatizar, gostaria de saber se tem alguém que já passou por essa mesma situação duvidosa que estou passando e poderia me dar uma luz de qual das linguagens é mais usada no mundo da automação de testes. Desde já agradeço, obrigado.

Fala @brunodk90 qual a stack do seu projeto? Geralmente aconselhamos as pessoas que estão iniciando com automação, para utilizar a mesma linguagem que os Devs do seu time/projeto utiliza, assim dependendo do contexto, os Devs podem ter ajudar com dúvidas sobre a linguagem, mas também como fazer melhor uma arquitetura do seu projeto de automação, bem em boas práticas da linguagem e no reaproveitamento de código. Espero ter ajudado :)

Olá, bom dia.

Seja bem vindo, @brunodk90., e parabéns pela iniciativa.

Então, C# ou Java é praticamente uma discussão de boteco, hehehehe (não me leve a mal).

O que você tem que levar em consideração é a linguagem que o projeto foi desenvolvido, qual linguagem você e os Devs dominam e por aí vai. Por exemplo, não vejo muito sentido um projeto desenvolvido em C# ser automatizado usando Java e vice e versa. Para projetos Web e Mobile a questão é mais tranquila, uma vez que temos JavaScript dominado. Porém mais uma vez, vale olhar a stack do projeto e skills dos time.

No mais, é isso. Espero ter ajudo e boa sorte nesse novo desafio.

"Não duvido mais do que já suponho"
(Gandalf)

Pensamento sensato é :
Ao iniciar em automação, usar a linguagem, se possível, que a equipe de dev usa. Vai ser crucial caso precise de ajuda.
Caso não tenha um time “muito colaborativo”, mantem a mesma linguagem. Sempre tem um que ajuda (mesmo sendo uma ajuda porca…)

Obrigado pela ajuda @Fred-Moreira, @acfreitas, @Ramses-Saccol-de-Almeida, os projetos daqui são desenvolvidos usando C# mesmo, eu estou dando uma estudada em algumas apostilas que me passaram aqui, a dúvida mesmo surgiu por que vi um artigo na internet sobre automação de testes que falava que a maioria dos testers usam Java pra automatizar, daí fiquei na dúvida e vim pedir socorro kkk, mas obrigado mesmo pelo ajuda de vocês :)

Bom eu trabalho com automação a 5 anos.
O meu conselho é vai na linguagem que você tem mais domínio.
Se você vai trabalhar em consultoria você tem que ser multiplataforma.
Se você não manja de programação vai para a linha do VB. (Eu sei é porco, é old, but é facil)
A suite da hp é toda em VB e tem muito mercado. (HP ALM)
Você ainda pode usar o VBA para automatizar processos e geração de massa de dados até selenium da para usar pelo vba.

@brunodk90 disse em Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.:

Obrigado pela ajuda @Fred-Moreira, @acfreitas, @Ramses-Saccol-de-Almeida, os projetos daqui são desenvolvidos usando C# mesmo, eu estou dando uma estudada em algumas apostilas que me passaram aqui, a dúvida mesmo surgiu por que vi um artigo na internet sobre automação de testes que falava que a maioria dos testers usam Java pra automatizar, daí fiquei na dúvida e vim pedir socorro kkk, mas obrigado mesmo pelo ajuda de vocês :)

Por isso é importante saber a tecnologia/ linguagem que está testando, imagina se matar estudando java e daqui a pouco precisa testar algo em ruby?
No seu caso, como está iniciando, estar na mesma linguagem já te ajuda até em “soft skills” com os devs (bate papo maroto)…

Em março acho que vou começar um curso de automação pra melhorar meu conhecimento em automação de testes. Automação é o futuro na nossa área né. Sempre vão existir testes manuais, pois tem coisas que acredito que o computador não consegue pegar, isso é fato, mas meio que temos que nos tornarmos “Desenvolvedores Testers” kk, senão ficamos pra trás no mercado. É uma das minhas metas me aprofundar em C# para começar a implantar aqui onde trabalho e ser aprovado em alguns exames de certificação. Fico feliz de ter encontrado esse site as informações aqui estão me ajudando bastante nos meus estudos e obrigado mais uma vez pela dica mestre @Ramses-Saccol-de-Almeida :+1:

Espero que seja um curso barato no udemy ou algo do tipo… não tem motivos para gastar mais que 500 reais em qualquer merda de curso por ai que vai pegar um tutorial da internet e passar pra vc como se fosse supra sumo do conteúdo.

:)

Se vc quer realmente aprender .net, a microsoft tem o microsoft academy https://mva.microsoft.com/ que é inteiramente grátis.

Para qualquer outra linguagem vc tem o https://www.codecademy.com/learn/all

Se inglês for um problema para você, tem cursos bem baratos do udemy… :) salva esse $$ ai para quando tiver um ATC perto da sua casa ;)

Obrigadão @Leonardo-Galani eu estava pensando em fazer na Interasys, acho que você deve conhecer, mas como há cursos mais baratos vou dar uma pesquisada melhor, obrigadão pelas dicas.

Eu acho que estou em um dilema parecido. Estou na dúvida se é uma boa prática desenvolver meus testes usando uma linguagem diferente do projeto. Por exemplo:

Projeto em Node.js
Testes em Python (usando uma branch diferente, para que os testes fique no mesmo projeto)

É isso e mercado também né, parece que no mercadão por ai a fora as linguagens mais pedidas pra automação são: C# e Java mesmo, dei uma pesquisada em algumas vagas de automação, o que mais vi foram essas duas e ruby.

@brunodk90 disse em Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.:

É isso e mercado também né, parece que no mercadão por ai a fora as linguagens mais pedidas pra automação são: C# e Java mesmo, dei uma pesquisada em algumas vagas de automação, o que mais vi foram essas duas e ruby.

Sem esquecer que eles adora colocar algo tipo “construir um framework de automação e fazer sua manutenção”… heheheh

kkkkk podes crê.

@Rafa disse em Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.:

Eu acho que estou em um dilema parecido. Estou na dúvida se é uma boa prática desenvolver meus testes usando uma linguagem diferente do projeto. Por exemplo:

Projeto em Node.js
Testes em Python (usando uma branch diferente, para que os testes fique no mesmo projeto)

E por que nao usar protractor? http://www.protractortest.org/#/
Fazer na mesma linguagem do projeto como o pessoal tem sugerido acima, voce tem a ajuda dos devs caso precise e tem muuuita coisa na internet pra te ajudar.

Ja fiz testes automatizados em python, java, VB(deus me livre), atualmente trabalho mais com js (com protractor mesmo) e recomendo, ainda mais porque ele ja eh pensado para trabalhar com os elementos do angular e vai dar um adianto em alguns seletores e esperas.

Usa Python que é simples e de fácil manutenção!!! No entanto seja qual for a linguagem que vai escolher estuda as funções do selenium que é semelhando em todas as linguagens…
No meu trabalho usamos Java em Mobile/API e Python 3+Behave no Desktop e nos projetos novos pensando em usar Python 3 com outros frameworks. Mercado acredito que exista em todas as linguagens…

Apesar de eu querer usar Python mesmo o projeto sendo em Node.JS, acredito que seria uma má prática criar uma branch específica apenas para colocar o código de teste, ainda mais quando se é preciso rodar os testes em CI para cada commit.

O motivo na verdade é que eu não estou curtindo usar JS pra automatizar, sinto mais conforto em programar em python.

@Rafa disse em Automatizar testes utilizando C# ou Java eis a questão.:

Apesar de eu querer usar Python mesmo o projeto sendo em Node.JS, acredito que seria uma má prática criar uma branch específica apenas para colocar o código de teste, ainda mais quando se é preciso rodar os testes em CI para cada commit.

O motivo na verdade é que eu não estou curtindo usar JS pra automatizar, sinto mais conforto em programar em python.

Não vejo problema de em criar uma branch diferente pra colocar os testes, no meu trabalho temos diversas aplicação, C++, JS, JAVA, temos um servidor de integração continua própria, pra automatizar uma feature temos um cartão no jira e cada cartão criamos uma branch no Git do automatizado, aonde cada cartão é validado e feito todo um processo de merge com o development e no final da sprint testado tudo em conjunto para ir na master. Mas isso dependo do tamanho do projeto e de cada empresa.

Branch diferentes dentro do mesmo repositório com codigo diferente é bem porco hein

@Leonardo-Galani No mesmo repositório aí feio, no meu caso cada projeto de teste tem sua branch e repositório, não mistura com o código do dev.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.