Sikuli: funcionalidades comumente utilizadas

Oi pessoal!

Estou compartilhando alguns códigos de funcionalidades comumente utilizadas no Sikuli IDE que estão em meu repositório do GitHub.

  • captura_screenshot: descreve como implementar captura de printscreen de toda a tela (ou da janela que possui o foco) nos passos do script, salvando a imagem no diretório desejado, com nome personalizado e numeração automática, para gravar as imagens sem que haja sobreposição.

  • gera_CPF_aleatorio: descreve como implementar a geração randômica de CPF válido nos passos do script, informando no log do Sikuli o CPF que foi gerado.

  • gera_data_aleatoria: descreve como implementar a geração randômica de data válida nos passos do script, informando no log do Sikuli a data que foi gerada.

Breve overview sobre Sikuli

Para quem não conhece, Sikuli é uma ferramenta visual para automatizar e testar interfaces gráficas (GUI), baseando-se em reconhecimento de imagem para realizar ações na tela do computador do usuário, como por exemplo: clicar, mover o mouse e digitar, entre outras ações, podendo assim ser utilizada para testar software independentemente da interface utilizada, sendo plataforma web ou desktop - e até mesmo mobile, se você espelhar a tela do celular no PC!

O propósito do Sikuli é poder testar qualquer aplicação que apresente uma interface com o usuário. O Sikuli é baseado na linguagem Jython (Java + Python). A linguagem Python é utilizada para a criação da biblioteca, uma vez que apresenta uma curva de aprendizagem curta e pode ser integrada ao ambiente.


Carol Ciola

Gosto de gente assim… que coloca código no ar ao invés de post bullshit :)

Parabéns!

Eu só colocaria o código inteiro separado da versão de texto :) … de resto… parabéns ;)

@Leonardo-Galani disse em Sikuli: funcionalidades comumente utilizadas:

Gosto de gente assim… que coloca código no ar ao invés de post bullshit :)

Parabéns!

Eu só colocaria o código inteiro separado da versão de texto :) … de resto… parabéns ;)

Obrigada Leonardo!!

De início eu pensei em elaborar o post sem fazer “picado” assim, mas achei interessante detalhar cada trecho para quem ainda não tem muita familiaridade… segui o modelo do @thiagompereira nos posts dele do Automation For All :smile:


Carol Ciola

Sim… é bom fazer assim… foi só um plus a mais que sugeri :) tipo… clonar rep e “executar” ;)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.