BDD is not about testing

Da boca do próprio Dan North BDD is not about testing

Achei excelente a hora que ele demonstra o quanto o Syllabus (BSTQB) não faz a menor ideia do que significa TDD.

Disclaimer: Sim eu tenho certificação ISTQB e se pudesse eu voltaria no tempo para me dar um murro na cara e não fazer essa bos**.

Treta: ON
E BSTQB por acaso sabe de alguma coisa? huehuehue…
Treta : OFF

"Testers writing hudreds of “BDD’s”"
Já essa frase magoa muita gente…
Ótimo texto…
Ps: Em um dos slides eu vi que o “swift” suporte o CAT?? Really?? :astonished:

A teoria em si do BDD é muito boa, está sendo tema da minha monografia, inclusive.

Mas a visão que tive ao desenvolver o trabalho foi de que o tester no BDD acaba atuando inicialmente como analista de requisitos.

E como a chave de um bom teste está no bom entendimento dos requisitos, acaba valendo a pena (embora vc gaste o dobro de tempo porque tem que desmembrar os requisitos iniciais para maior detalhamento junto ao cliente).

BDD tem tanto prós quanto contras…

Carol Ciola

BDD sempre será visto como teste uma vez que o pessoal estará muito inclinado a utilizar Gherkin. Com isso muitos conseguem traduzir um Caso de Teste padrão IEEE 829 em um “documento de teste ágil” utilizado o Given-When-Then como um Critério de Aceite para complementar uma User Story.
Muita gente ainda vende isso sem ao menos saber de onde saiu o BDD, porque ele foi criado e para que serve realmente. :(

Usar o conceito de Critério de Aceite, pra mim, é mandatório hoje mas que não deve ser aplicado para ter a “documentação viva” que o John Ferguson prega (aliás alguém já tentou usar o mesmo critério de aceite pelo método de BDD para automatizar diversos níveis de teste?)

O conceito frente a isso de Specification by Example do Gozko é muito melhor e não gera esse senso de BDD == Testes.

Para quem gosta de descrever cenários usando o Given-When-Then, o Alister Scott tem um ótimo post sobre isso.
https://watirmelon.blog/2015/11/20/the-10-dos-and-500-donts-of-automated-acceptance-testing/

Abraços!

@eliasnogueira

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.