Testar streaming de Audio no Android

Pessoal, boa tarde !

Vou começar em um projeto novo aqui em que o produto vai ser um app de streaming de audio, um rádio online pra ser mais preciso.

Surgiu a duvida aqui de como fazer esses testes de forma automatizada. No caso, sempre que o user der play, verificar se o audio está tocando/em buffer.

Dei uma pesquisada no google e não achei muita coisa interessante. Queria saber se alguém já trabalhou ou tá trabalhando com isso no momento e tem alguma dica/ referencia pra como trabalhar com isso. Thanks !

alt text

Josenildo Amorim

Tá, perai…vamos tentar separar…Quando tu fala “de alguma forma automatizada”…No que está pensando em validar?
Se tem som? Se a interface está ok? Se recebeu a música para “tocar em buffer”?
Fala mais ai as tuas idéias de validação que a gente pode chegar em um denominador “bacana”…

Cara… eu trabalho com audio e video e streaming…

É um teste CHATO PRA CARALHO… :)
depende muito do setup …de que ferramentas de stream vc ta usando… e de como vc ta fazendo esse stream…
A gente usa aqui o RTMP para nginx para inputs de camera e output de stream… isso torna as coisas mais faceis… /o/

usa FFMPEG para gravar a stream que vc vai fazer e usa FFPROBE para saber se existe uma stream de audio no endereço fornecido., rs

Tem ferramentas como SOX que te fornecem info na aplitude de frequencia… mas para testar se o som que vc ta transmitindo é o que vc tá ouvindo… é ai que vc vai precisar do engenheiro de som…rsrs se não precisar disso… essas 3 ferramentas podem te ajudar…

Eu quero preparar um POST gigante sobre como está sendo meu processo de automatizar validação de SYNC de audio e video em streams… ;)

@Leonardo-Galani DEMOROOU!!! Para de ficar comendo croissant e faz logo ae pow…AUEUAEUHAUHEUHAE

@Ramses-Saccol-de-Almeida Eu consegui fazer para studio que faz a junção de videos e audios… ficou perfeito… mas para stream cagou tudo…

Estou refazendo… e tive que fazer videos com marcações de imagem e som… até aprender como usar after effects… foi um parto… sou mto burro :( :wolf:

@Ramses-Saccol-de-Almeida
no caso a validação que eu quero fazer inicialmente é se recebeu o audio pra “tocar em buffer”.

viajando um pouco mais nas ideias, acho que seria interessante validar talvez se o audio que está tocando é o mesmo recebido da API (não sei se faz sentido o que estou falando haha)

questão da interface e se tem som acho (veja bem, acho !) que seja mais simples de verificar, a duvida maior mesmo é o que falei na primeira frase mesmo.

Josenildo Amorim

@Leonardo-Galani disse em Testar streaming de Audio no Android:

Cara… eu trabalho com audio e video e streaming…

É um teste CHATO PRA CARALHO… :)
depende muito do setup …de que ferramentas de stream vc ta usando… e de como vc ta fazendo esse stream…
A gente usa aqui o RTMP para nginx para inputs de camera e output de stream… isso torna as coisas mais faceis… /o/

usa FFMPEG para gravar a stream que vc vai fazer e usa FFPROBE para saber se existe uma stream de audio no endereço fornecido., rs

Tem ferramentas como SOX que te fornecem info na aplitude de frequencia… mas para testar se o som que vc ta transmitindo é o que vc tá ouvindo… é ai que vc vai precisar do engenheiro de som…rsrs se não precisar disso… essas 3 ferramentas podem te ajudar…

Eu quero preparar um POST gigante sobre como está sendo meu processo de automatizar validação de SYNC de audio e video em streams… ;)

Curioso para ler :godmode:

https://linux.die.net/man/1/soxexam

-n stats recebe maxima e minima amplitude do espectro… ou seja… sinal que tenha amplitude baixa… geralmente é silencio… e não é isso que vc quer…

nos meus scripts eu verifico se é maior que 0.1 e menor que -0.1 … dependendodo seu teste… aumentar um pouco… ( as configurações do seu mixer de volume pode influenciar …

Um teste simples END-to-END seria vc usar o ffmpeg para cortar um pedaco do stream e bater com sox… :)

foi a primeira coisa que fiz quando cheguei aqui… e começamos a pegar cagadas de nego que desligava o processamento de audio sem querer… tinha stream de som… mas era silencio… ou um ruido bem baixo…

MAS pode dar falso positivo para “white noise” … XD é fods…

@josenildoamorim disse em Testar streaming de Audio no Android:

@Ramses-Saccol-de-Almeida
no caso a validação que eu quero fazer inicialmente é se recebeu o audio pra “tocar em buffer”.

viajando um pouco mais nas ideias, acho que seria interessante validar talvez se o audio que está tocando é o mesmo recebido da API (não sei se faz sentido o que estou falando haha)

questão da interface e se tem som acho (veja bem, acho !) que seja mais simples de verificar, a duvida maior mesmo é o que falei na primeira frase mesmo.

Cara,
Vamos destrinchar mais isso dai…
Como tu vai receber essa música?
Depois de receber, vai guardar temporariamente e deletar? Vai ficar em temp até o temp ser removido?

Não sei se notou que cada pergunta pode te direcionar a um tipo de teste…E com isso tu sabe o que procurar o que pode automatizar ou não…:ok_hand:

@Ramses-Saccol-de-Almeida vou receber através da API uma url que o app vai entregar ao jwplayer para ele tocar (não sei se essa era a resposta hehe)

só uma pequena correção: não é uma musica, é um audio ao vivo: é um app de rádio.
o audio vai ficar armazenado temporariamente, mas como é ao vivo, acredito que quando receber o proximo “pacote”, ele deleta o anterior.

Josenildo Amorim

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.