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Testar streaming de Audio no Android



  • Pessoal, boa tarde !

    Vou começar em um projeto novo aqui em que o produto vai ser um app de streaming de audio, um rádio online pra ser mais preciso.

    Surgiu a duvida aqui de como fazer esses testes de forma automatizada. No caso, sempre que o user der play, verificar se o audio está tocando/em buffer.

    Dei uma pesquisada no google e não achei muita coisa interessante. Queria saber se alguém já trabalhou ou tá trabalhando com isso no momento e tem alguma dica/ referencia pra como trabalhar com isso. Thanks !

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  • MVP

    Tá, perai…vamos tentar separar…Quando tu fala “de alguma forma automatizada”…No que está pensando em validar?
    Se tem som? Se a interface está ok? Se recebeu a música para “tocar em buffer”?
    Fala mais ai as tuas idéias de validação que a gente pode chegar em um denominador “bacana”…



  • Cara… eu trabalho com audio e video e streaming…

    É um teste CHATO PRA CARALHO… :)
    depende muito do setup …de que ferramentas de stream vc ta usando… e de como vc ta fazendo esse stream…
    A gente usa aqui o RTMP para nginx para inputs de camera e output de stream… isso torna as coisas mais faceis… /o/

    usa FFMPEG para gravar a stream que vc vai fazer e usa FFPROBE para saber se existe uma stream de audio no endereço fornecido., rs

    Tem ferramentas como SOX que te fornecem info na aplitude de frequencia… mas para testar se o som que vc ta transmitindo é o que vc tá ouvindo… é ai que vc vai precisar do engenheiro de som…rsrs se não precisar disso… essas 3 ferramentas podem te ajudar…

    Eu quero preparar um POST gigante sobre como está sendo meu processo de automatizar validação de SYNC de audio e video em streams… ;)


  • MVP

    @Leonardo-Galani DEMOROOU!!! Para de ficar comendo croissant e faz logo ae pow…AUEUAEUHAUHEUHAE



  • @Ramses-Saccol-de-Almeida Eu consegui fazer para studio que faz a junção de videos e audios… ficou perfeito… mas para stream cagou tudo…

    Estou refazendo… e tive que fazer videos com marcações de imagem e som… até aprender como usar after effects… foi um parto… sou mto burro :( :wolf:



  • @Ramses-Saccol-de-Almeida
    no caso a validação que eu quero fazer inicialmente é se recebeu o audio pra “tocar em buffer”.

    viajando um pouco mais nas ideias, acho que seria interessante validar talvez se o audio que está tocando é o mesmo recebido da API (não sei se faz sentido o que estou falando haha)

    questão da interface e se tem som acho (veja bem, acho !) que seja mais simples de verificar, a duvida maior mesmo é o que falei na primeira frase mesmo.





  • @Leonardo-Galani disse em Testar streaming de Audio no Android:

    Cara… eu trabalho com audio e video e streaming…

    É um teste CHATO PRA CARALHO… :)
    depende muito do setup …de que ferramentas de stream vc ta usando… e de como vc ta fazendo esse stream…
    A gente usa aqui o RTMP para nginx para inputs de camera e output de stream… isso torna as coisas mais faceis… /o/

    usa FFMPEG para gravar a stream que vc vai fazer e usa FFPROBE para saber se existe uma stream de audio no endereço fornecido., rs

    Tem ferramentas como SOX que te fornecem info na aplitude de frequencia… mas para testar se o som que vc ta transmitindo é o que vc tá ouvindo… é ai que vc vai precisar do engenheiro de som…rsrs se não precisar disso… essas 3 ferramentas podem te ajudar…

    Eu quero preparar um POST gigante sobre como está sendo meu processo de automatizar validação de SYNC de audio e video em streams… ;)

    Curioso para ler :godmode:



  • https://linux.die.net/man/1/soxexam

    -n stats recebe maxima e minima amplitude do espectro… ou seja… sinal que tenha amplitude baixa… geralmente é silencio… e não é isso que vc quer…

    nos meus scripts eu verifico se é maior que 0.1 e menor que -0.1 … dependendodo seu teste… aumentar um pouco… ( as configurações do seu mixer de volume pode influenciar …

    Um teste simples END-to-END seria vc usar o ffmpeg para cortar um pedaco do stream e bater com sox… :)

    foi a primeira coisa que fiz quando cheguei aqui… e começamos a pegar cagadas de nego que desligava o processamento de audio sem querer… tinha stream de som… mas era silencio… ou um ruido bem baixo…

    MAS pode dar falso positivo para “white noise” … XD é fods…


  • MVP

    @josenildoamorim disse em Testar streaming de Audio no Android:

    @Ramses-Saccol-de-Almeida
    no caso a validação que eu quero fazer inicialmente é se recebeu o audio pra “tocar em buffer”.

    viajando um pouco mais nas ideias, acho que seria interessante validar talvez se o audio que está tocando é o mesmo recebido da API (não sei se faz sentido o que estou falando haha)

    questão da interface e se tem som acho (veja bem, acho !) que seja mais simples de verificar, a duvida maior mesmo é o que falei na primeira frase mesmo.

    Cara,
    Vamos destrinchar mais isso dai…
    Como tu vai receber essa música?
    Depois de receber, vai guardar temporariamente e deletar? Vai ficar em temp até o temp ser removido?

    Não sei se notou que cada pergunta pode te direcionar a um tipo de teste…E com isso tu sabe o que procurar o que pode automatizar ou não…:ok_hand:



  • @Ramses-Saccol-de-Almeida vou receber através da API uma url que o app vai entregar ao jwplayer para ele tocar (não sei se essa era a resposta hehe)

    só uma pequena correção: não é uma musica, é um audio ao vivo: é um app de rádio.
    o audio vai ficar armazenado temporariamente, mas como é ao vivo, acredito que quando receber o proximo “pacote”, ele deleta o anterior.