Web/API Estrategia de Teste

Ola gente !! Eu estou montando uma estrategia de teste aqui em um site, e queria saber se existe alguma boa pratica ou se voces aconselham eu a seguir algum modelo.

Atualmente eu tenho esse cenario:

WebSite 1 <-> API <-> Mobile

Para testar o WebSite eu vou usar Selenium e para o Mobile Robotium (Nao eh meu framework favorito de mobile, mas os devs vao ajudar tambem e eles ja possuem conhecimento nesse framework).

Minha maior duvida eh se eu testo toda a UI parte primeiro que inclusive eh a mais facil e depois faco a parte da integracao do Site com a API mockeando as respostas de mobile OU se eu faco a UI parte e ja faco a parte da integracao mockeando o mobile no mesmo fluxo.

Questao eh mais relacionada qual eh o melhor fluxo. Se eu fizer toda a UI primeiro e depois fazer a parte da integracao, eu vou continuar fazendo os testes de regressao manual ate ter todo o fluxo (Vai acabar mais rapido para focar na parte da integracao, mas ainda farei a parte da integracao por um bom tempo) ou se eu faco a parte de UI e de integracao um logo apos do outro e depois sim que passo pro proximo cenario ( Demoraria mais e ainda assim iria ter um bom backlog de regressao de testes manuais, mas uma vez feita eu nao precisaria voltar de novo). Qual o melhor na opiniao de voces ? Eu estou levando bastante em consideracao o quanto as pessoas ficariam frustradas porque o comeco iria demorar bem mais pra ter algum retorno com valor para o pessoal de business

EU acho que ter levantando do que vai usar pela API, para fazer a integração e depois pensar na UI é uma boa prática.
Galera fica muito “agitada” em testar UI, mas boa parte dos erros de UI derivam de retorno da API de um modo não visto em testes unitários e afins.

Aqui eu faço assim: primeiro entendo o que a API faz. Quais campos ela pede em um POST/PUT, o que ela retorna em um GET, se retorna tudo que eu inseri e tals. Isso ajuda e muito a entender a regra de negócio. Depois disso eu penso nos cenários e testo pelo UI. Se rolar algum erro, faço o mesmo cenário por curl ou um postman da vida para descobrir se foi falha na request feita pelo Front ou na API mesmo.
Aliás, o Postman é uma boa para escrever alguns testes para a API. Aqui onde trabalho temos uma conta compartilhada onde fazemos exemplos de chamadas. Isso é bom para ajudar ao time todo entender o que todas APIs fazem, em como usa-las, etc…

Mas claro que nada testa melhor a API do que testes unitários hehe.

A não ser que exista processamento frontend ( js ) e que depois é feito um POST / PUT, não vejo pq deixar testar API depois.
Mesmo pq com isso vc já cobre metade da sua estrutura… de resto… as 2 respostas aqui em cima já estão meio que falando tudo :)

Entao exatamente por causa que algumas paginas sao em js (Eles estao migrando e tudo vai ser feito em js) eu estava pensando em comecar so frontend e depois fazer a parte da API, mas talvez fazer a parte de frontend e da API ao mesmo tempo seja melhor mesmo. Obrigada pessoal !

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.