Love Quality? Become a Developer!

10

Gostaria de compartilhar com o pessoal daqui esse artigo que escrevi para pegar algumas opiniões e feedbacks!

Love Quality? Become a Developer!

Em geral gostei do texto cara. Realmente, a role de QA antiga, o tal do analista de teste, tester, testador… tem que evoluir para um cara mais técnico sim, até por causa da multidisciplinaridade das equipes. Vou além e digo que não só tem que ser dev, mas conhecer um pouco mais sobre tudo que envolve o teu produto desde design ate o publico que se esta lidando.

Só quero deixar um OBS sobre essa frase:
“The reality that very few are willing to admit for the sake of their own jobs is that if you have developers capable enough to care about quality, the team will be better off without a person that can act only as a QA”

Não que eu tenha medo ou queira manter meu trabalho, mas eu de fato acredito que seja importante ter um QA na equipe. Sim, importante conhecer o projeto do inicio ao fim, saber também sobre scrum, dev, UX e quem sabe ajudar até o PO, mas acho importante que na hora certa, cada um tenha o seu papel para ninguém ficar sobrecarregado.

Eu não sei tudo de código, to estudando dev em android e iOS pra ajudar a galera da equipe, e vejo que as vezes é tenso pra caramba ! Imagina você ter algo complexo pra fazer, talvez algo que nunca viu, prazo apertado, ter que automatizar, refatorar, testar… ufa ! Acho que separar as atividades (não o time, veja bem) faz bem.

Enfim, minha (longa opinião). Parabéns pelo texto. Adorei o Lipstick on a pig ahahha (imagens/ gifs seriam bons hehe) :pig:

Josenildo Amorim

Obrigado @josenildoamorim pelo feedback, concordo plenamento com seu comentário.

The reality that very few are willing to admit for the sake of their own jobs is that if you have developers capable enough to care about quality, the team will be better off without a person that can act only as a QA.

Eu já perdi um trampo pq falei algo do tipo… e não me arrependo :)

@Leonardo-Galani hahaha, boa!

Btw, excelente artigo :) :+1:

@Leonardo-Galani muito obrigado cara!

Muitas vezes ouvi o CTO falar isso na empresa que trabalho: qualidade não é responsabilidade do QA, mas do time. Se quem fez o sistema não fez teste unitário e não teve a menor curiosidade de ver seu trabalho no ar, não espere que o QA levante todos os problemas que haverão.

Concordo plenamente! Ótimo post! Parabéns, man!

Eu não quero exagerar o tópico, mas cara…
alt text

Excelente post. Já passei para alguns lerem…

@Thiago-Lipovscek obrigado, que bom que gostou!

@Ramses-Saccol-de-Almeida hahaha, muito obrigado cara!

@Juraci-Vieira ótimo artigo. vou repassar para os QAs aqui da empresa.
O QA tem que ter o minimo de conhecimento técnico, porém, outro conhecimento importante para o QA em um time é o conhecimento sobre o negócio.
Eu sempre faço uma diferenciação entre QA e Tester.
QA é o cara que tem um senso crítico apurado, conhecimento técnico e um grande conhecimento sobre o negócio. Ou seja, ele não aprova o trabalho do dev, ele conduz o dev a fazer seu trabalho com qualidade ( o conhecimento técnico e do negócio são fundamentais pra isso).
Tester somente recebe um caso de teste e executa.

@Anderson-Tavares Que bom que gostou! Obrigado.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.