Ferramentas para inspeção de objetos em apps

Fala, pessoal!
A galera que costuma testar mobile: qual ferramenta vcs usam para inspecionar os elementos de tela de um app android? Eu estava usando o UIAutomatorViewer, mas, mas ele tá meio bugado aqui, e achei válido procurar por alternativas.

Opa beleza? Olha sobre isso, eu basicamente ou olho pelo código ou pelo uiautomatorview. Ele ainda não me gerou problemas.
Sei que para apps híbridos, o chrome tem como visualizar.
Mas acho que seria mais interessante tu ver o que “anda” bugado pelo uiautomator.
Eu nunca tive problemas com ele. Já tive de apps não terem identificadores e dai eu precisar ver/configurar alguns para rodar os testes.

Ps: O appium.app tem um inspector também, mas basicamente ele mostra o que o uiautomatorview mostra, mas se quiser arriscar…

Oi, Ramses,
Entrão, quando eu abro o uiautomatorviewer, e, quando clico em Device Screenshot me retorna:

Error taking device screenshot: EOF

Vou tentar reinstalar o Android SDK e redefinir as variaveis no .bashrc para ver se resolve. Se eu conseguir solucionar, posto aqui, e digo qual foi a solução (se reinstalar não resolver)

Pergunta marota, em emulador , device físico ou ambos esse erro?

Então, costumo testar sempre em device físico. Vou checar em emulador se rola o mesmo erro…

Pelo emulador funciona… vou ver com outro device físico.

Pode ser questão de permissão. Da uma lida sobre developer options do Android e quando tu conecta um aparelho, em um PC que tenha o sdk do Android instalado, pode ver se ele reconhece a conexão certo rodando, no terminal, “adb devices”. Isso mostra o “id” do dispositivo.

Complementando com algumas alternativas…

• Se você estiver usando o Appium para automação tu deves parar o servidor caso ele mesmo tenha aberto a app
  • Executar o adb devices, como o ramses comentou e ver se o emulador/dispositivo é listado
  • Executar add kill-server & start-server para recriar a conexão com o add

Fala pessoal,
Então, pelo adb eu consigo ver meu device, e consigo interagir com elementos pelo console do calabash, o que me levrou a crer que não era config de desenvolvedor no meu device
Já havia tentado matar o server e startar novamente, também não resolveu. Tentei também matar o test server do calabash, para ver se ele não estava concorrendo com o device, mas não rolou

Hummm… Então vamos entrar em mais detalhes…
Qual a versão do teu Android SDK Build Tools?
E a versão do Android que tu estás tentando inspecionar.

Havia um problema no Windows com o UiAutomatorViewer na questão da versão do Build Tools pelo suporte de 32bit

@Thiago-Lipovscek disse em Ferramentas para inspeção de objetos em apps:

Fala pessoal,
Então, pelo adb eu consigo ver meu device, e consigo interagir com elementos pelo console do calabash, o que me levrou a crer que não era config de desenvolvedor no meu device
Já havia tentado matar o server e startar novamente, também não resolveu. Tentei também matar o test server do calabash, para ver se ele não estava concorrendo com o device, mas não rolou

Dependendo da versão, dá uma olhada se ao conectar o aparelho ele não fica em “carregando apenas”…Isso pode “pentelhar” na hora de conectar.

Tá, deixa eu entender: Antes o problema era no UIAutomatorView, isso foi resolvido?

Como Chico Picadinho: vamos por partes! Hehe

@Elias-Nogueira meu Build Tools tá na versão 24.0.2. O device está na versão 5.1.1. Eu estou usando Ubuntu 14.04

@Ramses-Saccol-de-Almeida O padrão é assim: aparece o erro que eu mostrei na hora, e em seguida aparece no meu cel o modal para permitir o debug. Já marquei para lembrar dessa decisão, mas o erro continua aparecendo no uiautomatorviewer (embora não apareça mas o modal no device)

@Thiago-Lipovscek disse em Ferramentas para inspeção de objetos em apps:

Como Chico Picadinho: vamos por partes! Hehe

@Ramses-Saccol-de-Almeida O padrão é assim: aparece o erro que eu mostrei na hora, e em seguida aparece no meu cel o modal para permitir o debug. Já marquei para lembrar dessa decisão, mas o erro continua aparecendo no uiautomatorviewer (embora não apareça mas o modal no device)

Tenta limpar a parte de permissão e tentar usar sem o uiautomatorviewer alguma coisa que te peça permissão. Algo tipo instalar via linha de comando, normalmente primeira vez que tu tenta, ele pede permissão…
(acho que no develop options , tem a opção de revogar as autorizações de depuração.)
Já aproveita lá e dá uma olhada se isso está ativo… :+1:

Cara, desliga o Use Host GPU… se tu usa o Ubuntu pode ser isso (já deu problema comigo com o host GPU).

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.