Analista de Teste no modo ágil

Pessoal,

Estou com uma dúvida em relação ao papel e função do Analista de Teste nos processos ágeis.
Muito do que li entendi que o Analista de teste irá apoiar tanto o Analista de Negócio ao levantar requisitos e testes de aceitação quanto o desenvolvedor para realizar o seus testes. Tudo isso feito de uma forma paralela na sprint. Porém, ao finalizar a codificação o Analista de Testes deveria testar o que foi implementado e acabaríamos de uma certa forma caindo no modelo cascata. Onde o Analista de Teste encontra erro, passa pro desenvolvimento e por aí vai… Algúem poderia me dar uma luz em como funcionaria a sprint (Pode desenhar que é bom. rs) ?

Abs

Ronaldo, vou dar a minha contribuição para tentar esclarecer sua dúvida.

Meu dia a dia se resume assim, minhas atividades junto ao Analista de Negócio é questionar junto ao cliente o máximo que for possível para que tanto eu quanto o time conseguimos entender melhor os desejos do cliente, facilitando assim o planejamento das tarefas.

Uma vez as user stories definidas junto dos seus critérios de aceitação, os Dev’s do meu time praticam TDD e começam a desenvolver as user stories e eu enquanto isso vou pensando nas estratégias de testes, em qual nível vou automatizar o que. Durante o desenvolvimento os Dev’s me chamam para que possamos juntos aumentar a cobertura dos testes unitários e dependendo da maturidade o tester também escreve testes unitários e ainda pode desenvolver.

Dependendo do projeto cabe algum testes de integração e ainda esses testes variam com as práticas aplicadas como BDD, ATDD e etc… isso pode variar de cada time com a prática que é aplicada.

O que automatizo no final a nível de interface focamos em smoke testes mas é o mínimo apenas as funcionalidades críticas mesmo, muitas das vezes no meu cenário atual nem tem interface gráfica, pois o negócio da minha empresa, gira em torno de integração entre operadoras de telefonia, bancos, dotz e locadora de veiculos.

Mas um tester tem sim diversas atividades desde o início e os possíveis bugs são encontrados desde o início do desenvolvimento, não só no final.

Bom não sei se me expressei bem, mas podemos ir discutindo mais sobre suas dúvidas.

Consulte:

http://www.infoq.com/br/presentations/testador-equipe-agil
http://www.fredmoreira.com/2014/08/50centsagiletesting.html

Pode te ajudar :)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.