Ajuda com testes envolvendo pagamento (cartões de crédito e vouchers)

Boa tarde pessoal, tudo certo?

Recentemente comecei num projeto em que terei de testar a integração de um app com Software Express e Ticket. Hoje já temos a integração feita para cartões de crédito, mas a ideia é começar a integrar com vouchers.

Estou bastante apreensivo, pois é a primeira vez que faço esse tipo de teste que envolve dinheiro (e a pressão está bem grande para que não escape nenhum bug por mim). Alguém tem algum material, post de blog, video, dica etc? Preciso de um norte com certa urgência. Não participei das plannings e tenho pouca noção das etapas que envolvem o pagamento, para ajudar…

Já fui para o Google mas tem quase nada sobre isso, a maioria dos artigos que eu vi são mais relacionados à formas de implementação etc.

Valeu galera.

Bruno

@bfirmino, boa noite.

Acredito que você não participar das plannings não faz sentido e gera uma certa dificuldade. Não vou entrar nos méritos aqui, uma vez que tem diversos materiais legais na Internet falando sobre integração de equipes e silos funcionais.

Sobre os testes, você deve focar nos testes de integração e segurança, focando no lado de vocês. Você não deve se "preocupar’ com APIs de terceiro. Digo que você não deve se preocupar acreditando que a escolha foi feita seguindo alguns critérios que devem lhe dar essa tranquilidade.

Para direcionar melhor os testes, você deve estar próximo dos Devs e entender o que está rolando. Só assim você vai conseguir identificar os riscos e direcionar melhor seus testes. Você também deve investir um esforço em alinhar as expectativas, “bug zero” é uma expectativa bem alta e com grandes chances de frustrações.

No mais, é isso. Todo sucesso neste desafio. Abraços e conte comigo para demais dúvidas e discussões.

"Não duvido mais do que já suponho"
(Gandalf)

Não faz o menor sentido você ser pressionado e não ter participado das plannings, como que vão te pressionar pra não deixar passarem bugs se vc não tem pleno entendimento do negócio? Pior é que já passei por uma situação similar há alguns anos atrás… recomendo “encher o saco” de todo mundo envolvido no projeto pra te explicarem minuciosamente como as coisas funcionam.

O Antônio Carlos falou tudo! Apenas reitero a importância de fazer testes de integração, nesse contexto é essencial. Procure também testar em algum ambiente o mais similar possível ao de Produção.

Abs

Cara, tu testa, não efetua passos de magia ou é vidente.
Acho melhor colocar um pouco de “norte” é pedindo apoio a quem desenvolveu ou quem cuide do negócio.
Quando tu falou em planning ficou entendido que é desenvolvimento com metodologias ágeis (ou algo similar). Puxa o responsável pelo negócio e puxa quem desenvolveu para pegar dicas.
Já deixa isso bem pontuado.
Outra coisa: Questão de segurança, se tu não tem skills melhor já avisar. Pois os “managers” da vida acham que se testa tudo…
alt text

@acfreitas @stefanteixeira @Ramses-Saccol-de-Almeida Obrigado pessoal! Embora tenham mudado um pouco os planos (fui desligado da empresa antes de conseguir executar os tais testes), tenho certeza que todas as informações disponibilizadas aqui foram muito úteis, não só para mim quanto para outros testers que se encontrarem na mesma situação. Cheers!

@bfirmino triste você ter sido desligado, mas pelo cenário que falou, era um ambiente bem dificil de se trabalhar, já que te botavam uma pressão sem te dar o necessário pra resolver os problemas. boa sorte pra ti ! sobre pagamentos online caso ainda queira aprender, conheço algumas pessoas que trabalham com isso (que não estão aqui no forum, infelizmente) e posso te passar contato.
boa sorte pra ti !

Josenildo Amorim

Não sei se isso ajuda…

Eu trabalhava com cartões, o que eu testava:
- Pagamento;
- Pagamento com cartão sem limite;
- Pagamento com um valor maior que o permitido por dia;
- Erro de senha;
- Erro de senha 3x;
- Todos os tipos de bandeiras;
- Cartão Vencido;
- etc…

Depende do tipo de integração, os tipos de resposta que o sistema deve exibir…

​Att,

Maicon William
Analista de Testes

Email: maicon.santos5@fatec.sp.gov.br

Bom dia,

Acredito que o ponto inicial para que os seus testes sejam feitos dentro do esperado, é que você esteja bem alinhado ao projeto, sendo assim se eu estivesse no seu lugar primeiramente alinharia o background do projeto, pois deve ficar transparente para a equipe que, o trabalha que você vai fazer não é o famoso “agora é só testar”.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.