docker-compose + testes ui

Galera, quem estava querendo estudar docker? agora tem uma desculpa! (uma ajuda tb)

Eu fiz um repositório para um inicio rápido, do entendimento de um ambiente montado com docker-compose testando uma aplicação

usando selenium2 + chrome driver + behat com docker

repo: https://github.com/ptcmariano/quick-start-docker-compose-behat-selenium

Quem puder seguir o README.md e ver se roda legal. Qualquer dúvida coloca aqui no tópico.

Contribuições são bem vindas!

PS: Valeu @stefanteixeira seu repo (https://github.com/stefanteixeira/demo-testing-compose) que me inspirou. :D

Cordialmente,
Paulo Mariano

E ai @Paulo-Tiago-Mariano Beleza?!

Parabéns pela iniciativa! :+1:
Estou utilizando docker no projeto atual, vai ajudar bastante ! :metal:

@jcarlo.anast beleza JC! Valeu. Se precisar chama.

@Paulo-Tiago-Mariano disse em docker-compose + testes ui:

Ajuda ai @Diegao89

AJUDA O MALUKO QUE TÁ LÁ DOENTE
alt text

Mas tirando a zuera, muito bom o exemplo…

Boa @Paulo-Tiago-Mariano
Já to forkando!!! :)

Boa @Paulo-Tiago-Mariano! E valeu pela lembrança :smile:

Olá,

Desculpe por ressuscitar o tópico, mas confesso que eu não estou por dentro do docker ainda.

Quais são as vantagens de usar o Docker em nossos testes (UI/API)?

Fala @Rafa , tranquilo, o assunto ainda é quente e precisa de discussão nesse sentido.

Sobre as vantagens, a principal é de estar alinhado com a entrega do produto, se seu produto está sendo entregue com docker, faz muito sentido você seguir o time e fazer com que tenha os testes efetivos nesse ambiente também. Isso faz muito sentido pra mim, pois os times que trabalho fazem entregas de produtos de software para usuários finais. Se estiver em outro contexto e queria compartilhar, podemos entender melhor o uso para seu contexto.

Sobre o docker-compose em especifico a ferramenta é para montar o ambiente de docker com facilidade, seja o ambiente de desenvolvimento ou de testes. Nele você configura (através do arquivo Compose) os serviços utilizados na sua aplicação, então com um comando cria e inicia os serviços da sua configuração.

Referência: https://docs.docker.com/compose/overview/
"Compose is great for development, testing, and staging environments, as well as CI workflows. "

Se tiver sugestões sobre o repo, contribua. Abs.

@Rafa A facilidade de se montar seu ambiente com docker é que vc tem certeza que o que está rodando localmente na maquina do dev é o que vc estará rodando nas maquinas de integração continua e o que estará rodando provavelmente em produção.

Isso vale também para ter containers com teste separados (se vc tem um teste end-to-end e suas dependências de teste não fazem sentido no repositório principal) onde vc pode rodar eles em qualquer lugar e criar pipelines em seu processo de integração continua sem se preocupar muito com setup.

Mas lembrando que se usar docker-compose, rodar os testes fora desse contexto pode ser problemático (pq as referências a apps é feita por nomenclatura e não por endereços)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.