Informações gerais sobre sherlock QA

10

alt text

Olá Pessoal,

Eu venho empurrando esse projeto com a barriga faz um bom tempo.
Tentei começar esse projeto com alguns colegas de trabalho porém cada hora aparecia algum framework mais legal e um jeito mais HYPE de fazer a mesma coisa… maldito nodejs … (mentira… seu lindo ;) )

Com isso acabamos por não focar em nada e o projeto não saiu do “hello world”.

Como esse ano eu estava afim de melhorar minhas skillz de python e de quebra aprender Flask, me propus tirar o sherlock da ToDo list e começar a fazer

TL:DR

Eu farei um post sobre o processo do sherlock em breve.

O Sherlock é um Test Manager em faze alpha de experimentação… Não está apto para produção ainda

para vocês verem um demo funcional do garoto rodando:

http://138.68.54.11/ (vai ficar de pé enquanto ninguém derrubar …rs… estou vendo uma forma de manter o unicorn rodando… ja que o supervisor não está me ajudando… )

O repositório do projeto está aqui:
https://github.com/leoGalani/sherlock

Eu criei essa categoria para ser específica para o Sherlock.
Duvidas, críticas, críticas, feature request, bug report (usa issue do github tb plox)

Estou criando um outro tópico com o tutorial de utilização básica do que já tem. ;)

Eu ouvi Test Manager? hahaha

Acompanhando pra testar. Adoro novas ferramentas kkk

Josenildo Amorim

@Leonardo-Galani
Parabéns cara!
Boa sorte, e conte com o grupo para fazer a ferramenta evoluir :D

Legal man!
Dei uma conferida na ferramenta e achei bem interessante!
Vai tocar o projeto em diante?

@soikmd2 A ideia é essa. mas não adianta muito tocar o projeto sem input de possíveis usuários. por isso foi publicado em alpha :)

@Leonardo-Galani Muito bacana! Posso já dar pitaco? Uso o Testlink no trabalho, atualmente. Sinto falta de uma opção de “drop” do teste. Tipo, quando a gente tem o trabalho de montar todo o plano mas muda o escopo da estória/projeto e aquele teste para de ser necessário. Eu normalmente desativo no testlink, mas acho que seria legal um status (tipo cancelado). O que acha?

Uma sugestão seria deixar uma opção para incluir evidências (imagens) do test case rodado :)

@Vanessa-Baptista Um status cancelado para o caso ou para o cenário?

uma vez “cancelado” no ciclo corrente, ele ficaria desativado para as próximos sprints?

Sobre evidencias, eu sou bem contra evidencias de testas positivos… rs mas para erros acho que faz sentido… mas talvez precisasse de um contexto maior para “gestão de defeitos” dentro sherlock… ( o que e um desejo meu…)

@Leonardo-Galani O status cancelado seria para ambos. Na ferramenta que uso atualmente tenho a opção de cancelar/desativar um caso de teste ou um cenário para reutilizar em próximo ciclo, reativando o caso ou cenário informando o novo ciclo. Isto é legal quando você pega um projeto grande e as pessoas mudam de idéia do que vai ser desenvolvido em um ciclo ou outro.
Também influência nos relatórios do ciclo, onde consigo extrair um relatório só de cenários do ciclo, bem como os cenários e todo caso de teste (com evidência da execução ou sem).
Também facilita nas métricas de quantos cenários foram executados, bloqueados ou cancelados.
Evidência de teste positivo eu coloco para não ter problemas internos (desenvolvedor reclamando que só deu problema porque eu fiz algum passo errado, aí eu provo que fiz certo). Os negativos eu coloco para não precisar ficar explicando o que fiz quando abro bug. Eu só anexo o caso de teste com o passo a passo e as evidências no bug.
Espero ter ajudado.
Me informe se eu puder ajudar em mais alguma coisa.
Não sou tester à muito tempo mas sou “pitaqueira”…acho que são resquícios do meu longo tempo de suporte! huahuauha

Bom dia.
@Leonardo-Galani , achei bem rápido e “clean”. Acessei rapidamente, mas gostaria de ter a percepção de como ela funcionaria em projetos grandes (vários ciclos, mudanças e etc) e/ou em longos espaços de tempo (rastreabilidade).
Atualmente uso o Testlink, e senti falta das datas em geral e responsáveis (usuário que criou/executou/desativou e etc), mas isso pode ser um “vicio” por conviver com o Testlink rs. Enfim, vou tentar utilizar o “Sherlock QA” de forma mais profissional para avalia-lo melhor, mas já gostei do que vi :) .
Parabéns e boa sorte.

@Leonam-Simões Realmente falta um vinculo maior de ações dos usuários… (quem fez tal coisa e quando)… de cabeça agora não lembro se guardo essas informações… mas vc me deu uma ideia para o “refactory” da exibição do status do caso de teste… .sinto falta de ele ser mais claro sobre o que acabou de acontecer (quando vc coloca um caso de teste como pass, blocked ou error").

tb tem um bug que não ta salvando a data de encerramento do ciclo ( !!! )

também planejo colocar os ciclos passados no dashboard do projeto para se ter acesso mais rapido a eles.

Sobre a questão de grandes projetos… o testlink além de ficar extremamente lento, fica realmente ruim de usar e se achar nele… é preciso achar uma nova forma de fazer a gestão das coisas :)

vlw pelo feedback !

Olá! Boa Tarde!
Ótima iniciativa! Gostaria de dar alguns “pitacos” também. ^^

1. Na Home do Sherlock poderia haver uma forma de organizar os Projetos por Status (Active ou Closed) pois hoje são exibidos todos os projetos.
  2. Quando o projeto é selecionado, a home poderia ser atualizada e mostraria todos os Ciclos do projeto no formato de gráficos e links (inclusive os passados). E se o mesmo só tivesse um Ciclo em andamento, a página já seria atualizada com as informações do Ciclo corrente. Seria uma forma rápida de acessar cada ciclo separadamente. Poderia haver links para cada tipo de status. A ferramenta que utilizo hoje exibe gráficos mas não é possível, por exemplo, clicar num determinado status e ver somente os Casos com aquele status. Bem ruim ficar procurando.
  3. Ao falhar ou bloquear um Caso de Teste, o Sistema poderia possibilitar o cadastro de uma justificativa para tal e a criação do Bug para falha ou até bloqueio.
  4. Complementando essa questão de ações dos usuários, poderia haver para cada Bug criado uma linha do tempo (vamos dizer assim) das ações dos usuários que interagiram com o Bug. Por exemplo: Novo (Usuário que criou e Data) ----> Bloqueado (Usuário que bloqueou e Data) com todos os comentários dos envolvidos.
    Parabéns pelo projeto Leonardo. Está ficando bem legal mesmo. E, principalmente, simples e objetivo. ^^

Vlw @Gleici … eu preciso voltar a me focar nele… tem uns coias que eu preciso fazer e bugs a corrigir para virar release 1.0 :)

Se quiser pode colocar como issues / feature no proprio github que fica melhor para fazer tracking do que foi / vai ser feito :+1:

@Leonardo-Galani O IP caiu lá. Tem como por no ar novamente, cheguei atrasado no post gostaria de conhecer

Miécio Santos Costa

Analista de Sistemas | Analista de Testes - CTFL
miecio.costa@gmail.com.br

Ops… tá de pé… :)
Ele vai mudar bastante… MAS se vc quiser dar um pitaco… ;) estamos ai :)

Queria dizer que estou refatorando o Sherlock para ter backend 100% restless.

Isso quer dizer se alguém quiser usar ele pra testar automação de API , ele vai poder.

Se quiser fazer um app mobile, ele tb pode.

Se quiser refazer o Frontend para adaptar às necessidades de sua equipe ou empresa, tb vai poder :)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.