iniciante no mundo de testes

Boa noite a todos.

Bem meu nome é Yago e sou iniciante na área de testes, atualmente trabalho como QA e sou o único da equipe. Estou começando com automação estudando selenium e procurando conhecimento , por isso venho aqui pedir ajuda de vocês.

Na empresa no qual trabalho usamos scrum e kanban , trabalhamos com projetos web e bastante projetos mobile(android e ios).Sou o primeiro que começou a utilizar uma ferramenta automatizada , também não existia processos definidos na parte de qualidade e eu estou tentando mudar isso. Então o que peço a vocês são dicas, experiências , dicas de o que não fazer e medidas que eu devo adotar, livros que tenho a obrigação de ler, ferramentas para automatizar (mobile e web ) , técnicas que eu deveria implementar e outros pontos no qual eu não mencionei.

Qualquer ajuda sera bem vinda , desde já agradeço pela ajuda e atenção.

Seja bem-vindo @yagomarques .

Trabalho com desenvolvimento web, logo não posso falar sobre ferramentas para mobile.

No caso de desenvolvimento web utilizo bastante para automação de testes de aceitação o Selenium WebDriver. É uma ferramenta muito madura e com bastante cases dentro da comunidade.

Bem, pra responder inteiramente seu post eu teria que escrever bastante rsrs. O que posso deixar como dica inicial pra você é o que sempre digo para todos que iniciam no mundo de automação de testes: seja bastante criterioso quanto ao que vai automatizar. Costuma ser indesejável automatizar tudo - quando não é impossível! Portanto, concentre seus esforços nos caminhos críticos de sua aplicação: cenários de muito uso, cenários problemáticos, cenários críticos; enfim, aqueles cenários em que a regressão significa perda de funcionalidade total.

Sugiro, sobre esse tema, a leitura dos seguintes posts:

Como você verá nesses artigos, os testes automatizados de GUI representam apenas uma pequena parte da quantidade de testes a ser executada.