iniciante no mundo de testes

Boa noite a todos.

Bem meu nome é Yago e sou iniciante na área de testes, atualmente trabalho como QA e sou o único da equipe. Estou começando com automação estudando selenium e procurando conhecimento , por isso venho aqui pedir ajuda de vocês.

Na empresa no qual trabalho usamos scrum e kanban , trabalhamos com projetos web e bastante projetos mobile(android e ios).Sou o primeiro que começou a utilizar uma ferramenta automatizada , também não existia processos definidos na parte de qualidade e eu estou tentando mudar isso. Então o que peço a vocês são dicas, experiências , dicas de o que não fazer e medidas que eu devo adotar, livros que tenho a obrigação de ler, ferramentas para automatizar (mobile e web ) , técnicas que eu deveria implementar e outros pontos no qual eu não mencionei.

Qualquer ajuda sera bem vinda , desde já agradeço pela ajuda e atenção.

Seja bem-vindo @yagomarques .

Trabalho com desenvolvimento web, logo não posso falar sobre ferramentas para mobile.

No caso de desenvolvimento web utilizo bastante para automação de testes de aceitação o Selenium WebDriver. É uma ferramenta muito madura e com bastante cases dentro da comunidade.

Bem, pra responder inteiramente seu post eu teria que escrever bastante rsrs. O que posso deixar como dica inicial pra você é o que sempre digo para todos que iniciam no mundo de automação de testes: seja bastante criterioso quanto ao que vai automatizar. Costuma ser indesejável automatizar tudo - quando não é impossível! Portanto, concentre seus esforços nos caminhos críticos de sua aplicação: cenários de muito uso, cenários problemáticos, cenários críticos; enfim, aqueles cenários em que a regressão significa perda de funcionalidade total.

Sugiro, sobre esse tema, a leitura dos seguintes posts:

Como você verá nesses artigos, os testes automatizados de GUI representam apenas uma pequena parte da quantidade de testes a ser executada.

Para finalizar, como falei de Selenium, segue o link de um post que escrevi em meu blog sobre a ferramenta:

Testes de aceitação automatizados com Selenium

Abraços.

Bem vindo @yagomarques ;)

Acredito queos problemas de todo mundo que começa com automação de teste são:

• Tentar abraçar o mundo de uma vez
  • Menosprezar testes manuais antes da automação
  • Pouco conhecimento na linguagem adotada.

Quando você conhece seu “nemesis”, você consegue melhorar seu trampo.

• Regressão com cobertura 100% não existe… não precisa ficar se martirizando por isso. Converse com sua equipe e P.O. para saber pontos criticos do negócio para que alterações não quebrem funcionalidades sem você ficar sabendo

• Teste exploratório antes da automação te ajuda a entender o que você precisa fazer e evita que você escreva código duplicado e ou errado.

• Não adianta querer automatizar sem você saber programar… :)

Esses são meus .50cents para agora ;)

@yagomarques, primeiramente, meu parabéns pela coragem e seja bem vindo.

Minhas dicas são simples, esqueça as ferramentas por hora. As ferramentas são a parte mais sussa do processo.

Você pode estudar os conceitos por trás da automação de testes e as boas práticas. Com um busca rápida na Web você vai encontrar muito material (inclusive aqui no Fórum) sobre Estratégias de Testes, Flaky Tests, Patterns (como Page Objects), processos de automação, Kanban (cara, estude o Toyotismo, os caras são fodas!), BDD, Integração Continua, Deploy Contínuo, DevOps (cultura e filosofia) e etc.

Vou te indicar apenas uma leitura, que a partir dela você poderá guiar seus estudos: https://www.thoughtworks.com/pt/insights/blog/agile-tester-30

Depois que você dominar a essência e as boas práticas, tu vai dominar qualquer ferramenta com uma boa documentação.

No mais, é isso. Que você seja feliz nesta jornada e tenha muito sucesso.

"Não duvido mais do que já suponho"
(Gandalf)

Bem vindo @yagomarques Se precisar tirar alguma dúvida sobre automação pra web é só falar. O @wellavelino e @Ramses-Saccol-de-Almeida manjam muito de mobile e podem te ajudar nessa parte.

Você pode começar com o livro Agile Testing: A Practical Guide for Testers and Agile Teams.

Continuous Delivery: Reliable Software Releases through Build, Test, and Deployment Automation, esse aqui vai te ajudar a ter uma noção do processo de desenvolvimento como um todo.

Bem vindo ao AT :)

Samy

De verdade muito obrigado pelas dicas que vocês me deram até o momento já são de grande ajuda !!

Opa, seja bem vindo @yagomarques
Esse tipo de decisão é preciso ter carater e força de vontade para seguir. Antes de tudo boa sorte e não desanima com as dificuldades que irá encontrar, isso só ajuda e amadurece nossas decisões.

Sobre automação de mobile, é mentira, eu não sei nada…pergunta pro stackoverflow…(auehahueuaeuhahue). Brincadeira, se tiver alguma dificuldade com processos para testar app mobiles, ou automação, sinta-se motivado a perguntar por aqui.

Sobre mobile o que consigo te passar é:

1. Não queria automatizar tudo de UI, não vale o esforço de criar, manter e executar. Pense sabiamente o que vale e o que não vale.
  2. Se os devs são boas pessoas, insira a cultura de unit test… Para o mundo mobile, isso reduz godzillas de testes da tua mão e te deixa mais livre para fazer coisas “menos pensadas” nas sprints…
  3. Aprenda coisas sobre serviços (Rest, Json, bla bla bla)…Isso pode te tirar de muitos problemas…
  4. Onde rodar a sua automação: Cuidado com a armadilha de que serviços na nuvem são mais baratos. Dependendo não

Boa sorte nessa empreitada.

Bem vindo menino!!!

Uma dica muito importante: LEIA e ESTUDE muito! Mas muito mesmo! E aplique sempre que puder, nem que seja em casa num site qualquer e coloque todo esse aprendizado no seu github e taca pau!

@Ramses-Saccol-de-Almeida disse em iniciante no mundo de testes:

1. Não queria automatizar tudo de UI, não vale o esforço de criar, manter e executar. Pense sabiamente o que vale e o que não vale.
  2. Se os devs são boas pessoas, insira a cultura de unit test… Para o mundo mobile, isso reduz godzillas de testes da tua mão e te deixa mais livre para fazer coisas “menos pensadas” nas sprints…

Acho que esses conselhos valem não só pra mobile, diria que pra todos !
Cada vez mais eu tenho focado em introduzir unit tests onde trabalho do que focar em ter uma cobertura maior dos meus testes de interface/ funcionais (sorry, me perco nas nomenclaturas rs), que são bem mais propensos a dar ruim.

Josenildo Amorim

Bom dia galera !

@Ramses-Saccol-de-Almeida muito obrigado cara !
@thiagompereira e com essa galera ajudando vai ser mais fácil !!
@josenildoamorim quais foram as dificuldades que encontrou ao implementar a cultura de testes unitários ?

@yagomarques não só enfrentei, mas enfrento.
é o problema de sempre: devs que acham que é bobeira, gerentes e devs que acreditam que seja função do QA o teste unitário.

Eu não tenho problema nenhum em ajudar, mas infelizmente ainda tenho uma limitação enorme pra programar (to aprendendo mais, tai indo rs)

O bom é que devs mais novos geralmente costuma abraçar a ideia. Dei sorte de 2 aqui começarem a se interessar pelo assunto e estamos engatinhando junto na ideia. Acho que a parada é achar gente interessada e você também estar interessado a correr atrás. Tem dado bons resultados :)

Josenildo Amorim

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.