Falta de documentação

Olá Pessoal!
Gostaria de uma ajuda/opinião de vocês.
A empresa que eu trabalho hoje tem uma documentação muito pobre e desatualizada. Quando é necessário testar alguma atualização no sistema, o Dev entra em contato comigo e explica a alteração. Isto é feito de uma forma bem informal e eu vejo dois problemas:
o Dev recebe a solicitação de alteração de uma forma tão informal quanto a minha, então tenho impressão que nem sempre ele sabe todas as regras de negócio que deve implementar, ele tem uma visão apenas daquela feature e não do sistema como um todo;
quando a informação chega até mim eu tenho a função de, além de verificar se a implementação foi feita corretamente, tentar encontrar “furos” nas regras de negócio que nem mesmo eu conheço.
Esse problema já foi discutido com os PO’s mas ainda não vejo nenhuma manifestação para tentar melhorar essa documentação tão cedo. A minha ideia para aliviar o problema (pelo menos para o lado dos QA’s) seria criar uma espécie de “wiki”/base de conhecimento para a área de testes reportar todas as alterações no sistema que passarem por eles e documentar as regras “não escritas” do sistema. O que eu quero saber de vocês é: conhecem alguma ferramenta (gratuita) que seja possível documentar e compartilhar conteúdo com outros QA’s nesses moldes (hoje a maioria dos testes são feitos em API’s)? E se, já passaram ou estão passando por uma situação dessas, o que fizeram para melhorar o processo de testes?

Obrigada!

Mariana Santana =D
http://www.thebugfeed.com

Em projetos ágeis, é comum que a maior fonte de detalhes de regras de negócio sejam os testes - unitários, integração, ou e2e. Portanto, acho interessante o QA assumir o papel de documentar decisões inclusive para saber o que é coberto em testes ou não.

A idéia de uma wiki é excelente, ainda mais se já existir um sistema de compartilhamento de informações já existentes. Em um dos projetos que participo, os cenários de testes automatizados são mapeados na Wiki do Github, que toda a equipe técnica tem acesso, sendo que uma descrição de uma linha descreve cada teste. Em outro, que usa cenários BDD mas ainda tem cobertura de testes pequena, fiz um mind-map em PPT mesmo que mantenho sempre atualizado - os detalhes são tirados dos feature files.

Resumindo: ótima idéia, foque em ferramentas já a disposição da galera e não se limite a representações textuais - mind maps e PPTs podem ajudar tanto quando imensas descrições.

Olá @Gabriel-Oliveira !
Muito obrigada pela sua resposta, fico mais tranquila em saber que posso assumir essa responsabilidade de documentar as alterações.
Atualmente não temos nenhum sistema de compartilhamento de informações, mas achei ótima a idéia da Wiki do Github, até porque é lá onde nossos testes automatizados estão. Vi alguns exemplos nesse link: https://github.com/showcases/projects-with-great-wikis e estou convencida de que este é o caminho. E claro que também a representação dos testes por Mind Map irá acrescentar ainda mais. Agradeço novamente, você me ajudou muito!

Abraços!

Mariana Santana =D
http://www.thebugfeed.com

@maristn tenta envolver os POs e os devs nesse processo também pra que vocês consigam compartilhar o conhecimento de negócio. Sei que isso vai ajudar muito os QAs mas se o conhecimento ficar só entre vocês, os devs vão ter retrabalho (já que eles entendem uma coisa que foi passada de maneira informal e os QAs mapearam de outra maneira).
Aqui a gente especifica as funcionalidades usando Gherkin e depois utiliza pra automação. Mas sempre envolvemos o time (ou pelo menos PO e UX) pra ajudar a validar se o entendimento sobre a funcionalidade está certo.

Samy

oi @Samanta-Cicilia !
Meu maior desafio tem sido convencer os POs e os Devs da importância dessa documentação. Como já estou a alguns meses batendo cabeça, resolvi partir para esse wiki de QA e assim que tudo estiver encaminhado, mostrar pra eles como pode é útil. Acredito que quando verem na prática como vai facilitar nosso trabalho, irâo aderir também.

Obrigada!

Mariana Santana =D
http://www.thebugfeed.com

Oi @maristn ,

Sei como é essa questão da falta de documentação e de como é complicado fazer as pessoas do time entenderem que é de extrema importância termos um produto documentado com as informações sempre atualizadas.

Aqui na empresa em que trabalhamos utilizamos o Confluence, por ser integrado com o Jira. Mas é uma software pago, o que no seu caso não ajudaria. Vi algumas pessoas utilizando o HelpNDoc para este tipo de requisito, será que não atenderia sua necessidade? Não é dos melhores softwares, mas talvez para inicio ajude :)

Att,
Renato Nunes

olá @ronunes vou dar uma pesquisada sobre o HelpNDoc! Obrigada pela ajuda!

Mariana Santana =D
http://www.thebugfeed.com

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.