#Livros: Pensamento Rápido e Devagar – duas formas de pensar

-3

Como Gerald Weinberg comenta em seu excelente livro “Software Perfect and other illusions about testing”, Teste de Software tem suas raízes na psicologia, no estudo do comportamento do cérebro humano. Em como os seres humanos são falíveis quando se trata de construir as coisas. Se os seres humanos fossem pensadores perfeitos, não teríamos a necessidade de testar nosso trabalho e ter um Testador na equipe seria no mínimo perturbador. Se fossemos robôs sem emoção, provavelmente sempre usaríamos o teste de uma forma racional para reduzir os riscos nas nossas decisões. Se fossemos clones idênticos, todos nós avaliaríamos os riscos sempre da mesma forma. Mas somos pensadores imperfeitos, irracionais e dê valor agregado de vários seres humanos. Por isso não só testamos, como também testamos nossos próprios testes.

Essa forma de pensar sobre Teste de Software me levou ao encontro do premiado livro Thinking, Fast and Slow (Pensamento Rápido e Devagar) de Daniel Kahneman.
Eu gostei tanto desse livro que eu estou lendo pela segunda vez, para mim, é o melhor livro que já li sobre teste. Isso mesmo, um livro que por si só não tem nenhuma menção sobre teste, mas que me ensinou muito sobre isso. Fica nítido após a leitura deste livro, como nós seres humanos somos estranhos, achamos que podemos construir um software sem bugs, achamos que podemos planejar projetos, nós achamos que podemos dizer “Eu testei tudo”. Mas como isso seria possível se somos governados por preconceitos em nosso pensamento? Nós simplesmente não podemos pensar em tudo com antecedência, embora nos gostamos de nos convencer que podemos (viés da confirmação). Continue lendo aqui: https://testeinteligente.com/2016/08/09/livros-pensamento-rapido-e-devagar-duas-formas-de-pensar/

Tester

@marioramos18, sem dúvidas um ótimo livro. Li ele no inicio do ano, também recomendo independente da área de atuação.

"Não duvido mais do que já suponho"
(Gandalf)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.