Teste de acessibilidade mobile (automação)

Fala galera,

Alguém já precisou automatizar acessibilidade de aplicativos?

Dei uma olhada para utilizar o calabash porém ele não me agradou muito, alguém já precisou quebrar essa pedra?

Abraços!

Poderia falar mais sobre o que precisa fazer? Talvez sejam apenas E2E tests com um pouco mais de configuração embutido…

Então @Ramses-Saccol-de-Almeida , preciso validar se a acessibilidade está ok por exemplo num formulário. Como não tive nenhuma experiência com isso, gostaria de pegar algumas ideias, lembrando que a funcionalidade já está sendo validada com testes E2E.

Tem alguma sugestão?

Quais essas configurações? faz sentido o teste E2E rodar com acessibilidade ou ter eles separados?

É quando falou em “acessibilidade”, minha cabeça foi para pessoas que precisam ativar mais comando de vozes…não sobre responsividade dos elementos e etc… (acho que EU que estou fazendo a confusão…)

Mas assim:
1)Parte técnica:
Tem gente que usa os teste unitários para rodar esse tipo de coisa. Vulgo ios-snapshot-test-case
Ele faz umas screen e tem parte de diff (procura no próprio github que tem uns exemplos legais…)

O linkedin tem no repositório deles uma questão de “Layout Testing”…Layout Testing
Parece que em um ponto tem um “Accessibility sanity check” que pode te ajudar.
Ps: Em ambas dicas, eu não tenho muita experiência. São coisas que encontrei, testei uma ou das vezes mas não coloquei “em produção” digamos assim. Mas tenho relatos de com uso…

2)Parte "filosófica"
Olha, eu conheço desenvolvedores que fazem teste unitário nas views (ou view-model) e isso já garanto uma boa cobertura para eu não me preocupar de elemento sumindo da tela…

Como tu falou que a funcionalidade já está em “check”, talvez seja mais uma coisa de tirar um print e dar uma olhada “na mão grande”… Afinal a funcionalidade já foi validada…
Na minha opinião eu prefiro deixar em unit (se dá…)
E usar algo assim Fastlane-snapshot-iOS ou Spoon-Android para esse tipo de coisa.

Mas se realmente é preciso algo automatizado e bla bla bla…Tem uma lib para testes com KIF : Lela

Spoiler Alert: tirando o fastlane e Spoon, as opções dadas não são de fácil configuração…ehehhehe

Ps: Sobre ficar olhando prints, esqueci de comentar esse: applitools

Resposta muito boa @Ramses-Saccol-de-Almeida, gostei bastante!

Tipo eu achei alguma coisa com calabash onde eu posso acessar os métodos que fazem o set da acessibilidade como por exemplo(Para Android) :

query "*" :focusable

Esse cara me retorna a label que foi colocada pelos devs, tipo é como você falou no item 2 onde já temos uma boa cobertura de testes e podem garantir esses caras. Nesse ponto acho que faz sentido mesmo deixar como cobertura para testes unitários!!

Muito boa a thread.

Opa, só deixando aqui para referencia (sobre a parte que eu tinha me confundido)
Não é bemmmm o que tu estava querendo, mas vale a leitura …
Segue alguma coisa sobre acessibilidade mesmo (para android…)

Segue:
https://www.paciellogroup.com/blog/2015/10/accessibility-testing-with-android-talkback/
https://stuff.mit.edu/afs/sipb/project/android/docs/tools/testing/testing_accessibility.html
https://stuff.mit.edu/afs/sipb/project/android/docs/design/patterns/accessibility.html

@Ramses-Saccol-de-Almeida, show de bola!

Muito obrigado pelas referências!!!

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.