Como realizar Testes de performance a nível JavaScript? É possivel?

Olá pessoal, estou me deparando com uma situação que não consigo encontrar referências de aprendizado.

Começamos para principio de aprendizado aqui na empresa Testes de performance utilizando o Jmeter e rapidamente montamos diversos scripts em pontos de gargalo do sistema aonde a requisição demorava demais por performance do servidor. Porém nosso diretor argumentou que os clientes andam reclamando muito da performance local no browser e nos propôs o desafio de monitorar a performance a nível componente, ou seja, o tempo de resposta desde uma ação do usuário na aplicação e a resposta a essa ação concluída. Até ai parece fácil, o problema é que 80% dessas ações ocorrem em nível JavaScript (posicionamento de objetos, marcação de grid, etc) sem NENHUMA requisição trocada com o servidor. Ai entra a questão como fazer isso?

Em pesquisa descobri ferramentas de Profiling como a que por exemplo o próprio Chrome oferece, mas acredito que ainda não atendeu meu objetivo. O cenário ideal seria conseguir fazer esse ponto a ponto que o script cronometra o tempo de execução da ação do usuário ate o objetivo proposto. De preferência que pudêssemos automatizar essa tarefa gerando diversos scripts que serão rodados a cada nova entrega, gerando relatórios de performance e evitando a presença de um ‘tester manual’ acompanhando a cronometragem de cada cenário validado.

Obrigado pela resposta.

Geralmente o código mais porco é o de client side… porque “tem poder de processamento de sobra” e afins… ninguém da minima… eu sinto sua dor…rs

bom… estava vendo… alem do próprio firebug te dar métricas, acho que para automatizar o teste, você poderia utilizar o selenium webdriver e colocar um tempo para verificação de cada item… se passar daquele tempo e o item não estiver disponível… considera o teste como falho… dando start em uma tarefa de analise…e ai vc pega algumas ferramentas de profile faz o teste manual

Pelo menos é o que eu faria… e enquanto isso eu daria uma olhada nisso aqui --> https://code.google.com/p/jslitmus/

:)

@luizservando: Vi uma palestra sobre a API User Timing. Nunca usei, mas segue o link pra vc dar uma olhada: http://www.w3.org/TR/user-timing/.

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.