No dia 25/06/2016 participei do evento DrupalCamp2016. Já antecipo que adorei a participação =)

Fui apresentar mais uma vez (poxa, e é com muito orgulho que escrevo isso) a palestra originada de um post do blog externo da MATERA Automação de Testes é só record and Play #SQN (http://www.matera.com/br/2015/07/10/automacao-de-testes-de-software-e-so-record-and-play-sqn/).

Mas o que é Drupal?
“O Drupal é uma plataforma de código livre utilizada para desenvolvimento de projetos web colaborativos com um sistema gestão de conteúdos (CMS) embutido. Ele também é comumente descrito como um Framework de Gerenciamento de Conteúdo (CMF), pois além de oferecer as funcionalidades básicas de um CMS ele também implementa uma série de APIs robustas e apresenta uma estrutura modular que facilita o desenvolvimento de módulos extensivos.” Leia mais em http://oqueedrupal.com.br/

Particularmente, um dos grandes desafios da palestra, principalmente no momento das perguntas foi que o público trabalha com aplicações web e conheço mais de automação aplicada em plataformas java. Mas consegui fazer um “de-para” entre as duas e os participantes mandaram muito bem também na discussão final, foi muito produtiva. Por mais que não trabalhe com Drupal achei interessante levar para o evento essas dicas e diretrizes de automação que podem ser aplicados na verdade para qualquer sistema.

A comunidade Drupal me pareceu muito unida, compartilham informações, existe um espírito de cooperação entre eles que foi bacana de ver também.

Para quem interessar as palestras foram gravadas tem uma lista do evento no youtube =)

A minha está aqui:

Link da apresentação em: http://pt.slideshare.net/ArianeIzac/drupal-camp-campinas-2016-automao-de-testes-de-software-s-record-playsqn-ariane-izac