Existe a Dependência do Selenium ?

Olá.

Primeiro vou explicar o pq da pergunta, depois darei meu ponto de vista.

Hoje durante o Plannning Poker, tivemos inicio a uma breve debate, pois alguns Dev, não concordam com os Teste de Regressão utilizando Selenium, apresentaram inúmeras justificativas, sem logica , onde acabei não deixando que a desconcordância deles fosse algo relevante para mim. Lembrando que sou apenas eu e eu mesmo na área de testes.

Hoje durante meus testes utilizo as seguintes ferramentas.
Mantis x TestLink integrado
Selenium
Firebug
SoapUi
E utilizo muito a opção de Desenvolvedor do Chrome, pra mim mais util do que o Firebug.
e tenho tambem ferramentas para geração de cpf e cnpj, em fim algumas meio que padrão para nossa área.

Minha opinião sobre a pergunta.
Selenium pra mim e uma ferramenta importantíssima para efetuar meus testes e trazer uma qualidade maior a eles, acredito que OpenSource não deva existir outra ferramenta que execute e tenha todas as funcionalidades que o Selenium tem, Testes de Regressão, API, em fim bem utilizada ela e muito EFICIENTE .
Não deixo de utilizar ela por nada, a não ser que a empresa abra o cofre e me proporcione a compra de outra ferramenta. (Ainda sim eu pensarei)kkkkk

Qual a opinião que a galera do grupo tem.

Existe uma dependência de nos Analista de testes com o Selenium ?

Ederson Dias

@edersondias vamos por partes rssr.

Selenium nada mais é que o driver para os seus testes. Falando por mim, meu ecossistema se resume em Cucumber + Capybara (com webdriver como driver para automação) para automação na camada funcional, HttParty para testes na camada de serviços e calabash-android para Mobile Devices. E ultimamente venho estudando ferramentas em Javascript (plus).

Eu acredito que automação sirva para N coisas, e uma dessas coisas seria para facilitar o trabalho de qualquer pessoa que possa utilizar. Se eu fosse eles discordaria de Mantis x Testlink (ainda eu me pergunto porque tem gente que usa, mas é apenas meu ponto de vista).

Você poderia jogar aqui os argumentos dos devs neh para ver se realmente são infundados.

Mas acredito que não haja dependência ta … eu acho que existe aquilo que gostamos de atuar.

A gente vem muito da “raíz” de ter que fazer um teste automatizado e o selenium tem ampla utilização e bastante gente mexendo e postando sobre como “fazer as coisas”…Isso é bom, mas só se torna dependencia se tu não procura outros frameworks para fazer o “serviço”.
Ex: Minha rotina nem chega perto do selenium diretamente, mas indiretamente sim (appium…).
Eu não acredito na dependencia do analista com esse frame, mas é tipo ter fome e ir no McDonald’s. Tu sabe que com 10 pila to come algo e resolve a questão da fome…hehehe

@thiagompereira A opção por Mantis e TestLink veio em comum acordo com o Gestor de Ti, pois ele ja tinha conhecimento e a maior parte da equipe de Dev tambem tinha conhecimento.
Quando fomos escolher as ferramentas eu apresentei outras opções porem a escolhida foi esta, pra mim e algo muito indiferente, pode ser que para daqui algum tempo venhamos a mudar, pois concordo com vc que existe opções melhores.

Eu pessoalmente não sou dependente do Selenium pois sempre busquei conhecimento em outras ferramentas. Mais o ponto que concordo com vc plenamente e Gostar de atuar com tal ferramenta, eu gosto do Selenium pois foi meu primeiro contato com automação então tenho um bom dominio na ferramenta, e busco sempre aprender mais sobre ela, mais se for necessario trabalha com outra eu trabalho sem preoblema.

Valeu por opinar.

Ederson Dias

@Ramses-Saccol-de-Almeida Concordo com seu ponto de vista, " Estou com fome, quero algo rapido, bora MC"kkkk
Em outra empresa eu via alguns Analistas muito dependente de certas ferramentas, la eramos livres para escolher nossas ferramentas, porem tinhamos uma que era obrigatorio, desenvolvida internamente onde apresentavamos os resultados dos testes.
E muito utilizavam Selenium e nao trocavam por nada, basicamente assim, “Mudou a cor do Capim o Burro morre de fome”…eu ao contrario busco sempre aprimorar meus conhecimentos e agregar cada vez mais.
Selenium foi meu primeiro contato com Automação, acho que por isso gosto de utilizar.

Valeuuu

Ederson Dias

@edersondias disse em Existe a Dependência do Selenium ?:

enium foi meu primeiro contato com Automação, acho que por isso gosto de utilizar.

é então, mas isso não é um problema, não importa o framework, se atende e bem o contexto, acho legal. O que da pra fazer é fazer igual o radar da TW e ir estudando para ver se adota algumas ferramentas, fazer pocs, etc pra sempre estar estudando. Por exemplo, na empresa que eu trabalho atualmente eu to com dificuldade para automatizar em C# porque eu me especializei em outras formas de desenvolvimento rs, eu automatizo, mas não é o melhor dos mundos .

@thiagompereira Eu tive o mesmo problema quando comecei a automatizar os testes, comecei com c# tambem, porem o projeto não durou muito tempo, quando peguei um pouco mais de noção em c#, terminou o projeto, hoje na empresa que trabalho utilizamos Java, e eu estou tendo a mesma dificuldade em aprender, mais estudo todos os dias, assisto videos no youtube, consegui com um amigo o material completo da Caelum em pdf do curso de Java, e to procurando aprimorar dia a dia, estou estudando ferramentas de testes para Java.
Nossa área e bem ampla e se não estudarmos com certeza ficaremos para traz de muita gente.

Ederson Dias

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.