TDC 4 Kids!



  • É de pequeno que se aprende a programar
    Durante o TDC 2014 São Paulo, crianças e adolescentes terão um dia só para eles, com o aprendizado de linguagens de programação de maneiras bem divertidas

    Muitos bons profissionais de programação de TI são curiosos pelo segmento desde a infância. Hoje, existem muitas maneiras de criar interesse e aprender a programar desde cedo. Cursos, jogos, programas mais básicos e até videogames e animações podem ser os primeiros passos para que crianças e adolescentes desenvolvam o interesse pela programação. É por isso que, durante um dos principais eventos de tecnologia do Brasil, o TDC2014 São Paulo, a organização separou um dia inteiro para as crianças, com a demonstração e o ensino de programação e eletrônica para as novas gerações, de uma maneira divertida e com muitas atividades práticas. O TDC acontece de 5 a 9 de agosto, e o TDC4Kids, no último dia do evento.

    Serão três workshops: Scratch, linguagem para programação de histórias próprias e interativas, jogos e animações, de forma simples; Java e Minecraft, que demonstra para as crianças como deixar o Minecraft ainda mais legal, com a programação Java; e Internet das Coisas, que vai dar uma noção às crianças sobre automação. Se os pais das crianças também quiserem participar, há uma programação especial para eles: O TDC4Kids para os pais, uma modalidade especial que abordará a importância da tecnologia na vida e no desenvolvimento das crianças. Neste ano, o TDC4Kids já aconteceu durante o TDC Florianópolis, e foi um sucesso, com a presença de mais de 30 participantes.

    Segundo Bruno Souza, conhecido como “Javaman”, um dos organizadores da trilha, o TDC4Kids vem da experiência deles mesmos com os próprios filhos. “Além disso, com o advento da Internet das Coisas (termo para definir o conceito de que tudo estará, em breve, conectado a tudo) e computadores cada vez mais baratos e acessíveis, foi iniciado um movimento mundial de ensino de programação para crianças. O time que organiza o TDC4Kids participou de várias iniciativas, como o Devoxx4Kids na Bélgica, EUA e Brasil. Isso nos incentivou a realizar um evento similar durante o TDC”, explica Bruno.

    A escolha do Minecraft, jogo de blocos que é febre mundial entre as crianças, para uma das bases do evento, vem das inúmeras possibilidades oferecidas pela utilização da linguagem Java, atualmente uma das mais abrangentes, usada para diversos fins. “O Minecraft é um mundo já conhecido pelas crianças, por isso, usar a linguagem Java par expandi-lo e criar novas peças, cenários, poderes e personagens, é um grande atrativo para as crianças”, aponta o profissional.

    “De um modo geral, a programação é o controle do computador por meio de instruções precisas fornecidas pelo programador. Por isso, costuma-se começar a ensinar programação ensinando lógica”, aponta Bruno “Javaman”. Segundo ele, existem várias aplicações e jogos que ajudam a criança a exercitar essa lógica, e não só em computadores. “Existem jogos de tabuleiro que incentivam essas noções, brincadeiras em grupo e muito mais. Também há brinquedos muito mais sofisticados, como robôs e brinquedos de montar, além de, é claro, programas de computador”, afirma. Segundo ele, no TDC4Kids, todas essas ferramentas serão utilizadas para passar noções de programação para as crianças e também para os pais.

    Ele acredita que, com o mundo cada vez mais dependendo de computadores em todas as áreas, conhecer como eles funcionam é uma forma de alfabetização digital. Sendo a programação a linguagem na qual o mundo está sendo construído hoje, ele diz que todas as crianças deveriam ter essa noção básica no currículo escolar, mesmo que não vá seguir carreira. “A lógica ajuda na formação matemática, de linguagem e cria um entendimento de mundo, dando à criança a percepção de que ela pode ajudar a construí-lo, em vez de ser uma mera espectadora. Isso fortalece a sua identidade e cria uma segurança que será importante para o resto da vida”, pontua.

    Bruno, entretanto, é enfático ao dizer que nem todas as crianças que passam horas na frente do computador são “gênios da informática”. “Os pais precisam entender que os computadores e, principalmente, a internet, podem trazer os mais diversos tipos de distração, que não necessariamente ajudam a criança a se aprofundar em assuntos técnicos. Aliás, é sobre esse contexto também que vamos conversar com os pais que se inscreverem no TDC4Kids”, destaca. Portanto, tanto os pais quanto as crianças podem sair do evento com ensinamentos técnicos, comportamentais e de negócios.

    Sobre o TDC 2014 São Paulo
    O The Developer’s Conference acontece em São Paulo desde 2007 e tem como objetivo a troca de conhecimentos em TI, principalmente nas áreas de linguagens de programação e negócios. O The Developer’s Conference vem crescendo exponencialmente, iniciou com cerca de 300 inscritos em seu primeiro ano e, em 2013, contou com mais de 6.000 inscrições presenciais e online. O TDC acontece anualmente também em Florianópolis e, alternadamente, em outras cidades, como Porto Alegre e Goiânia. Mais informações em www.thedevelopersconference.com.br.

    Serviço
    O que: TDC4Kids
    Quando: 9 de agosto de 2014 - das 10h às 17h30
    Onde: Universidade Anhembi, Morumbi, São Paulo - SP
    Quanto: R$120,00 até 25/07. Após, R$150,00
    Informações e inscrições: www.thedevelopersconference.com.br

    Atenciosamente,