Software OpenSource para criação de Cases Test e Bug Tracker

Olá.

Recentemente aceitei o desafio de ser o primeiro Analista de Testes de uma empresa em São Paulo.
Hoje decidimos sair dos testes manuais e automatizar alguns processos, entre eles a criação dos casos de testes e evidenciamento de bugs.
Tenho conhecimento de algumas ferramentas, talves as mais conhecidas TestLink e Mantis, porem meu gestor me pediu um levantamento de software para que juntamente com o restante da equipe possa ser decidido uma opção que agrade a todos.
Gostaria da ajuda de todos para que eu possa apresentar um bom trabalho.

Obrigado.

Ederson Dias

@edersondias, primeiramente, meus parabéns!!! Lhe desejo todo sucesso do mundo nesse novo desafio, e tenho certeza que será garantido se tu for além do básico/suficiente/possível.

Sobre as ferramentas, não tive boas experiências com o TestLink, hehehehe. Tem várias opções Open Source, como Mantis, Bugene, Redmine e outras. Ultimamente tenho trabalhado com soluções SaaS e agiliza muita coisa. Uma dica é utilizar uma ferramenta única para os Testers e Devs, que dê suporte a integração com a ferramenta de controle de versões (Git, SVN e etc) e que dê suporte ao planejamento de atividades baseado na metodologia utilizada pela empresa. Como por exemplo, o TargetProcess (TP) que dá suporte para equipes ágeis (Scrum e Kanban) e tem uma ótima integração com Bitbucket, GitHub, Slack e etc.

No mais, é isso. Não se preocupe muito com a ferramenta, só tenha certeza que ela será a menos onerosa possível para a empresa (do ponto de vista financeiro e do ponto de vista do dia a dia. Ninguém gosta de interagir muito com ferramentas e principalmente com várias ferramentas). A ferramenta é a parte mais fácil do processo, hehehehe.

Abraços e um ótimo final de semana

"Não duvido mais do que já suponho"
(Gandalf)

Olá @edersondias parabéns pelo novo trabalho!
Primeiro, gostaria de dizer que me identifiquei com seu post porque estou na mesma situação que você, faz três meses que entrei em uma empresa que não tinha processo de testes, e sou a primeira e única (por enquanto) analista de testes daqui.
Eu concordo com o @acfreitas, não se preocupe tanto com a ferramenta. Principalmente para elaboração de casos de testes. Se você vai automatizar os testes, acredito que você não irá precisar de uma ferramenta a mais para especificar os casos de teste (vide Cucumber).
Aqui estou utilizando o Gauge, pois tenho mais liberdade para escrever os casos de teste (não sou muito fã de BDD :/)
Quanto aos bugs eu uso o Jira, apesar de não ser gratuita, ela já era utilizada pela equipe de desenvolvimento para gerenciamento das tasks. Acho importante você tentar utilizar a mesma ferramenta ou alguma que tenha integração com ela.

Boa sorte!

Mariana Santana =D
http://www.thebugfeed.com

@edersondias

Não sei o tamanho da sua equipe, mas:

Se ela for até 10 usuários use o Jira com o Kanoah Tests. Vai dar um total de U$ 20,00 instalado em algum servidor seu.

Para gestão de testes eu experimentaria o HipTest (até 3 usuário de graça). Acima de 3 usuários é um custo baixo / mês. O HipTest é legal porque ele te ajuda a especificar os testes já pensando na automação.

Um abraço,

@acfreitas Bom Dia!
Eu realmente estou em busca de ferramenta, pois foi um dos requisitos que a diretoria da empresa impôs ao gerente de Ti, para contratação de um analista de testes,.
Esta e minha segunda experiencia em ser o primeiro analista em uma empresa, a primeira não foi bem sucedida pois fui muito podado e não pude apresentar meus conhecimentos, tive problemas com o gerente de TI, que não aceitava ideias, o bom era oque ele pensava o restante era ruim, mais valeu como aprendizado e assim que tiro as coisas ruim da minha vida.Hoje a empresa que trabalho e totalmente diferente, meu gerente me da total liberdade para desenvolver meu trabalho, ate mesmo a equipe de Desenvolvimento, comprou a ideia de ter um analista de testes para apoiar, o que facilita muito a vida.
Hoje vou apresentar um material com algumas opções de ferramentas e vou dar a sugestão da TargetProcess, dei uma olhada e realmente gostei, completa…
Valeu pelas dicas.
Sucesso

Ederson Dias

@maristn Bom dia!

Deve estar passando pelo mesmo problema que passo, e difícil uma empresa intender que não somos prejudiciais e sim um braço poderoso na melhoria do desenvolvimento.
Esta e minha segunda experiencia em ser o primeiro analista de testes de uma empresa, na primeira oportunidade não fui bem sucedido pois tive um gerente que não aceitava ideias e nem sugestões, ele basicamente so aceitava se fosse ele quem tivesse tido a ideia, mais pra mim foi bom, tirei grandes aprendizados.
Obrigado pelas dicas, hj terei que apresentar algumas opções e vou colocar o Jira em pauta, esta decisão sera tomada juntamente com a equipe de desenvolvimento e meu gerente que e um grande Ex Analista de Testes e Desenvolvedor.
sucesso pra vc
obrigado

Ederson Dias

@hbarros Bom Dia!
Em testes apenas eu, desenvolvimento são 6, mais o gerente de Ti, a empresa e pequena, esta em fase de crescimento , futuramente a ideia e que esta equipe chegue numn total de 20 pessoas, sendo 5 para testes.
Hoje na apresentação que farei irei colocar o Jira, e uma boa opção,
Valeu pela dicas, sou um verdadeiro curioso, gosto de conhecer novas ferramentas, pra mim aprendizado nunca e de mais.
Sucesso

Ederson Dias

@acfreitas Bom dia!! Eu consigo abrir um defeito diretamente nessa ferramenta?

@hbarros Consigo abrir incidências diretamente nela?

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.