Testes de performance para aplicações desktop

Boa tarde!

Pessoal, tenho buscado informações sobre testes de performance voltados para aplicações desktops mas está meio difícil de achar, encontro mais voltados para web e para que preciso é uma abordagem diferente. Não vou trabalhar com larga escala de acessos simultâneos, mais com relação a tempo de resposta com determinados volumes na base.

Estou coletando essas informações com finalidade de pensar em um processo\estruturar testes de performance para as aplicações que trabalho, estou engatinhando ainda nessa questão.

Se tiver alguém que já trabalha para trocarmos uma ideia ou com materiais para indicar eu agradeço :)

@ArianeIzac pelo que entendi você está querendo realizar testes de performance no banco de dados é isso? O JMeter pode te ajudar a fazer esses testes.

http://jmeter.apache.org/usermanual/build-db-test-plan.html

Espero ter ajudado.

Pergunta: Essa aplicação usa algum protocolo para se comunicar a algum lugar?

@ArianeIzac ferramentas de teste “web” podem também fazer o tipo de teste que você gostaria.

Independente da forma de conexão (client-server) é possível interceptar chamadas e tentar escalar isso em um teste de performance usando jmeter ou locust.io :)

@ArianeIzac não sei se o foco do seu desenvolvimento desktop é Windows, mas nesse ebook Improving .NET Application Performance and Scalability são abordados diversos assuntos que podem ser úteis nesse cenário. É um material antigo, de 2004, mas espero que seja útil.

link: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff649152.aspx

Obrigada pelo retorno pessoal, mas estou um passo antes ainda da decisão da ferramenta.
JMeter foi o que mais apareceu, acredito por ser free, não tenho muito conhecimento nessa área, mas quando citei que aparece mais material web do que desktop é pq comentam mais sobre teste de carga pelo que tenho lido.
O que estou levantando antes de buscar a ferramenta são informações de processos nesses testes, ambiente de teste, por exemplo.
Qual decisão para injetar volume (não digo ferramenta, até ai com um job eu consigo chamar uma api e cadastrar a massa necessária) mas questões de hardware podem influenciar, e até a forma que distribuo o volume pode influenciar no resultado também
Comecei a encontrar alguma coisa agora no Google mais próximo do passo que estou mudando a forma de busca para metodologias de teste de performance, uma dica do Fabio Martinho de Campos.

Não sou muito fã, mas é uma boa leitura se está “adentrando” nesse mundo

Performance Testing Guidance for Web Applications

Isso a alguns séculos atrás foi a minha leitura para começar a entender esses testes…

Para testes desktop você pode tenta autoIt ou HotKey, são ferramentas otimas para desk.

Opaa, muito obrigada pelas dicas, vou ler o link @Ramses-Saccol-de-Almeida ;) e vou dar uma olhada nessas ferramentas @marcospcsilva :)
Uma luz no fim do túnel começou a surgir entre leituras e conversas, começaram a surgir algumas ideias =)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.