Sobre: "houve muita conversa sobre Ferramentas e pouco sobre Teste"

Estou movendo essa discussão para o OT, pois a thread aberta era para pessoas que foram para a conferência e ou assistiram o streaming… e me desculpe se estiver errado, mas parece que não foi nenhum dos casos.

-5

Bela iniciativa!

Mas na minha opinião, houve muita conversa sobre Ferramentas e pouco sobre Teste.

Tester

@marioramos18 tenho algumas curiosidades, o que de testes você esperava ver por exemplo? Algum assunto específico? Você estava presente no evento ou viu pela transmissão ao vivo?
Desculpe-me pelas perguntas, mas é para tentar entender melhor seu ponto de vista, afim de pensar como podemos melhor eventos da nossa área.

@marioramos18 @Fred-Moreira O objetivo do evento, em sua concepção, era ter conteúdo técnico de alto nível (a maioria das palestras foram de nível intermediário a avançado), pra diferenciar dos outros eventos da área, que às vezes abordam muitos assuntos “mais do mesmo”.

Mesmo assim, o seu comentário acabou não fazendo sentido, porque 4 das 10 palestras (a Bárbara não pode comparecer ao evento) não foram sobre ferramentas:

• Desafios de teste em arquitetura de microservices (do @Fred-Moreira), falando sobre um assunto extremamente relevante atualmente no mundo todo: microservices
  • Pirâmides de teste fora de forma (da Elayne Souza), apresentando insights sobre a Pirâmide de Automação de Testes, citando o último livro da Lisa Crispin/Janet Gregory (More Agile Testing) e experiências na TW
  • DevQA - da zona de conforto ao comprometimento com a qualidade (da @Kamilla-Queiróz), mostrando skills essenciais que profissionais da nossa área precisam ter, e descrevendo a experiência dela e os motivos que a fizeram buscar essas skills
  • Alta disponibilidade em grandes eventos - case Walmart (da @Daniela-Vieira), mostrando como o Walmart testa a plataforma e garante ter alta disponibilidade em qualquer época do ano (seja no Black Friday ou não)

E mesmo que as outras palestras tenham abordado ferramentas/frameworks/etc (o que é muito importante SIM), também falaram sobre conceitos absolutamente essenciais hoje em dia: Continous Delivery, Docker, Mobile, Infrastructure as code, etc.

Abs

-4

@Fred-Moreira na minha opinião existe um fascínio exagerado por ferramentas no nosso campo, é ferramenta pra todos os lados inclusive aqui no AgileTesters, isso tem abafado conversas sérias sobre Teste de Software de forma crítica, coisas que somente um cérebro humano sapiente pode fazer. N que as ferramentas n sejam importantes, sabemos que elas podem fazer coisas importantes para nós, mas ferramentas estão longe de ser o ponto central do Teste. As ferramentas n deveriam ao menos ser notáveis em Teste, assim como o Eclipse ou NetBeans… n são notáveis na codificação, o que existe é o Teste, que pode ser eventualmente apoiado por ferramentas (framework, planilha de excel, papel em branco…) com o propósito de extensão das minhas limitações. Enfim, o que acabei reivindicando aqui é que as ferramentas precisam voltar para seu lugar de direito, que é abaixo do Teste e não acima dele.

Tester

@marioramos18 @Fred-Moreira

Acho que vc só leu a primeira linha do meu comentário, porque no final falei “mesmo que as outras palestras tenham abordado ferramentas/frameworks também falaram sobre conceitos absolutamente essenciais hoje em dia: Continous Delivery, Docker, Mobile, Infrastructure as code, etc.”

Esses são alguns dos assuntos mais relevantes na Engenharia de Software em geral hoje em dia, de acordo com as maiores empresas do mundo (Netflix, Spotify, Facebook, Twitter, Google, etc). Assuntos sobre teste já são/foram abordados em vários eventos pelo Brasil todo há anos.

Existem alguns autores da área, como James Bach e Michael Bolton, que passam a maior parte do tempo com discussões irrelevantes sobre “testing x checking”, diminuindo o valor da automação e “endeusando” o papel do tester (coisa que não faz o menor sentido, visto que muitas das empresas de tecnologia mais importantes do mundo não tem testers, mas isso já foi bem discutido em outra thread). Esses tipos de discussão vão completamente de encontro às tendências da Engenharia de Software no mundo todo (que são basicamente os conceitos essenciais que mencionei), e não é isso que eu e muitos outros profissionais da área no Brasil queremos.

Eu (e acho que vários outros também) quero que os profissionais da minha área sejam cada vez mais qualificados, que estejam sempre a par de tecnologias de ponta e do que as maiores empresas de tecnologia estão usando. Quero que os nossos profissionais olhem job descriptions daqui ou de fora e se sintam confiantes, e não incapazes.

Abs

Vou deixar meu .50 cents aqui sobre sua colocação @marioramos18 .

1 - Se você tem uma visão sobre eventos em geral que abordam assuntos que não te interessam ou que gostaria que poderiam ter um vies diferente, acredito que você deveria achar outra forma de expor sua opinião… (uma thread separada talvez?) não é no feedback de um evento que você não participou que é o melhor lugar.

1.1 Acredito que você poderia realizar uma iniciativa própria sobre que te interessa e acha interessante. Um blog talvez? Podemos colocar ele no feed de blogs do Agile Testers.

2 - A proposta do ATC estava aberta desde o início e a ideia que fosse algo de nível avançado sobre teste de software. Os talks enviados contemplavam essa proposta… ou seja… nenhuma novidade aqui.
Quando se fala em nível avançado sobre teste de software…isso envolve falar sobre bibliotecas, técnicas, softwares e visão de outras perspectivas… falar que foi focado em “ferramenta” é simplista e faz um desserviço a qualquer discussão que poderia surgir disso.
Para aqueles que preferem e ficam somente no teste manual e estão confortáveis com isso, era só ignorar o evento… assim como muitos o fizeram.

2.1 Eu particularmente não entendo falar sobre teste sem mencionar ferramentas que me ajudam no processo…

3 - Seu exemplo sobre Eclipse nem codificação foi algo de quem não sabe como funciona muito bem sobre desenvolvimento de software em si OU tem uma visão deverás limitado sobre o assunto.
Em conversas e eventos sobre desenvolvimento de software, as pessoas não falam sobre loops, if’s, classes e métodos… elas falam sobre conceitos como código limpo, teste unitário(!), bibliotecas que ajudam no processo de desenvolvimento e cases de refactor de código legado.

Espero que entenda meu ponto e a ideia aqui não é julgar e sim ter uma conversa franca e direta sem meias palavras.

-7

@stefanteixeira Respeito sua opinião, mas prefiro ficar James Bach, Michael Bolton, Jerry Weinberg…que tratam o Teste de Software de uma forma inteligente, como uma atividade cognitiva complexa, do que resumir toda essa riqueza em algo frio como uma ferramenta. Se você está fazendo somente “AUTOMAÇÃO”, você possivelmente não está sendo muito útil, porque o seres HUMANOS não se comportam de forma algorítmica.

Tester

@marioramos18, acredito que o nível que queira chegar de discussão seja uma coisa mais “conceitual” e menos “ferramental”. Ok, entendo. Mas sobre o feedback que passou do evento, é preciso ter em mente que foi feito de profissionais da área para profissionais da área. O dia a dia de um profissional não deixa muito espaço para ser somente conceitual (ou usar mais o seu tempo para isso.) . Esses profissionais usam seu tempo para ver/testar/usar/divulgar mais como conseguem resolver os desafios do dia a dia do que trazer algo mais conceitual. E não tem nada de errado nisso. Nem um pouco. Só acho que ficar frustrado com a % de conceitual vs ferramental , em um evento totalmente que é vísivel montado para conversas sobre o dia a dia de um profissional da área (um dos focos é a troca de conhecimento com o outro…), é meio que se decepcionar com um filme , de fatos reais, esperando que tenha um desfecho diferente.
Veja bem, acho o seu feedback válido. Eu acho que é preciso ter em mente que esse tipo de conversa, conceitual, é uma coisa que podia ser “puxada” pela parte Acadêmica (pelo menos na minha visão, claro…).
Acho que lá poderia acontecer eventos onde até teriam capacidade de explorar mais tópicos como o que sentiu falta.
Sobre o ATC, ele mesmo falou do que se trata:

O ATC - Agile Testers Conference é um evento sem fins lucrativos cujo principal objetivo é promover a troca de experiências entre os profissionais de Teste de Software e Qualidade do Brasil.

PS: Nesse tempo que trabalho com testes, já vi algumas pessoas tentarem fazer eventos mais conceituais, e não acontecerem por falta de quórum (Complicado né?). Talvez é algo a refletir sobre a nossa área. Será que na estrutura da engenharia de software, não estamos estacionados na evolução “das coisas”?

Minha opinião hoje é que um QA/Tester/Analista de Testes não pode mais se dar o direito de apenas testar, cada vez mais as empresas tem procurado profissionais multidisciplinares, com ferramentas o profissional reduzirá o tempo para realizar suas atividades e com isso será possível realizar outras atividades no projeto/time. Quanto ao evento não pude participar, mas pareceu um evento legal e a visão do evento já estava bem definida. Concordo com o @stefanteixeira quando ele diz que quer ver profissionais de testes cada vez mais qualificados e aprendendo coisas nova, mas não podemos deixar de lado nossa skill principal que é de teste.

Não entendi o tom tão agressivo dos comentários e posts. O evento, desde o início, tinha um assunto bem definido e, como já postaram, estava aberto para críticas e sugestões.
Minha visão, como HUMANO e que PARTICIPOU do evento (não apenas assisti pela internet ou julguei por ouvir falar de algo). O evento foi um mix de conceitos e de divisão de experiências. TODOS exibiram a solução de problemas (seja utilizando ferramentas, planejamento e gestão, mudança de perfil profissional com foco na evolução contínua da área) e, com base em CONCEITOS, sim, apresentou a solução com auxílio de ferramentas e BOAS PRÁTICAS de uso dessas ferramentas. Foram além do “Como criar casos de testes no Excel”, “Como evidenciar erros no Word e abrir no Mantis”. Mostraram a importância da evolução contínua na nossa área (como ocorre em toda e qualquer área de tecnologia) e apresentaram cases de sucesso para resolver problemas que podem ser usuais à qualquer profissional da área.
Com base em suas críticas, gostaria de ler algo sobre o que você acha relevante, não apenas citar nomes de pessoas, mas criar algo que, de fato, tenha valor agregado à comunidade.
<ironic> @Leonardo-Galani, sugiro você montar uma palestra sobre os padrões de documentos de testes que você tem, crieo que se enquadra no assunto </ironic>

Abraços.

-6

@Leonardo-Galani
1 - R: Concordo com vc! Talvez n tenha sido o local mais adequado. Mas eu vi os slides e pude perceber o assunto debatido.

1.1 - R: É uma boa ideia! Mas infelizmente n tenho tempo no momento para escrever.

2 - R: Simplista? sim, realmente simplista fazer um evento de Teste de Software (algo tão amplo) para falar basicamente de ferramentas. N sou essa pessoa que vc insinuou que só fica no "Teste Manual, e mesmo que fosse, ainda sim criticaria o evento ou só pode criticar quem automatiza? n entendi!

2.1 - R: Particularmente eu acredito que vc seja mais um Desenvolvedor do que propriamente um Tester ou tem um conhecimento limitado, por isso n consegue falar de Teste sem mencionar ferramentas.

3 - R: Se vc n concordou com exemplo, ok! Sinceramente n sei o que são debatidos em conversas e eventos focados em código, até pq, como um Tester, eu foco minhas energias em assuntos relacionados a Teste. Deixo o meu conhecimento em código para criar minhas próprias ferramentas.

Sei que vc tem boa intenção Galani! Só temos opiniões bem diferentes.

Tester

10

@marioramos18 acho que pra pautar melhor a discussão seria legal falar um exemplo do que você está propondo.

Acho que todo mundo já disse que o propósito desse evento era ser diferencial dos outros eventos de teste e trazer assuntos mais avançados da área.

O que você chama de conhecimentos e habilidades de teste que são mais relevantes? Acho que assim a discussão fica mais pautada.

Estou na área fazem cerca de 5 anos e estou mudando de emprego agora, tanto na empresa atual quanto na futura me foram exigidos sólidos conhecimentos de desenvolvimento e ferramentas (inclusive a primeira etapa do Processo Seletivo é um desafio de programação). As empresas que me convidam pra palestras também tem pedido bastante isso.

E mesmo falando tanto assim desses assuntos as empresas ainda tem dificuldade em automação de teste, Continuous Integration, Continuous Delivery e DevOps (de novo, baseada na minha experiência profissional, as empresas que eu visito e as comunidades que coordeno).

O que o @Ramses-Saccol-de-Almeida disse da Academia eu super concordo também, de eles fazerem essa ponte entre a conceituação e a prática (focado em problemas de mercado por favor).

Então é isso, acho legal você citar um tema que ache relevante nesse quesito (dentro de um cenário comercial se possível)

Samy

@marioramos18

É impossível fazer automação sem testar, isso é óbvio. Testes exploratórios são importantíssimos e são onde o tester irá atuar de forma mais “inteligente”. Só que todo esse escopo de testes exploratórios é só uma pequena parte diante da infinidade de coisas que temos hoje em dia em Engenharia de Software.

A sua resposta foi exatamente o “endeusamento” da área que é dado por esses autores. Eu prefiro ser realmente crítico e ter a consciência de que nosso papel é importante, porém não é indispensável, e que temos que ser úteis de outras formas também (o que entra no âmbito das tendências que já mencionei várias vezes).

Vejo muito lero-lero desses autores e pouca contribuição para o mundo real, diferente de autores realmente relevantes como a Lisa, Janet, Gojko Adzic e Alan Richardson, por exemplo. Não espere do ATC discussões parecidas com as que esses autores fazem todo dia, e que não levam a nada, além de flamewar inútil (já vi vários dignos de vergonha alheia).

Eu confesso que ainda não consegui entender muito bem o exemplo e ponto de vista do @marioramos18. Será que você poderia exemplificar? Se preferir me enviar uma mensagem direto não tem problema :)

Minha opinião sobre ferramentas é que elas servem para nos auxiliar e aplicamos conceitos de desenvolvimento de software (Qualidade faz parte) e melhorar o nosso trabalho, mesmo utilizando uma ferramenta não podemos deixar de utilizar nossa inteligência (Pensar como iremos aplicar da melhor forma possível). É meio estranho “abominar” ferramentas e trabalhar na área tecnológica, afinal o computador hoje faz muitas vezes as tarefas que fazíamos manualmente haha

Semana passada aconteceu o O’Reilly Software Architecture Conference (http://conferences.oreilly.com/software-architecture/engineering-business-us), com pessoas conceituadas da área tecnológica e vários assuntos discutidos no evento também estiveram lá. Acho que isso é um bom sinal para ver o nível das apresentações.

Gosto destas discussões, mesmo com algumas pessoas passando um pouco do ponto hahaha.

@Leonardo-Galani Vc achava que o “bonde do t-rex” era influente negativamente… imagina esse bonde do “bach”… BEM pior, tá fazendo gente viver em uma realidade paralela.

Não vou criar textão, mas acho que é fácil entender minha opinião…

Estou na área de testes há 6 anos. Nestes 6 anos já li/participei de muitos assuntos sobre o básico do teste, que é: pirâmide de testes, ISOs, IEEEs, documentações, gestão de risco, competências de um testador e etc.
Agora, com 6 anos na área, não preciso de mais palestras sobre estes assuntos, pois acho que já consegui pegar o básico. E quando a gente passa a fase do básico, o que a gente faz? Vamos para o intermediário e avançado. Este avançado eu encaro ser a parte ferramental. As ferramentas estão aí para nos ajudar, e o próprio computador é uma destas ferramentas. Tenho certeza que muitas pessoas contratadas para organizar arquivos em papel também ficaram raivozas com a chegada do computador, que já faz tudo isso, mas tiveram que se adaptar. Hoje ninguém contrata alguém que não saiba o “windows/word/excel/powerPoint”.

Como motivador de parte desta discussão vou dar meus 50 cents!

Sinceramente eu ainda não consegui entender o que o @marioramos18 quis dizer, de repente para ficar mais claro para todos, ele poderia então nos informar uns 3 tops temas que ele gostaria de ver em palestras. Talvez assim conseguiríamos entender de maneira mais pertinente as suas considerações.

Todo e qualquer evento tem sua contribuição para a comunidade, tem aproximadamente 3 anos que resolvi participar mais da comunidade, frequentando eventos, escrevendo em blog, respondendo lista de emails e até fui e ainda sou organizador de um evento. MTC

Este ano em especial eu fiz uma resolução de ano novo, parar de reclamar e criticar atividades de comunidade e fazer mais por ela. Claro que parte de nossa missão é dar feedbacks positivos ou negativos com intuito de contribuir de alguma forma, crescendo profissionalmente e ajudar as pessoas a crescer.

Pensem um pouco nisso!

-4

@stefanteixeira Totalmente desnecessário falar isso, está sendo altamente tendencioso citando autores que idolatram ferramentas assim como vc. E que são os mesmo que saem vendendo cursos de automação depois. N tenho o menor problema com ferramentas, como já citei anteriormente, inclusive uso algumas. O problema é esse fascínio exagerado de pessoas como vc que só falam de ferramentas (influenciando pessoas que estão começando na profissão a pensar dessa forma) e minimizam algo extremamente complexo como Teste de Software a isso (isso é viver em uma realidade pararela) e que parece n ter mais nada a acrescentar na área.

Tester

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.