App não nativos: Phonegap + testdroid clound?

Pessoal eu sou responsavel por teste de mobile e usei a ferramenta na nuvem Testdroid Cloud pórem nossas aplicações que passa pelo phonegap não nativas tem erros resultantes.
Alguém tem acesso a essa integração da linguagem gerado pelo phonegap e o testdroid

Ok…
Vamos entender um pouco o seu problema:
App feitos pelo o framework que voce citou estão apresentando problemas e nativos não ? (Se é que tem app nativos…)
Ou…
Quando usa apps feitos pelo framework citado + testdroid, mas se tentar em um aparelho “fisicamente” esse app, certos erros não acontecem…

Cheguei perto de algo?

Pode prover mais informações sobre o seu caso?

@Ramses-Saccol-de-Almeida
desculpa talvez não tenha sido claro

Tesdroid é uma ferramenta onde se executa testes integrados na nuvem, certo.

Quando vou executar testes em app nativo com testdroid meu processo é validado com sucesso.
Já, quando vou executar testes com app de framework no testdroid meu processo é falho.
Sendo assim quero ajuda para validar se existe a possibilidade de fazer integração do app desenvolvido em framework com testdroid que nas minhas tentativas esta aceitando apenas testes em app desenvolvidos com linguagens nativas

@winter

Hum, acho que entendi o seu caso.
Na verdade, app’s feitos com framework, são aqueles que aceitam qualquer linguagem de programação (reza a lenda) e compilam um app como se fossem “nativos”.
O problema disso, é que algumas soluções criam certos elementos, que a “olho nú” ficam iguais a soluções nativas, mas o core é cheio de camadas.

Isso pode atrapalhar (e muito) no sentido de como testar (E mais ainda se precisa automatizar/aproveitar automação já existente).

Mais algumas perguntas:

1. Seu processo em serviços clouds, é automatizado? Ou apenas segue um script de execução manual?
  2. Já tentou esse seu processo em aparelhos “próximos” de voce? Para questão de isolar sobre serviços na nuvem…

Me desculpe as perguntas, mas se puder fornecer mais informações, talvez chegaremos a uma solução.

@Ramses-Saccol-de-Almeida

Bom a minha intenção é sempre melhorar os níveis de testes aplicando testes manuais e automáticos. Atualmente executamos testes no JavaScript e posteriormente depois da linguagem “nativa” gerada pelo Framework.

Com isso vamos imaginar seguinte cenário de desenvolvimento:

js, css, HTML ---------framework ------------ android, iOS, Windows Phone

Sendo assim, estou trabalhando para testar as tarefas no JavaScript e também depois do barramento do framework nas tarefas do android, iOS, Android e Windows Phone.

Estou tendo um pouco de dificuldade nisso, pois, algumas ferramentas se aplicam muito bem em linguagens nativas e nas geradas por framework não. Uma delas foi o Appium não obtive muito sucesso, pórem, podemos concertar. E agora com testdroid.

Achei a ferramenta fantástica e acho que contribuiria bastante para processo de teste, estamos usando o Analitics e podemos ver quais são os aparelhos que os clientes mais usam e quais temos que dar mais atenção e o testdroid eu posso escolher os aparelhos que desejo executar teste. Além de acompanhar como minhas aplicações vão se comportar perante ao uso de RAM e CPU do aparelho, e consequentemente bateria do dispositivo.

Temos uma responsabilidade muito grande ,pois, é uma empresa de telefonia celular e um simples erro pode influenciar na nossa imagem, por isso todo cuidado é pouco, responsabilidade de estagiário né.

Já executamos testes em dispositivos próximos em nossos ambientes de homologação, porém alguns mínimos erros foram para produção, não descartamos o velho processo de uma criação de uma planilha com plano de teste e evidências de testes com prints. Porem temos uma grande diversidade de aparelhos no mercado e vários navegadores diferentes nos dispositivos, sendo assim, é difícil criar algo com framework que seja genérico para todos os clientes. Demandando assim que o processo de teste seja sólido com diversidade de teste integrado, teste de regressão, inspeção visual, teste de stress, etc.

Além de tudo isso também trabalhamos com ferramentas de qualidade de software SonarQube, Alguns plugin do Grunt, etc.

E quanto ao pedido de desculpas pela quantidade de perguntas, pode ficar tranquilo eu também pergunto muito. E acho q esse espaço aqui é justamente para isso uma discussão para todos nos amadurecer nossas ideias. Sou novo por aqui e achei a proposta desse espaço fantástica acompanho todos os dias.

Best answer ever Trophy pra vc…hehehe

Mas agora , finalmente, consegui entender o contexto do seu trabalho. Na verdade, automação para smartphones e derivados não tem um processo bem definido e consolidado como testes para sistemas web.
No appium a configuração é algo bem chata, pois quanto mais se avança em certas configurações, mais se precisa de soluções próprias.

Bom, nesse ponto parece que tu já anda encontrando solução.
O que posso indicar , se é que já não fez, dar uma olhada também em:
Amazon Device Farm
Xamarin
Perfecto Mobile (mas não li nada ainda sobre aplicação de testes automatizados)
SauceLabs (Criadores do appium…Well pelo menos alguns dev’s foram…)

Mas se o “martelo” já foi batido para o testdroid, é preciso ver mais a fundo qual o problema de execução.
Como falei anteriormente, a discussão entre aplicativos nativos e híbridos é bem extensa. Pois tem questões de performance, User experience, etc, etc…

Na parte da automação, ele aumenta a complexidade em mexer com os elementos, pois o “compilado” é um sanduiche bem grande, dependendo do framework utilizado.

É nesse pensamento que muita gente anda elogiando o React

Pois esse framework anda fazendo um ótimo trabalho em ter acesso a itens nativos.

Eu já tive algumas experiências com os “clouds services” falados e se tiver algo especifico, a chance de ajudar é alta (mas não 100% certo eehheh)

O que já fiz, quando tive a oportunidade, foi fazer a minha “fazenda” de aparelhos. E controlava ela por isso daqui:

OpenSTF
Foi um experiência bem legal. Cansativa e corrida…Mas legal…

Bom, espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, “keep asking”…

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.