[HWT] Como ser o Único Tester Em Uma Equipe Ágil

O que acham de começar a discussão para o Hangout de amanhã (https://plus.google.com/u/0/events/crtellsncl49fenctieivaonth8?authkey=CJu21_aa4oiCqwE) ?

Para animar, segue um webnar que terá hoje (23/2) com um assunto bem parecido: The Lone Tester with Jess Ingrassellino (http://www.softwaretestingclub.com/events/the-lone-tester-with-jess-ingrassellino?xg_source=activity)

Uma dúvida…
“Como ser o único tester […]” no sentido de retirar todos os testers e deixar só um na equipe, ou seria “Como É ser o único tester […]”. Achei que fosse um erro de digitação, mas vi que em todo lugar falta o " é ", então realmente não entendi…

Boa observação sobre o pt-br do tema @Bruno-Fernandes !

Eu preferiria focar nas skills necessárias para um Tester ser efetivo como única referência de Testes na equipe afim de ajudar pessoas que irão começar (ou estão começando) nessa realidade num futuro próximo. Por isso acabei com o título sem o “é”, que daria uma noção de presente e influenciaria (talvez…) as pessoas a pensarem que o Hangout é somente um relato de experiência ao invés de uma mesa-redonda. A ausência também implica que pessoas sem essa experiência profissional participarão do Hangout (algo sadio num debate, ter pessoas com e sem experiência no assunto) trazendo sua experiência dos seus contextos atuais e ponderando sobre como suas skills/atitudes mudariam.

De qualquer forma, qual sua opinião sobre o tema ? Quais skills/atitudes/processos um Tester precisa ter/conhecer no contexto que mencionei ?

Realmente, apenas este “É” daria um sentido totalmente diferente, e era isto mesmo que eu estava pensando que seria, relatos de pessoas que são a única referência de teste da equipe.

Pensando neste “Como ser o único tester”, penso que não pode ser uma pessoa que acha que o teste é algo pontual, que você faz quando a programação termina. Não apenas pelo que vemos sempre - teste deve estar em todo o processo - mas porque não teria como uma pessoa apenas dar conta de toda a demanda de teste.
O Tester neste caso deveria ser uma pessoa mais ligada ao processo como um todo, deve pensar em como garantir a qualidade do produto, agiria mais como um consultor dentro da equipe.
Não tenho experiência em equipes ágeis, e minha equipe tem uns 20 testers. Assim, é esperado que sempre testemos tudo. Mas pensando fora da caixa, num caso em que eu, por exemplo, fosse o único testador, seria impossível testar tudo, assim teria que encontrar formas de forçar os outros membros da equipe a se responsabilizarem pela qualidade do produto e não apenas pensar “manda assim mesmo, os testers irão testar isso!”.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.