Pelo bem da sua carreira: Comece aos poucos, mas comece a programar.

16

Olá pessoal,

Gostaria de apresentar 2 cenários:

Cenário 1) Você chega no trabalho, liga o seu notebook, pega um café, senta na mesa, abre o seu email e tem um email do seu gerente / chefe dizendo: “SR. QA Tradicional, no próximo mês vamos começar a implementar Agile aqui na empresa, quero um estudo detalhado de como VOCÊ pode aplicar automação e quais ferramentas / tecnologias você vai utilizar. Abraços, seu chefe.”

Reação: Você lembra que ja leu muito sobre Agile e Agile Testing em blogs da vida, mas lembra também que nunca usou nenhuma ferramenta / framework para automação e MUITO MENOS sabe programar, em seguida você deita em posição fetal no chão do escritório e começa a chorar.

Cenário 2) Você chega no trabalho, liga o seu notebook, pega um café, senta na mesa e a equipe do RH te apresenta o novo colega QA, você rapidamente busca o perfil dele no Linkedin + um Google Search e descobre que ele tem menos anos de carreira como QA que você, mas é proeficiente em 3 linguagens de programação, tem conhecimento das principais ferramentas e frameworks de automação e inclusive já deu palestras sobre o assunto.

Reação: Você lembra que deveria ter cancelado o Netflix, ter gasto menos tempo jogando on-line e pelo bem da própria carreira, que deveria ter aprendido muito mais sobre programação e consequentemente sobre automação, em seguida você deita em posição fetal no chão do escritório e começa a chorar.

Estes dois cenários são hipotéticos, mas talvez ilustrem situações bem comuns na vida de quem ainda hoje pergunta: “Quero aprender a automatizar, por onde eu começo?”

Minha resposta é - DO BÁSICO.

Muitas pessoas sem um conhecimento básico de lógica ou de programação querem começar automação, cortando caminhos, com gambiarras e com o famoso pensamento “Vou aprender so o básico para automatizar”.

Mas eu pergunto “Para que se limitar no básico?” :)

Pensando nisto, quero compartilhar uma lista de sites que podem te ajudar a começar a aprender programação, e quem sabe dar um up na sua carreira (ou te manter no teu emprego). Segue a lista:

Post do pessoal da Tableless
http://tableless.com.br/iniciando-na-programacao/

LearnCodeWithMe
http://learntocodewith.me/getting-started/

CodeAcademy
https://www.codecademy.com/

CodeSchool
https://www.codeschool.com

CodeUpStart
https://www.codeupstart.com/

Code4StartUp
https://code4startup.com/

Coursera
https://www.coursera.org/courses?languages=en&domains=computer-science

Udacity:
Intro to Algorithms
https://www.udacity.com/courses/cs215

Software Debugging
https://www.udacity.com/courses/cs259

Intro To DevOps
https://www.udacity.com/courses/ud611

How to use Git and GitHub
https://www.udacity.com/courses/ud775

Udemy
https://www.udemy.com/courses/development/programming-languages/all-courses/?price=price-free&lang=en

Repo com diversos items
https://github.com/vhf/free-programming-books/blob/master/free-courses-en.md

Tutorial Hunt
http://tutorialhunt.meteor.com/

GeekBooks
https://www.geekbooks.me/category/view/programming-languages

Hack Pledge (mentoria)
https://hackpledge.org/

Depois que você se dedicar de verdade na programação TUDO FICA MAIS FÁCIL, seja a interação com o time de Dev no ambiente ágil, seja aprender a ferramenta de automação que for, seja se você decidir migrar para outra área.

Material para estudar e aprender existem aos montes e de forma gratuita, a única coisa que não podemos fazer é te convencer a usar melhor o seu tempo.

Escolha uma linguagem, começe pequeno, crie o hábito e siga aprendendo.

Que tal você se ajudar nisto? :)

Abraço.

@Eduardo-Oliveira127 disse:

Estes dois cenários são hipotéticos

Não concordo que sejam hipotéticos. (rsrsrs)
Do mais, certíssimo! Programar lhe dará melhor entendimento sobre como as coisas funcionam. Fica mais claro reportar um problema ou propor uma melhoria quanto se entende a lógica como o programa foi desenvolvido.

É uma situação acredito que acontece com muitos analistas, onde empresas de software tem exigidos perfis de profissionais mais completos, assim a automação de teste em alguma linguagem já está virando pré-requisito para a maioria cargos, onde saber realizar somente testes funcionais já não faz diferença.

Bom material de estudo @Eduardo-Oliveira agora começar a ralar.

É verdade… o mercado está mudando, hoje a empresa em que trabalho só contrata QA com perfil de Coder também. Mesmo porque a maioria da aplicações SaaS que estão surgindo demandam um skill mais técnico. QA agora também pode ser Coach em algumas empresas, mas para isso ela também têm preferido Coders.

Eu acredito que teste manual sempre vai existir, já testadores manuais… são outra história… uma sugestão para quem não quer “encarar” o desafio é ir para uma área mais “business” e menos “dev”, alguns estão migrando para serem POs, outros, em empresas tradicionais, Analistas de Negócio.

Bárbara Cabral

@Eduardo-Oliveira127 Já aconteceu de eu sair de uma equipe de testes externa e ir para a equipe de devs, eles reclamaram muito no inicio por eu só fazer teste manual, mas depois me adaptei ao time de desenvolvimento, programando e fazendo testes mais baixo nível em API, é a realidade o que você falou, esses cenários são reais.
Uma dica que dou pra cursos na Udemy faz a inscrição e não comprar logo os cursos, tem dias que os cursos mais top de 1XX fica por 10,12,15 dollar, pra iniciante tem vários cursos de graça.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.