Testes Diários para E-COMMERCE

Pessoal, se alguém já realiza testes ou trabalha com E-COMMERCE? poderiam me dar dicas de de testes diários que posso realizar?

Ex:‘Realizar Compra’.

@Gabriel-Linardi não entendi muito bem a sua dúvida. Você vai criar uma suíte de automação de testes pra ser agendada e rodar todos os dias em ambiente de homologação?
Você vai executar de forma manual?

Sobre os cenários, você precisa cobrir os mais importantes pro seu negócio e quem vai poder te responder que testes são importantes é seu PO ou Analista de Negócios.

Exemplo de como eu trabalho: eu tenho 2 ambientes de teste (integração e staging) onde rodam testes automatizados. No ambiente de Integração roda uma suíte de Smoke Tests, que são os testes mais importantes do negócio (no meu caso os mais importantes são os cenários que envolvem assinatura do jornal), nessa suíte rodam cerca de 300 testes. Em homologação (que seria um Pré-Produção) rodam todos os testes automatizados (cerca de 1000).

Só reforçando, quem pode levantar pra você a lista dos testes que deveriam ser executados diariamente é a pessoa de negócio do seu time.

Samy

Oi, @Gabriel-Linardi !

Eu concordo com o @Samanta-Cicilia que a importância dos cenários de teste deve ser definida com o pessoal de negócios da empresa.

Aqui na Dafiti nós temos 2 suites de teste automatizado com Behat para web e mobile web: uma que chamamos de acceptance com todos os cenários que rodamos durante as madrugadas e uma que chamamos de smoke, que é um subset de acceptance com os principais cenários que rodamos no processo de deploy. Tanto os cenários de acceptance quando os de smoke foram priorizados pelo time de Produtos.

Nos apps, temos uma suite que rodamos diariamente com 70 cenários priorizados pelo PO, dos 297 criados.

Outra fonte que você pode usar para complementar os testes são métricas extraídas de ferramentas como analytics, new relic. Você consegue saber quais as funcionalidades mais acessadas, ambiente do usuário, etc.

No geral, os times têm ideia das funcionalidades mais importantes para o negócio. Na web e apps, o fechamento de uma compra é o mais importante. Mas pra isso o catálogo tem que funcionar, login, cadastro, carrinho etc. No backoffice, temos a integração de pedidos com o SAP, processos de logística, transporte, financeiro, SAC. Mas eu não deixaria de envolver o pessoal de produtos na seleção dos casos de teste prioritários. Deve ser um trabalho em conjunto.

[]'s

Taty

@Gabriel-Linardi,

Embora eu concorde totalmente com a estratégia da @Samanta-Cicilia e da @Tatiane-Fukuda, às vezes tenho a impressão de que as pessoas do time olham pra nós com o “título” de tester e esperam que digamos a elas o que testar, como testar e o que é importante ou não. Como se magicamente pudessemos ler as mentes de todos e aprender sobre o sistema e as prioridades do negócio :)

O melhor substituto a essa skill de adivinhação seria dar uma googlada antes e chegar a esta reunião com seu PO/BA/etc para definir os cenários mais críticos ao negócio, já tendo algumas idéias de cenários bem alto nível (além das idéias retiradas das métricas de monitoramento que a @Tatiane-Fukuda comentou). Abaixo alguns links que encontrei pesquisando por “e commerce testing scenarios”.

Sugiro se inspirar nelas para fazer sua própria lista de cenários de teste a serem priorizados - e não somente copiar as idéias, visto que talvez elas não façam totalmente sentido pro seu contexto. Use mais como fonte de idéias e inspiração. Obviamente, cite as referências na pauta da reunião - capaz de alguém do time gostar da idéia e ir no google catar ainda outros materiais que você nunca imaginou existirem.

http://www.practicalecommerce.com/articles/4036-What-to-Test-on-an-Ecommerce-Site

http://www.testing-web-sites.co.uk/testing-plans-checklists/testing-plan-for-an-ecommerce-site/

https://www.marketizator.com/blog/12-brilliant-practical-e-commerce-marketing-testing-ideas-infographic.html

@Gabriel-Linardi Hoje estamos construindo nossos testes que estão rodando na madrugada temos 500 testes que fazem o fluxo de navegação da loja, mas como a @Tatiane-Fukuda e @Samanta-Cicilia o ideal é que você tenha uma boa relação com o pessoal de negócios para que sempre tenha ideia das features mais importantes a serem testadas.
O que vejo como mais critico para testar é o Carrinho de compras por ter varias variaveis como frete, promoçoes, cupons de desconto, etc… e os checkout de pagamento principalmente por que sem pagamento a loja simplesmente não funciona…

Valeu gente, muito obrigado a todos pelas dicas.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.