Papel de um Líder de Testes no Scrum...

Você tem uma equipe tradicional de testes, com papéis bem definidos, Analistas, Líderes e Coordenadores.
De repente o Scrum passa a ser o modelo de desenvolvimento.
Onde encaixar o Líder de Teste? Ele seria somente um integrante da equipe ágil? Poderia ser o Scrum Master? Será que quem era líder não passa a ter um sentimento de ter sido “rebaixado”? Como lidar com isso?

Tenho pensado nisso e onde mais vejo que seja legal de aproveitar o conhecimento de um líder seria no papel de SM. O que vocês acham?

É isso mesmo Leo, você entendeu direitinho!

No scrum líder técnico é apenas um integrante do time, e sim, rola um sentimento de rebaixamento para os menos inexperientes.
Acontece que no scrum não tem espaço para papeis “estrelinha”.
O time é multidisciplinar e todos sabem fazer vários papeis.
O scrum traz uma divisão justa de trabalho onde não há super-heróis enquanto outros “mandam”.

Você lida com isso colocando seu ego de lado e trabalhando em prol do produto e não apenas da sua carreira.

Abraços,
Eduardo Souza

@Eduardo-Souza legal! obrigado! Mas você acha que uma pessoa que era Líder de Testes se encaixaria bem em um papel de Scrum Master? Sei que no dia a dia vai depender da montagem da equipe e o Scrum Master pode ser pessoas de várias áreas, mas o “ex” Líder de teste pode ser um SM? Ou até mesmo um Analista de Teste pode ser um SM caso ele possua os conhecimentos necessários?
Outra coisa, como não tem os papéis “estrelinha”, a carreira da pessoa acaba sendo gerenciada de acordo com seus conhecimentos na área de atuação, e no quanto ela se torna multidisciplinar ao longo do tempo certo?

Cara… lider técnico de teste pode funcionar em um contexto agil com multiplas equipes.
Ele deixa de ser um cargo burocracia para ser mais um coach, acompanhar projetos e ajudar quem precisa…

É assim que funciona no spotify, klarna, etc…

@Leonardo-Galani essa função acho que é uma boa mesmo, acho que agregaria bastante. Mas andei lendo sobre o Spotify, e lá eles usam um modelo Lean… Será que no Scrum funcionaria? Ou é errado pensar que é limitado fazer isso no Scrum, já o ágil permite fazer essas adaptações?
Então Líder poderia ser uma pessoa a parte das equipes, apenas fazendo um mentoring, auxiliando com conceitos, ferramentas, práticas e etc?

Você pode ocupar qualquer papel no Scrum, vai depender apenas da sua intenção.
Não vá por esse caminho se seu objetivo for apenas manter o status do antigo cargo, pode funcionar no atual emprego, visto que as pessoas são as mesmas e aceitariam com facilidade, mas você terá problemas quando trocar de emprego.

Os times de scrum quase sempre elegem seus Scrum Masters (pessoas que são lideres naturais), e sempre tenho visto um vinculo com a determinação dessas pessoas em dar uma direção ao time. Líder técnico no scrum é apenas um ponto focal e que entende bem do produto que trabalha.

Sua carreira é consequência do bom trabalho.
Preocupes-se menos com ela e mais com o trabalho que a sua carreira vai melhorar por consequência.

Abraços,
Eduardo Souza

@LeoCarvalho acho que a questão de se encaixar independe do cargo anterior, um dev pode ser SM, um tester pode ser SM, um GP pode ser SM. Isso depende do quanto a pessoa está disposta a quebrar paradigmas e mudar sua forma de trabalho.

A pessoa tem que se desprender do atual e pensar no futuro (como discutimos no outro post sobre a mudança em relação a carreira de QA).

Dependendo do formato pode seguir esse exemplo do coaching e mentoring, não tendo um SM ou líder ou o que quer que seja dedicado a um time, mas sim sendo “utilizado” segundo a necessidade.

Pra quem está começando com ágil, acho que vale a pena seguir o by the book, mas com o tempo você vai vendo a necessidade de melhorar (e esse é o objetivo, melhoria contínua) e começa a sair das regrinhas do Scrum pra Kanban e Lean por exemplo.

O que o @Eduardo-Souza falou é bem importante também, ser líder de testes ou líder técnico do time não garante que você vai ser um bom SM.

O SM é um facilitador do trabalho do time e não um líder/chefe.

Samy

Acho que tudo vai depender do tamanho da empresa, como os times são formados, entre outros pontos.
Vou dar um exemplo do que o @Leonardo Galani comentou sobre multiplas equipes, para complicar a vida do Líder técnico de teste rsrs.
Trabalho na Locaweb, temos muitos times onde a maioria adota agile, outros projetos são waterfall, temos uma equipe de QA onde cada um trabalha em seus respectivos projetos(times).
Nosso chefinho(rs) Robson Agapito que é o coordenador desse exército de Qa’s, é nosso facilitador, coach e tudo mais. Trabalha como líder técnico auxiliando todos os Qa’s nos diversos times, acompanha os ritos de cada projeto, dependendo do time veste o chapéu de SM.
Cada time possui seu SM, seu GP, seus líderes e todos convivem em harmonia.

@LeoCarvalho: Acho que qualquer um do time que se sentir à vontade pode ser SM. Desde que esteja preparado e disposto como a @Samanta Cicilia disse.

É pessoal, essa ideia de haver um líder técnico auxiliando os analistas me agradou bastante, e acho que se encaixa até melhor em um local que possua muitas equipes. Acima de tudo, em uma transição de tradicional para ágil, um dos pontos principais é a mudança de pensamento dos envolvidos.
Sem dúvida, com a opinião de cada um de vocês pude formar um pensamento bem mais concreto sobre esse assunto. Obrigado, e quem tiver mais opiniões e exemplos por favor compartilhem ;)

@Rafael.Olivieri disse:

Acho que tudo vai depender do tamanho da empresa, como os times são formados, entre outros pontos.
Vou dar um exemplo do que o @Leonardo Galani comentou sobre multiplas equipes, para complicar a vida do Líder técnico de teste rsrs.
Trabalho na Locaweb, temos muitos times onde a maioria adota agile, outros projetos são waterfall, temos uma equipe de QA onde cada um trabalha em seus respectivos projetos(times).
Nosso chefinho(rs) Robson Agapito que é o coordenador desse exército de Qa’s, é nosso facilitador, coach e tudo mais. Trabalha como líder técnico auxiliando todos os Qa’s nos diversos times, acompanha os ritos de cada projeto, dependendo do time veste o chapéu de SM.
Cada time possui seu SM, seu GP, seus líderes e todos convivem em harmonia.

@LeoCarvalho: Acho que qualquer um do time que se sentir à vontade pode ser SM. Desde que esteja preparado e disposto como a @Samanta Cicilia disse.

Uma dúvida, a localweb não estava com um processo similar que nem o yahoo fez? De “eliminar” a equipe de QA? (ou cogitando a idéia pelo menos?)
Ps: Só uma curiosidade mesmo…

@Ramses-Saccol-de-Almeida: sim, é um plano de reestruturação que será implementado agora em 2016, mudando o papel de QA.

@Rafael.Olivieri Por curiosidade… como se daria essa mudança no papel de QA no contexto da Locaweb?

Patrícia Gonçalves

Sugestão: @Rafael-Olivieri responde a @Patrícia-Araújo-Gonçalves no post sobre o “fim do QA” pra gente não desvirtuar o assunto dessa thread :)

Samy

O Robson Agapito não é mais coordenador desse exército de QA’s até por que esse exército de QAs não existe mais, até onde eu sei …
Então, se acabaram com toda a área de QA ai na Locaweb você pode me explicar mais sobre seu conceito de harmonia @Rafael-Olivieri?

-1

@Patrícia-Araújo-Gonçalves: por coincidência, foi um tema de outro tópico que comentei ontem (rs). Uma evolução natural do papel de QA para Dev ou SysAdm. QA e Dev compartilhando seus skills, SysAdm e QA compartilhando seus skills.
Todos ganham =)

@Rafael.Olivieri Ta… mas me diz outra coisa… sobre essa “evolução natural”… todos os QAs aceitaram na boa essas mudanças? Não me soou bem essa de “todos ganham”, pq sempre há aquele perfil de profissional resistente à mudança principalmente nos times waterfall.

Patrícia Gonçalves

@Rafael.Olivieri
se testa e desenvolve? Você é o bichão mesmo hein doido
Youtube Video

-1

@Eduardo-Souza: dificil ver um QA sem algum conhecimento de dev, espero que nao seja o seu caso, bichão ;) (rs)

Como a Samanta Cicilia observou bem, podemos conversar mais sobre qualquer assunto Patricia e Eduardo, meu contato está no perfil ;)
Continuamos os offtopics por la =)

Ah cara … eu to tentando aprende.
Um dia eu chego lá.

Mas essa afirmação aí ta equivocada viu, eu acho.

-6

@Eduardo-Souza: Tranquilo mano, eu sei que voce conhece a empresa e a empresa conhece bem voce ;)
Mas o negócio é desapegar e ser feliz…
Qualquer coisa meu contato tai, a gente troca uma ideia =)

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.