Testes, qual o futuro no cenário Ágil?

Durante o evento do Agile Trends que ficou gritante o desconhecimento sobre em qual momento o testes devem ser efetivos numa equipe agilista. A pergunta foi entoada algumas vezes para diversos palestrantes e a resposta foi assustadoramente comum, os testes se mantem no modelo cascata.

O que chega a assustar é que mesmo os profissionais especializados em testes, não sabem identificar suas atividades, quando devem começar e até onde devem contribuir.

No modelo cascata (waterfall), o testes somente são a execução de uma determinada funcionalidade após o seu desenvolvimento ser tido como completo, ficando para o final da fila e com um tempo extremamente apertado e se trata de uma busca incansável por erros e inconformidades.

Quando espera-se que um Analista de Testes participe ativamente desde o desenho dos requisitos, participe e opine na arquitetura, auxilie dentro da suas capacidade e conhecimentos em testes de unidade. Seja capaz de analisar cenários, além do convencional, além do funcional, ser capaz de pensar em cenários que coloquem em risco a segurança de acesso de um sistema por exemplo e também, por quê não, ser capaz de automatizar desde testes funcionais até testes de carga e desempenho.

O papel do Teste numa equipe Ágil, precisa ir muito além de uma planilha em Excel ou de cenários dentro de uma ferramenta como o Testlink. A qualidade tem de ser atestada e assegurada desde os primeiros momentos de um projeto de desenvolvimento. E necessita deixar de ser foco para uma automação, essa por sua vez deve ser complemento.

Mesmo assim muito se fala em QA DevOps, QA Técnico, Analista Automatizador, mas o que precisa se ter em mente que numa leva Ágil, o Teste é parte integrante e ativa de uma equipe de desenvolvimento, onde sua voz é e deve ser ativa, onde sua contribuição deve ser vista para evitar inconformidades e não achar o maior número de erros.

Em um outro artigo lido, o autor descreve o cenário de uma empresa onde o grande número de erros se acumulam em numa fila de itens a serem corrigidos, isso significa uma demanda de gastos com correção quase incalculável e isso acaba sendo visto como algo natural, onde quanto maior a quantidade de erros encontrados, maior é a eficiência de uma equipe de testes.

Testes que se considera Testes, deve trabalha em parceria com sua equipe, visando garantir que o sistema é de boa qualidade e de confiança.

Dentro do Ágil, precisa ser visto que não existe distinção entre as equipes, que não existe a ‘equipe de desenvolvimento’ ou a ‘equipe de testes’, as que sim existe a equipe do produto.

Links Relacionados:

O fabuloso futuro das áreas de testes


  • Material resgatado
  • Post originalmente publicado em O Tapioca

[]'

Kamilla Queiróz

Engraçado que no último Lean Coffee aqui no Rio falamos disso e é incrível observar que muitas empresas se dizem ágeis, mas o fazem apenas nas atividades de desenvolvimento. Todo resto requisitos, teste e implantação continuam sendo feitas de forma tradicional. :(

Samy

Pois é.
E o pior, poucos sabem como fazer efetivamente as outras atividades de forma ágil mesmo.
:(

[]'

Kamilla Queiróz

Difícil Kamilla são as organizações entenderem realmente o que é Ágil e realmente implementarem por completo.
Muitas empresas acham que estão num modelo ágil quando estão apenas melhorando um pouco o seu processo.
Muitos tem o conhecimento de que quanto mais cedo o problema for encontrado mais barata é sua solução, mas para isso vários paradigmas devem ser quebrados.

Saber que as organizações não sabem aplicar testes ágeis pode ser visto como uma oportunidade também. muito desenvolvedor hoje não sabe o que é um Tester, qual seu valor na equipe ou qual seu papel. Menos ainda sabem o que um Tester Ágil deveria fazer. Cabe a nós, pessoas que estão envolvidas com a comunidade e com a agilidade, se posicionar como “modelos” de comportamento através de atitudes e idéias inspiradoras, pra que essas pessoas possam falar “poxa, trabalhei com um Tester Ágil!”.

E, obviamente, vir nos eventos e contar pra gente dos desafios encontrados e atitudes que tem tomado ;)

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.