CTFL-AT: Minha opinião sobre a certificação.

Olá pessoal,
Nesse post darei minha opinião sobre como foi a prova para a extensão ágil do CTFL, o CTFL-AT (Agile Tester).

Para poder se inscrever para essa certificação, você já deve ter o CTFL. Acredito que por ser nova quando prestei (Setembro de 2015, pelo que vi ela se iniciou em 2014), o valor está abaixo das outras certificações do ISTQB, e esse foi um dos motivos pelo qual resolvi tentar.

Minha necessidade:
Pelo fato de nunca ter trabalhado na prática com Testes Ágeis, existem iniciativas onde trabalho para implantação de metodologias ágeis em várias equipes, e como trabalho num QA corporativo, pensei que obter a certificação ajudaria a “provar” meu conhecimento sobre o assunto para futuros projetos. Outro motivo foi o fato de ser uma grande tendência nos últimos anos.

Como me preparei:
Primeiramente, sempre busquei muitas informações sobre Testes Ágeis, constantemente leio sobre o assunto em posts de diversos blogs e sites, alguns de colegas aqui do agiletesters.com.br. Isso ajudou muito pois a partir do momento que resolvi tentar a certificação, eu já possuía uma boa base de todo o contexto de Testes Ágeis.
Além disso, claro, fiz o download do Syllabus disponibilizado no site para estudá-lo.
Como sempre, estudar sozinho muita teoria não é meu forte, então acredito que eu poderia ter estudado um pouco mais, ainda mais sabendo que as provas do ISTQB tem muita “decoreba”, mas ainda bem que foi o suficiente para que eu saísse confiante após a prova, e fosse aprovado.
Foquei mais nos estudos, principalmente do Syllabus, no último mês antes da prova, e fiz um “sprint” final na semana da prova.

O Syllabus:
O Syllabus é consideravelmente menor que o das outras certificações do ISTQB, possui somente 3 capítulos (em torno de 40 páginas), sendo o primeiro falando sobre metodologia ágil no geral, e os outros 2 focando mais em testes ágeis. Não tive muito problema com o primeiro capítulo, já que era sobre metodologia ágil no geral e isso já conhecia mais (manifesto, práticas, etc.), nesse capítulo foi o que eu tive a maior pontuação. Mas acredito que, se vc já está ambientado com ágil, o que deve ser focado no syllabus são os capítulos 2 e 3, principalmente o 2. O capítulo 2 é o maior e pelo que me lembro das questões, foi sobre ele que tinha mais perguntas.

A prova:
O estilo da prova foi muito parecido com o do CTFL, sendo 40 questões para serem feitas, incluindo o gabarito, em 1 hora.
Haviam muitas questões objetivas, com enunciado curto, mas com opções que causavam um pouco de dúvida.
Haviam outras com um texto grande para interpretação, e também haviam questões em que todas as respostas estavam certas, mas que você precisava indicar a mais apropriada para determinada situação.

Conclusão:
Se você já está ambientado com práticas ágeis, e já sabe sobre testes ágeis, não terá dificuldades com a prova. Se assim como eu, você não tiver vivência prática, aconselho ler bastante sobre o assunto, e estudar bastante o Syllabus.
Mas no geral, não é uma prova difícil.
Acredito que certificações não fazem milagres, apenas auxiliam em alguns momentos de sua carreira, mas se você tiver um objetivo específico em tirar a certificação, ela é muito válida.

Valeu!

@LeoCarvalho Obrigado pelas dicas, vão auxiliar muito na preparação dos estudos. Se tiver algum simulado possa compartilhar.

Valeu.

@izacjunior legal! Mas até o momento não consegui encontrar simulados… Estudei somente pelo caminho que citei no post.

Obrigado pela ajuda @Andrea-Carolina-R-Godoy. Recentemente descobri o site do ASTQB (American) e lá tem um conteúdo bem mais completo sobre todas as certificações, com simulados para todas também. Acredito que ainda não foram traduzidos por isso não tem no BSTQB. Acho que os simulados dos links que você mandou foram tirados de lá.
http://www.astqb.org/get-certified/istqb-syllabi-the-istqb-software-tester-certification-body-of-knowledge/

Tirei essa certificação esse ano, se alguém quiser acho que tenho uns 2/3 simulados (arquivo digital) e tenho uma apostila e simulado (Impressos). Se alguém se interessar pode retirar comigo na região de Sto Amaro - SP. A minha prova caiu 36 questões do simulado que tem na apostila rs

"Atenciosamente",
Gustavo Lui.

@GLUI disse:

Tirei essa certificação esse ano, se alguém quiser acho que tenho uns 2/3 simulados (arquivo digital) e tenho uma apostila e simulado (Impressos). Se alguém se interessar pode retirar comigo na região de Sto Amaro - SP. A minha prova caiu 36 questões do simulado que tem na apostila rs

Retificando:
Pessoal,
Me confundi, só tenho os simulados impressos. Continuam disponíveis para retirar na região de Sto Amaro -SP.

"Atenciosamente",
Gustavo Lui.

@Glui, poxa! num teria como digitalizar pros colegas de longe não?

@Heloísa disse:

@Glui, poxa! num teria como digitalizar pros colegas de longe não?

Vou fazer isso rs acredito que essa semana que consiga fazer. O único problema é que estão todos respondidos e corrigidos. Não sei se será útil dessa forma.

"Atenciosamente",
Gustavo Lui.

@GLUI Ah será sim =D! Pode deixar que digito e disponibilizo pra não ter as respostas tão na cara. Muito obrigada!

Bom dia!!

Bom, agora tenho os simulados digitais rs
Usei um pouco a cabeça e segue um link para fazer download:
https://goo.gl/KnDFgs

Estão todos respondidos, como já dito anteriormente. Apenas o simulado 2 está em branco e tem um gabarito!

"Atenciosamente",
Gustavo Lui.

@GLUI Muito Obrigada!

Tudo muito bem colocado, @LeoCarvalho . Fiz a prova e tive esse mesmo sentimento de dúvida em algumas questões, achei difícil indicar a resposta mais apropriada para determinadas situações levando em consideração que várias respostas caberiam a questão, mas isso é uma característica da BSTQB.
No geral é uma prova bem tranquila de fazer!!! Sucesso para todos.

Olá Jovens.
Estudar para CTFL-AT apenas pelo Syllabus, é o suficiente para fazer uma boa prova ?

@GLUI Valeu pelo simulado. Tirei a CTFL agora e já quero começar a me preparar pra CTFL-AT, aproveitando que o conteúdo ainda está fresco na memória! :)

adorei a dica, parabéns pelo post!

Muito explicativo, obrigado.

Log in to reply

Looks like your connection to Agile Testers was lost, please wait while we try to reconnect.