DESENVOLVEDOR X TESTADOR

-4

Façam suas apostas! Organizem as torcidas! O “fight” vai começar!

De um lado temos ele, o Desenvolvedor, analisa as soluções tecnicas, implementa o back-end, implementa o front-end, executa os testes unitários, commita e disponibiliza um entregável para ser validado.

Do outro lado está ele, o Testador, ele planeja o projeto de teste, prepara o ambiente de teste, escreve o caso de teste, executa os testes do entregável validando as alterações do back-end\front-end garantindo assim que o que foi proposto no escopo foi implementado corretamente, reporta os erros e analisa os indicadores.

Pronto! Já temos os adversários, isso significa que a luta já pode começar?

Leia mais em: http://www.matera.com/br/2015/02/13/desenvolvedor-x-testador/

Por que em pleno 2015 ainda temos essa cultura? O desenvolvedor faz parte do mesmo time que eu, que sou testadora (analista de teste/QA/o termo que for)! Precisamos evoluir esse pensamento!

Patrícia Gonçalves

Uai…

Realmente, ainda há bastante deste pensamento, ela ainda cita duas coisas neste artigo.

“Sinto desapontá-lo, mas quem pensa que Desenvolvedor e Testador são rivais está totalmente enganado, pelo contrário meu caro, eles devem ser cúmplices, diria que um complementa o outro.”

E isso ainda acontece com mais frequência no interior e em empresas com muitas equipes de desenvolvimento cada uma trabalhando com metodologia diferente da outra…

“Proponho aqui começarmos a enxergar de um outro ângulo, vermos as coisas de uma outra forma. Pense comigo, se trabalhamos em um mesmo projeto evidente que nesse ponto já podemos considerar que jogamos do mesmo lado. Apesar de desempenharmos papéis diferentes, no fundo convergimos para mesmo objetivo, concluir as entregas conforme planejado, independente do projeto que estamos alocados, com melhor qualidade possível.”

Parabéns pelo post @afizac