No mesmo ritmo do artigo anterior (7 passos para o desenvolvedor odiar você (teste)), vamos falar dos 7 passos que também podem irritar um responsável pelos testes.

1 - Já limpou o cache
O responsável pelo teste vem com um bug? Deixe ele te explicar tudo. Depois simplesmente fale: “Já limpou o cache?”. Não se dê o trabalho de tentar entender qual é o problema. Você desenvolvedor, tem muita coisa pra fazer. Isso vai consumir mais tempo do responsável pelo teste.

2 - Na minha máquina funciona
Depois de ter enrolado o responsável pelo teste na primeira tentativa de relatar o bug, tente entender apenas um pouco sobre o bug. Não pegue muitas informações. Mas se o tester continuar falando, não ouça. Vai logo para o browser para ver. E depois de um tempo, fale que na tua máquina funciona. E o mais importante, mostre funcionando.

3 - Não seguir o passo a passo
Ao pegar um bug para corrigir, não se dê o trabalho de ler a descrição do bug. Leia apenas o título do bug (o que já é muito). Se o responsável pelo teste teve o trabalho de reportar detalhadamente o bug, com passo a passo, prints das telas, o azar é dele. Com isso, você programador não irá perder muito tempo no bug. Se não conseguiu reproduzir o erro na primeira tentativa, finalize o bug e coloque que não foi possível reproduzir o bug. Se vingue do responsável pelo teste.

4 - Quem vai fazer isso?
Depois de ter enrolado bastante o tester nos últimos três passos, ele vai querer te mostrar como foi que ele encontrou o bug. Deixe ele falar, mostrar como reproduzir o erro, e no final fale: “Que usuário irá fazer isso? Ninguém vai usar a aplicação assim!”.
Isso também irá deixar o responsável pelo teste muito chateado.

5- Isso não é um erro
Quando não explodir um erro na tela ou a aplicação não travar, é só falar que isso não é um erro.
Se o erro for de layout, é só fazer a seguinte pergunta: “você é tester ou designer?”. Alguma inconsistência no aplicação ou sugestão? É só lembrar o responsável pelo teste que ele não é product owner.

6- Mude ou adicione novas funcionalidades sem avisar
Não avise ao responsável pelo teste caso alguma coisa mude na aplicação. Apenas faça as alterações e deixe ele se descabelar para tentar entender o que está acontecendo. Mas fique de olho, pois você irá se divertir bastante.
Essa é uma técnica para deixar ele ocupado e não achar novos bugs na aplicação.

**7- Já tinha visto isso, não é novo **
Se adiante ao responsável pelo teste. Quando ele te mostrar um bug, fale para ele: “já tinha visto isso, não é novo”. Não deixe ele pensar que foi ele que encontrou (mesmo que isso não seja verdade). Fale que você não corrigiu antes para ver a capacidade dele para encontrar bugs. Enrole, mas não dê o braço a torcer.

Basta seguir esses passos para ter seu nome na lista negra do responsável pelo teste

Abraços e até a próxima!

Para mais artigos acese
Bugs-Busters